5 dicas para economizar dinheiro com eficiência em 2019

 

O ano está acabando e muita gente está com a cabeça nas férias e nas festas de final de ano. Mas, que tal concentrar algum tempo para pensar também nos seus hábitos financeiros e nas maneiras de lapidá-los em 2019?

Se você não conseguiu, por exemplo, economizar dinheiro em 2018, esta pode ser a última oportunidade do ano para identificar o que foi feito de errado neste ano e procurar fazer diferente em 2019. Para ajudar você nesta tarefa, preparamos um artigo com 5 dicas para economizar dinheiro com eficiência em 2019.

Continue a leitura e descubra como estas dicas podem fazer a diferença na sua vida financeira no próximo ano. Acompanhe!

  • Controle seu dinheiro

Um dos primeiros passos que você precisa dar para economizar dinheiro com eficiência em 2019 é, sem dúvidas, controlar seu dinheiro. Afinal, se você não sabe o quanto ganha e o quanto gasta todos os meses, como conseguirá economizar e poupar dinheiro?

Por isso, comece a partir de agora a controlar seu dinheiro e anotar todas as suas rendas e suas despesas mensais. Identifique para onde o seu dinheiro está indo e procure encontrar brechas no orçamento para economizar dinheiro com eficiência em 2019.

Lembre-se, no entanto, que não são pequenas economias – como a mensalidade da Netflix, por exemplo – que farão a diferença no seu orçamento. Procure cortar aquilo que não fará falta no seu dia a dia e que, de fato, permitirão alguma economia significativa mensalmente.

  • Não compre por impulso

Comprar por impulso é um verdadeiro vilão da economia e um dos piores hábitos para se manter no ano que vem e em qualquer outro ano porvindouro.  Para frear este comportamento é preciso, primeiramente, identificá-lo no seu dia a dia.

Pare alguns instantes para verificar quantas compras foram realizadas ao longo deste ano por completo impulso: aquela blusa que não faria falta no seu guarda-roupa, aquele tênis que você adquiriu sem necessidade ou até mesmo as compras diversas no dia a dia que foram feitas apenas “para não perder uma boa promoção”.

Para evitar este tipo de situação e economizar dinheiro com eficiência em 2019 é preciso se livrar desta prática de comprar por impulso. Antes de adquirir um produto ou serviço no próximo ano, pense alguns segundos sobre a real necessidade da compra e verifique se, de fato, você precisa daquele item ou serviço que pretende adquirir.

Muitas vezes, uma rápida análise antes de sacar o cartão de crédito ou o dinheiro pode ser decisiva para impedir você de gastar dinheiro naquilo que não fará diferença no seu dia a dia.

  • Pague à vista

Evitar utilizar o cartão de crédito para parcelamentos é uma outra dica importante para quem deseja economizar dinheiro com eficiência em 2019. Isso porque recorrer ao hábito de parcelar suas compras resulta na diminuição do seu fluxo de dinheiro livre nos meses seguintes à compra e dificulta – e muito – a manutenção da economia e do hábito de poupar ao longo do ano.

Além disso, quem faz muitas parcelas no cartão corre sérios riscos de cair no rotativo e pagar uma grande quantia de juros – transformando as compras em uma imensa bola de neve de dívidas.

Portanto, ao fazer uma compra, opte sempre por pagar à vista e manter seus rendimentos sempre disponíveis nos meses subseqüentes. Desta maneira ficará muito mais fácil organizar suas finanças e economizar dinheiro com eficiência em 2019 para tirar do papel muitos sonhos de curto, médio e longo prazo.

  • Não faça dívidas

As boas práticas para uso do cartão de crédito servem também para financiamentos, empréstimos, carnês e quaisquer outros comprometimentos financeiros que podem surgir ao longo do ano. Evite ao máximo cair nestas ciladas e não faça dívidas em 2019.

Assim como a parcela do cartão, estes compromissos financeiros precisam ser quitados mensalmente – fazendo com que parte da sua renda fique atrelada a eles até a completa quitação da dívida. Por conta disso, fica cada vez mais difícil economizar e poupar dinheiro ao longo dos meses – sem contar com o aumento das chances de endividamento.

Para economizar com eficiência em 2019 vale a pena fugir das parcelas de financiamentos, carnês, cartões e de empréstimos de qualquer tipo. Procure adotar o hábito de juntar dinheiro para realizar determinado sonho ou desejo e fique livre destas armadilhas mensais que apenas enxugam seu salário.

  • Busque uma renda extra

Conseguir uma renda extra mensal ou esporadicamente pode ser uma outra excelente maneira de aumentar seus ganhos e economizar com eficiência em 2019. Afinal, se você ganhar mais dinheiro e manter os gastos mensais inalterados, certamente sobrará uma graninha no final do mês para, por exemplo, fazer seus investimentos e aplicações.

São muitas as opções de trabalhos que podem ser feitos no tempo livre por quem já tem um emprego fixo. Basta identificar uma tarefa na qual você se destaca e encontrar um nicho para realizar serviços e ganhar uma renda extra para complementar seus ganhos mensais.

Seguindo estas dicas e mantendo bons hábitos financeiros você conseguira economizar com eficiência em 2019 e ter as finanças muito mais controladas no próximo ano. Aprendendo a economizar, poupar e investir seu dinheiro ficará muito mais fácil definir metas e manter o foco para realizar seus sonhos de curto, médio e de longo prazo!

Artigos que podem ser úteis para você:  Como economizar dinheiro para o futuro? | Como falar de educação financeira com as crianças

 

Compartilhe este conteúdo

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no twitter
Twitter

Sobre Nós

A maior plataforma de investimentos do país. Encontre os melhores investimentos de acordo com seus objetivos gratuitamente.

Post Relacionados

impostos nos investimentoa

 taxas e impostos em  renda variável! Algo que preocupa as pessoas ao

SYCAMORE: Computador quântico do google pode matar o Bitcoin?  Como seria se

PRINCIPAL-ERRO

Pretende investir? Este erro você precisa saber Independente do tipo do investimento

Seguir

Mais Assisitidos

Fechar Menu
Abrir Chat
Olá, tudo bem? Me chamo Rafael e sou economista, como posso te ajudar?
Powered by