Com o advento dos aplicativos de transporte particular, surge a dúvida do que é mais vantajoso do ponto de vista financeiro usar um app de transporte ou usar o próprio carro. Se você ainda não tem um veículo, mas está pensando em adquirir um, pensar sobre essa questão pode ser relevante.
Acredite, você pode economizar bastante usando esse tipo de serviço ao invés de comprar um carro.
Os serviços de aplicativos de transporte particular possuem um preço muito mais em conta do que o táxi tradicional e foram responsáveis por uma grande revolução nesse mercado, aumentando a discussão em torno do tema e fazendo com que muitas pessoas prefiram esses serviços do que ter o veículo próprio.
No artigo de hoje você vai ver se vale mais a pena comprar o seu carro ou usar o Uber, o 99taxi ou outros apps semelhantes, confira.
Comprar um carro não é um investimento?
Embora muita gente acredite que sim, comprar um carro não é um investimento.
Investimentos constituem em um ativo financeiro, no qual você aplica o seu dinheiro, que vai trabalhar sozinho ao seu favor, lhe rendendo os juros no decorrer do tempo.
O veículo, por sua vez, constitui em um passivo, do qual você vai ter que realizar gastos para a sua manutenção, além de ter que lidar com a sua desvalorização ao longo do tempo.
Uma certeza que você pode ter quando tira o veículo da concessionária, é que logo depois disso ele já está valendo menos do que o que você gastou para comprá-lo.
Dessa maneira, o veículo deve ser visto como aquilo que ele é: um passivo através do qual você gasta dinheiro, e não como um investimento, certo?
Por isso, usar um app de transporte pode ser mais vantajoso financeiramente para você, continue lendo para saber os motivos.
Os custos de um veículo próprio
Antes de adquirir o seu veículo, é relevante que você faça uma avaliação acerca do seu custo efetivo.
O que acontece na maioria das vezes é que as pessoas, quando compram um veículo próprio, acabam avaliando somente o preço do mesmo ou das parcelas do financiamento, sem levar em consideração outros custos que são necessários para manter o carro, tais como:
- IPVA;
- Seguro;
- Estacionamento;
- Depreciação;
- Manutenção;
- Combustível;
Além desses custos, que são mais óbvios, outro custo que costuma ser negligenciado e o custo de oportunidade.
O custo de oportunidade representa o quanto em dinheiro que o custo efetivo daquele veículo poderia estar rendendo para você se tivesse investido em uma aplicação financeira.
Assim, é importante estar atento a todas essas questões quando for calcular o custo real da aquisição do seu carro próprio.
Somados, esses valores podem acabar mostrando para você que usar um app de transporte pode ser muito mais vantajoso economicamente para você.
O valor do veículo próprio
Antes de pensar efetivamente se usar o Uber ou usar o 99taxi ou qualquer outro app de transporte particular, outro fator que deve ser considerado é o valor do veículo para você. Neste caso, não estamos falando apenas em dinheiro, mas sim no que o carro representa na sua vida.
Para além dos custos, é importante levar em consideração outros fatores em relação ao valor do veículo, tais como:
- Conforto;
- As alternativas de transporte público, como metrô e linhas de ônibus, mais próximas do local onde você mora;
- A disponibilidade de opções de meios de transporte particular na sua cidade;
- O fato de você ter filhos pequenos, e por isso, a necessidade do uso de cadeirinhas para transporte em veículos;
- A frequência com que você costuma sair;
- A frequência com que você costuma viajar aos finais de semana;
- Se você precisa do veículo para trabalhar;
- Entre outras questões.
Isso tudo significa que para muita gente, ter um veículo próprio é de fato uma necessidade, o que faz com que todos os custos elevados envolvidos nisso acabem sendo justificados.
Para outras pessoas, o carro significa uma fonte de satisfação pessoal, assim, a mesma aceita pagar um valor mais alto do que o de usar um app de transporte para manter o veículo.
Todas essas questões devem ser levantadas e levadas em consideração no momento de decidir adquirir ou não o seu carro próprio.
Como avaliar os gastos
Para decidir o que vale mais a pena, comprar o seu carro próprio ou usar um app de transporte, você deve avaliar os gastos, como dissemos antes. Veja abaixo algumas dicas para isso:
- Ponha os gastos na ponta do lápis
Não caia no erro de desconsiderar todas as despesas que você vai ter com o veículo na hora de analisar a questão. Coloque no papel o que você vai gastar para manter o carro, tais como combustível, estacionamento, seguro, IPVA e licenciamento.
A depreciação de 10% a cada ano no valor do carro também deve ser considerada. Se o carro custou 30 mil reais, isso significa que ele vale 7,2 mil reais a menos a cada ano.
Além desses custos, multas, acidentes, batidas, roubo e outras eventualidades, como a quebra de alguma peça ou algum pneu furado, por exemplo, também deverão ser levados em conta.
- Reflita sobre o seu tempo
Enquanto você está no volante do seu carro, pode acabar perdendo um bom tempo no trânsito ou enquanto procura um local para estacionar e para abastecer o tanque.
Além disso, ainda precisa lidar com todo o estresse e o desgaste de estar na direção.
Entretanto, ao usar um app de transporte, você pode aproveitar o tempo em que está no trânsito para aumentar a sua produtividade no trabalho, checando e-mails e fazendo ligações, por exemplo. Ou pode ainda aproveitar um tempo de lazer, lendo um livro ou colocando sua série preferida em dia.
Esse fator pode fazer com que você não apenas economize dinheiro, mas também consiga mais qualidade de vida.
- Leve o destino em consideração
A forma como a sua rotina é estruturada também pode ajudar você a decidir se é melhor comprar seu carro ou usar um app de transporte como esse.
Caso onde você trabalha, você tenha condições de estacionar livremente e o tempo de deslocamento até lá não seja tão grande, o veículo poderá valer a pena.
Entretanto, dependendo do local, até mesmo o transporte público pode ser mais vantajoso.
Dependendo da situação, vale a pena se deslocar mesclando o transporte público e o uso de aplicativos de transporte particular para economizar um valor considerável a cada mês.
Se você viaja com certa frequência, ter um carro particular pode ser a melhor decisão se pensar no longo prazo. No caso das longas distâncias, alugar um veículo pode ser uma alternativa melhor que usar os app de transporte particular, inclusive.
Comparando em valores
Pensando em relação à economia de dinheiro, vamos ver qual o custo real de ter o seu veículo próprio ou de se deslocar com o Uber.
Para exemplificar, vamos usar como referência um carro com os seguintes custos:
- Valor do carro: 40 mil reais;
- Seguro anual: 2 mil reais;
- IPVA: 1600 reais por ano;
- Taxa de licenciamento + valor do seguro obrigatório: 172 reais;
- Gasto mensal com estacionamento: 350 reais;
- Consumo de combustível: 10 km/litro;
- Valor pago por litro de combustível: 3,88 reais;
- Km percorridos diariamente: 20 km;
Levando todos esses custos em consideração, o valor aproximado gasto por ano com as despesas do veículo é de 18.931 reais a cada ano.
Caso o veículo seja financiado, considerando as taxas do mercado, os custos seriam:
- Valor do carro: 40 mil reais;
- Entrada: 5 mil reais;
- Tempo do financiamento: 36 meses;
- Juros: 2,8% a.m.;
- Valor total: 58.800 reais;
Somando os custos do financiamento com o custo efetivo do veículo listado anteriormente, é possível perceber o quanto você vai precisar gastar para manter o seu veículo.
Vamos analisar agora os custos que você teria utilizando o Uber, lembrando que outros serviços semelhantes podem ter valores menores ou maiores.
A simulação a seguir considera a mesma distância percorrida na simulação sobre os custos do veículo, sendo dividida em 2 corridas por dia. Assim:
- Km percorridos: 20 km por dia;
- Total de viagens a cada mês: 60;
- Preço da bandeirada: 2,70 reais;
- Preço do km percorrido: 1,48;
- Preço por minuto: 0,20;
Assim sendo, o custo, a cada ano, de utilizar o Uber como meio de transporte será de cerca de 15.913 reais.
Assim sendo, deixar de usar o seu veículo próprio pode garantir uma economia de cerca de 3 mil reais os anos.
É válido ressaltarmos que quanto mais caro o carro, levando em consideração a distância percorrida, mais vale a pena usar o transporte particular.
Agora você já sabe se usar o 99taxi, o Uber ou outros aplicativos de transporte particular através de apps para smartphones é mais vantajoso economicamente que comprar o seu veículo próprio.
Se você gostou desse artigo e quer ver mais conteúdo como esse para uma vida financeira mais saudável e um orçamento mais equilibrado, veja outros textos do blog e confira também nossas publicações anteriores.
Artigos que podem ser úteis para você: Cuidados na hora de usar o cartão de crédito | Dicas para poupar e investir de forma inteligente