Você sabe o que é um planejador financeiro, o que esse profissional faz e o quanto pode fazer diferença na sua vida financeira contar com ele? Se ainda não conhece esse profissional, está na hora de conhecer e descobrir como ele pode ajudar você.
O planejador financeiro pode ser conhecido também como assessor de investimentos.
Esse profissional é um especialista em finanças que trabalha orientando seus clientes a organizar o reestruturar as suas finanças, levando em conta seus objetivos e necessidades em relação ao dinheiro através de um bom planejamento orçamentário e de investimentos.
No artigo de hoje, vamos falar sobre o quanto ao planejador financeiro é importante para a sua vida financeira. Confira.
O que o planejador financeiro faz?
Como dissemos, o planejador financeiro é o profissional especializado em finanças e investimentos que auxilia seu cliente a organizar e reestruturar seu orçamento.
Para isso, os objetivos financeiros do cliente são levados em consideração e o profissional realiza um planejamento orçamentário e de investimentos, para que o cliente consiga atingir esses objetivos.
O planejador financeiro pode ajudar quem passa por problemas na hora de organizar as finanças e precisa encontrar um melhor equilíbrio das mesmas.
Além disso, ele pode ajudar novos investidores a escolher as melhores aplicações financeiras, com os melhores rendimentos, para que eles possam lucrar mais.
Outra forma do planejador financeiro atuar é elaborando um planejamento para que o cliente consiga manter o seu padrão de vida atual mesmo depois de se aposentar.
Quais os serviços o planejador financeiro oferece?
Como cada pessoa tem objetivos financeiros diversos, cada cliente vai ter uma necessidade específica. Desta forma, a atuação do profissional em planejamento financeiro pode ser bem ampla.
Entretanto, de forma geral, o planejador financeiro oferece os seguintes serviços:
-
Controle das finanças
Neste caso, o profissional vai ajudar o cliente a entender melhor a sua realidade financeira, ou seja, a relação entre as suas despesas e a sua receita, estabelecendo então um orçamento realista.
Além disso, ajuda a organizar as melhores estratégias para que o cliente quite as suas dívidas. Depois, ele acompanhará a execução do planejamento e vai realizar eventuais ajustes, caso seja necessário.
-
Controle dos investimentos
Quem quer começar a investir, mas ainda não conhece bem esse mercado, pode contar com o planejador financeiro para ajudar a entender mais sobre o seu funcionamento.
O planejador financeiro também irá te mostrar como avaliar o seu perfil de investidor e, assim, você poderá tomar decisões mais compatíveis com o seu respeitando o seu grau de tolerância ao risco.
-
Gestão patrimonial
Outra função que pode ser atribuída ao planejador financeiro é a de gerenciamento do patrimônio do cliente, auxiliando o mesmo a comprar ou vender ativos de acordo com seus objetivos e suas necessidades, tendo em vista o aumento do seu patrimônio.
O planejador financeiro pode mesmo ajudar?
Organizar as suas finanças adequadamente é algo que exige certo grau de paciência, dedicação, estudo, e claro, tempo. E pode ser que você não tenha tudo isso disponível.
Dessa forma, o planejador financeiro é a pessoa que vai realizar uma avaliação aprofundada das suas finanças e ajudar você a investir e a organizar melhor o seu orçamento.
Uma das grandes vantagens de contratar um profissional como esse é que, de forma geral, o planejador financeiro não é alguém que tem uma ligação com instituições financeiras, como bancos e corretoras, então, seus serviços são prestados levando em conta às suas reais necessidades e expectativas.
Além disso, existem outras vantagens de contratar esse profissional, e iremos listá-las a seguir para você. Confira:
-
Alinhamento de expectativas
O profissional em planejamento financeiro vai ajudar você a entender melhor até onde é possível chegar de acordo com os seus rendimentos.
Caso seu objetivo seja, por exemplo, uma viagem internacional nas próximas férias, o planejador vai mostrar para você o quando você vai precisar economizar para conseguir o dinheiro necessário para realizar a viagem, sem que isso prejudique o seu orçamento.
Caso você esteja querendo dar passos maiores que as pernas, é papel do planejador fazer com que você enxergue melhor a sua realidade financeira e de apresentar alternativas.
-
Plano de investimento personalizado
Se você procurar uma corretora ou banco para fazer um plano de investimentos, é bem provável que sejam apresentados planos prontos e genéricos e pode ser que você tenha dificuldades para entender para onde o seu dinheiro está indo.
Com um planejador de finanças pessoal, a experiência é completamente diferente e você conta com um plano de investimento personalizado, feito de acordo com as suas reais necessidades, objetivos e expectativas.
Além disso, o profissional também vai ajudar você a direcionar suas aplicações de forma a atingir suas metas financeiras a curto, médio e longo prazo.
-
Educação financeira
A sua experiência com um profissional de planejamento financeiro não fica apenas no campo ilustrativo, com o tempo, você começa a entender como o mercado financeiro funciona e aprende com ele.
Depois de certo tempo, é bem provável que você não precise mais de um profissional, pois já vai ter aprendido a investir e a organizar suas finanças por conta própria.
-
Evitar perdas financeiras
Com o apoio de um profissional para planejar suas finanças e investimentos, você evita acabar perdendo dinheiro por conta de pequenos deslizes, principalmente quando se trata de fazer aplicações financeiras.
Além do gerenciamento de riscos de investimentos, o profissional sabe os impostos, as taxas e os seguros que devem ser pagos para cada tipo de aplicação e te orienta da maneira correta, para que o seu dinheiro não seja desperdiçado.
Agora você já sabe como ter um planejador financeiro pessoal pode fazer toda a diferença para a sua vida financeira, auxiliando você a organizar o seu orçamento e orientando a tomar melhores decisões em relação as suas finanças.
Se você gostou desse artigo e quer saber mais sobre investimentos e planejamento financeiro, continue acompanhando as publicações do blog e confira também nossas postagens anteriores.
Artigos que podem ser úteis para você: 5 passos para se organizar financeiramente | Dicas para poupar e investir de forma inteligente