Qual é o melhor: CDB com Liquidez diária ou no vencimento?

 

Para responder essa pergunta, você precisa olhar para dois cenários diferentes:

  • Já tenho uma reserva de emergência e vou usar esse dinheiro para outras finalidades.
  • Ainda não tenho uma reserva de emergência.

Sabendo em qual desses cenários você se encontra, vai ficar mais fácil saber se o ideal para você é um CDB com liquidez diária ou um com liquidez no vencimento.

A rentabilidade não pode ser o único quesito de escolha. Colocar aquele dinheiro que você deixa guardado para uma eventual emergência em um CDB com boa rentabilidade, mas liquidez apenas no vencimento pode ser uma roubada! Para entender tudo isso, é necessário saber a diferença de cada tipo de liquidez.

 

Como identificar se a liquidez é alta ou baixa

Quando você estiver pesquisando um CDB, o seu banco ou corretora vai te dar algumas informações do investimento, como rentabilidade, prazo e a tão falada liquidez, que como já falamos, pode ser diária ou no vencimento.

Quando falamos que um CDB tem liquidez diária, significa que diariamente você pode resgatá-lo, sem nenhum tipo de redução da rentabilidade. Se no momento do investimento você contratou um CDB com liquidez diária e rentabilidade de 100% do CDI, é exatamente isso que você irá receber quando for resgatar. Quanto mais alta for a liquidez, mais fácil será tirar o dinheiro daquele investimento.

Em contrapartida, um CDB com liquidez no vencimento não poderá ser resgatado antes dessa data, a menos que o banco emissor recompre seu título ou você consiga negociá-lo no mercado secundário (transferência do título para outra pessoa). Nesses dois casos, a chance de a rentabilidade do seu investimento ser bem inferior àquela que você contratou é bem alta. Por toda essa dificuldade de conseguir o dinheiro de volta antes do prazo do vencimento, falamos que liquidez no vencimento é sinônimo de baixa liquidez.

Prazo de vencimento x Resgate

Se eu contratar um CDB com liquidez diária com prazo de 3 anos, só poderei resgatá-lo daqui 3 anos? Para te tranquilizar, a resposta é não, já que o resgate pode ser feito a qualquer momento. Independente se o prazo do CDB for de 1, 2 ou 5 anos, o resgate pode ser realizado sempre que você precisar, já que esse investimento em especial possui liquidez diária.

Ele foi feito justamente para quem busca facilidade em ter o dinheiro de volta. Todo investimento tem um prazo de vencimento, que varia de acordo com as políticas e necessidades de cada banco.

Cuidado com a carência

Carência é diferente de prazo de vencimento. O mecanismo é bem parecido com aqueles planos de saúde que estipulam um prazo mínimo para que você possa utilizar o plano em determinados procedimentos, mesmo já estando pagando por ele.

Um investimento com vencimento em 4 anos pode ter liquidez diária após um prazo de carência de 12 meses, por exemplo. Após esse prazo de carência que a liquidez passará a ser diária. Antes de comprar, verifique com o seu banco ou corretora se existe alguma carência para aquele título.

Rentabilidade

Devido a facilidade de resgate, investimentos com liquidez diária costumam ter a rentabilidade menor do que investimentos cuja liquidez se dá apenas no vencimento. Essa é a forma que os bancos emissores utilizam para atrair aqueles investidores que não vão precisar do dinheiro por um período de tempo maior, e o dinheiro poderá ser utilizado pela instituição durante esse período sem risco que o investidor saque.

Agora que você já sabe a diferença entre liquidez diária e liquidez no vencimento, baixe o app Renda Fixa e encontre o CDB ideal para você.

Espero que tenha gostado do artigo! Não esqueça de deixar seu comentário!

Compartilhe este conteúdo

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no twitter
Twitter

Sobre Nós

A maior plataforma de investimentos do país. Encontre os melhores investimentos de acordo com seus objetivos gratuitamente.

Post Relacionados

segurança

É possível ter rentabilidade e segurança no seu investimento! Ao contrário do

7 ações que não cobram

Você já imaginou como seria se pudesse operar com ações , fazer

Você está realmente seguro? A renda fixa e o FGC têm um

Seguir

Mais Assisitidos

Fechar Menu
Abrir Chat
Olá, tudo bem? Me chamo Rafael e sou economista, como posso te ajudar?
Powered by