10 coisas para cortar de vez do orçamento e economizar

 

Existem alguns gastos que você pode cortar de vez do seu orçamento e economizar algum dinheiro para investir em algum projeto pessoal ou sonho. E a partir de algumas estratégias simples é possível que você consiga alcançar esse objetivo.

Para te ajudar a fazer isso, separamos nesse artigo algumas dicas para que você possa escolher o que cortar do orçamento e economizar.

Se mesmo tentando economizar dinheiro, no fim do mês, as contas continuam não fechando, pode ser que você precise se organizar melhor e cortar alguns gastos que você tem feito, apenas por costume e sem real necessidade, e é sobre isso que iremos falar.

Confira nesse artigo 10 coisas que você pode começar hoje mesmo a cortar de vez do seu orçamento e economizar dinheiro para realizar seus projetos e sonhos.

1 – Despesas com estacionamento

10 coisas para cortar de vez do orçamento e economizar

Um gasto recorrente que você pode estar tendo sem necessidade, que é possível cortar do seu orçamento e economizar são as despesas com o estacionamento do seu carro.

Inclusive, os valores cobrados por estacionamentos nas cidades do país estão ficando cada vez mais altos. Na cidade de São Paulo, por exemplo, estacionar seu carro em um local próximo a uma casa de show pode custar entre 50 e 100 reais.

Mesmo quando não há nenhum evento acontecendo, em dias comuns, os valores de estacionamento ainda podem ser bastante caros.

O que é um bom motivo para diminuir ou até mesmo cortar essa despesa do seu orçamento e economizar um pouco mais de dinheiro todos os meses.

Para resolver esse problema, a dica que podemos dar é que você evite usar o carro, a não ser que seja realmente necessário.

Sempre que puder, opte por se locomover usando o transporte público. Você também pode optar pelo uso de app de transportes para dispositivos móveis, como o Uber e o Cabify, entre outros.

Outra solução é combinar uma carona com um grupo de pessoas que esteja indo ao mesmo evento que você, e assim usar apenas um carro para chegar ao destino, dividindo as despesas.

Se for necessário mesmo que você utilize o seu carro, você pode aliviar seu orçamento e economizar nas despesas com estacionamento, procurando um estabelecimento mais afastado da localização do evento, que costumam ter um preço mais baixo.

Outra solução é optar por vagas nas ruas, entretanto, avalie os riscos da localização, e coloque a segurança em primeiro lugar.

2 – Despesas com seu telefone celular

10 coisas para cortar de vez do orçamento e economizar

As despesas que você tem com o seu telefone celular podem estar sendo maiores que o realmente necessário, e talvez possam ser um item que você pode cortar do seu orçamento e economizar algum dinheiro.

Se o plano de celular que você está utilizando no momento, não for o mais adequado para o seu perfil de uso e suas necessidades, essa despesa pode ser uma das grandes vilãs que está comprometendo o seu orçamento.

Caso você escolha um plano muito barato o gasto com os adicionais pode acabar superando a economia no valor do plano. Por sua vez, um plano mais completo e mais caro, pode não ser tão vantajoso assim caso você não vá utilizar todas os seus recursos.

Para diminuir as despesas com seu telefone celular e aliviar seu orçamento e economizar dinheiro, o ideal é que você entenda melhor sobre o seu perfil de consumo em relação ao celular, e então escolha o plano oferecido por sua operadora que mais se adequa às suas necessidades.

Além disso, é interessante que você se mantenha informado sobre as novidades, promoções da sua operadora e troque quando julgar necessário.

Aliás, vale a pena acompanhar as ofertas das operadoras de telefonia móvel diferentes da que você utiliza. Caso seja mais vantajoso, você pode fazer a portabilidade do seu número ou adquirir uma linha de uma operadora diferente, para assim diminuir esse gasto do seu orçamento e economizar.

Mais uma dica, é aproveitar as promoções que as operadoras oferecem geralmente de ligações gratuitas para números da mesma operadora e utilizar o benefício entre os integrantes da sua família, por exemplo.

3 – Despesas com TV a cabo

10 coisas para cortar de vez do orçamento e economizar

A TV a cabo é mais um gasto que você pode estar tendo sem real necessidade e pode ser que seja melhor cortar essa despesa do seu orçamento e economizar esse dinheiro para investir na realização de seus sonhos e projetos pessoais.

Uma pergunta que gostaríamos de fazer a você nesse momento é caso você seja assinante de algum serviço de TV a cabo, honestamente, você realmente faz um uso desse serviço que de fato compense esse gasto? A sua assinatura de TV a cabo realmente vale a pena e agrega algo ao seu dia a dia?

Os pacotes de TV a cabo custam um valor bem alto, que talvez seja melhor aproveitado se você cortar esse gasto do seu orçamento e economizar.

Os valores do serviço de TV a cabo podem facilmente ultrapassar os 200 reais a cada mês, para os pacotes mais completos que com toda certeza incluem uma série de canais que você sequer vai assistir de fato.

Hoje em dia, é possível investir em serviços de streaming como a Netflix, por exemplo, que oferecem diversas opções de séries e filmes, e cujo valor pago pela assinatura mensal chega a ser até 10 vezes menor do que os pacotes de TV a cabo.

Dessa maneira, as despesas com TV a cabo, podem ser dispensáveis e cortá-las é uma ótima maneira de reduzir o seu orçamento e economizar. Além de existirem opções gratuitas de serviços desse tipo.

4 – Despesas com juros por atrasos nos pagamentos de contas

10 coisas para cortar de vez do orçamento e economizar

Quando você atrasa o pagamento de alguma conta, principalmente as faturas de cartões de crédito, os juros cobrados por esse atraso podem causar um grande rombo na sua vida financeira.

Prevenir-se do problema e evitar ao máximo o pagamento de contas depois da data do vencimento é uma ótima forma de aliviar o seu orçamento e economizar.

Você pode até pensar que o pagamento de 1 ou 2 reais por um pequeno atraso no pagamento de alguma conta não faz diferença, mas ao longo do ano e com o acúmulo de diversas contas pagas depois do vencimento, essas pequenas multas acumuladas podem significar um grande desperdício de dinheiro.

Desta forma, uma das melhores formas de estabilizar seu orçamento e economizar dinheiro é mantendo o pagamento das suas contas sempre em dia.

Com a correria do dia a dia, você pode acabar esquecendo de pagar alguma conta, por isso, para resolver esse problema, usar o serviço de débito automático pode ser uma boa solução.

Atrasos de pagamento porque os Correios não entregaram a fatura a tempo também podem ser evitados. A maioria dos serviços de cartão de crédito oferecem a opção do envio da fatura através de um endereço de e-mail ou o pagamento do débito usando apenas o próprio cartão.

Evitar fazer uso do serviço de crédito rotativo do seu cartão de crédito também é uma boa forma de aliviar o seu orçamento e economizar dinheiro. O pagamento da taxa mínima do cartão gera juros muito altos e essa prática não vale a pena.

5 – Despesas com ingressos de shows, teatros e cinema

10 coisas para cortar de vez do orçamento e economizar

Se você costuma participar de eventos como shows e peças de teatro ou gosta muito de ir ao cinema, saiba que é possível não pesar o seu orçamento e economizar dinheiro na compra dos ingressos para os mesmos.

Mesmo que você não seja estudante ou ainda não tenha mais de 60 anos é possível comprar os ingressos pagando meia entrada.

Diversos bancos, seguradoras, operadoras de telefonia móvel e outros tipos de empresa oferecem para seus clientes fidelizados uma série de descontos para comprar ingressos de cinema, de peças de teatro e de casas de shows.

Muitas vezes, esses descontos também são oferecidos em restaurantes, hotéis e até mesmo para serviços de salão de beleza.

Caso você seja cliente de algum desses serviços que oferecem esse tipo de vantagem, você está aproveitando esse benefício para dar uma folga no seu orçamento e economizar dinheiro?

Se não estiver, procure se informar sobre isso e comece já a aproveitar essa vantagem.

Outra dica nesse sentido é se informar nas próprias redes de cinema, que geralmente, em alguns dias da semana, cobram ingressos mais baratos. Uma ótima forma de aliviar o seu orçamento e economizar, sem precisar abrir mão desse tipo de programa.

6 – Despesas com passagens aéreas

10 coisas para cortar de vez do orçamento e economizar

Se você costuma viajar com alguma frequência, pode estar gastando em despesas com passagens aéreas mais do que realmente precisa e dar atenção a esse gasto, pode ser uma ótima forma de reduzir um pouco o seu orçamento e economizar dinheiro para investir em seus projetos e sonhos.

O valor de uma passagem aérea pode variar muito, dependendo da hora e do dia em que você faz a pesquisa. Essa variação pode chegar até a 100% do preço da passagem.

Planejar a viagem e comprar as passagens com certa antecedência, pode ser uma ótima forma de não comprometer tanto o seu orçamento e economizar dinheiro quando precisar viajar.

Diversos sites na internet, oferecem a opção de comparar os preços e ajudar você a escolher as passagens mais baratas.

Veja alguns exemplos de sites como esse na lista abaixo, seguidos dos seus respectivos links:

A utilização de todos esses sites é gratuita, e eles podem ajudar você a economizar bastante dinheiro na compra de passagens aéreas.

As próprias companhias aéreas também costumam oferecer promoções bastante vantajosas, principalmente na compra das passagens com antecedência.

Serviços de cartão de crédito também costumam oferecer alguns benefícios para seus clientes na compra de passagens aéreas, se informe sobre isso com a empresa que você utiliza.

7 – Despesas com serviços bancários

Taxas e tarifas bancárias podem representar despesas bastante altas e cortar essas despesas, pode ser uma ótima forma de conseguir aliviar o seu orçamento e economizar dinheiro.

Os gastos com tarifas bancárias podem chegar a mais de 1 mil reais ao ano, o que pode comprometer bastante o seu orçamento, desta forma, buscar alternativas para não pagar essas tarifas pode ser muito vantajoso para a sua vida financeira.

Confira as taxas que você costuma pagar para o serviço bancário que você está utilizando e caso seja possível ou necessário, troque de instituição bancária ou mude o tipo de conta que você utiliza.

Muitas instituições bancárias oferecem para os seus clientes algumas opções gratuitas para a abertura de contas corrente e taxa zero para a utilização de diversos serviços bancários.

Esses serviços costumam ser encontrados nas versões de conta digital ou pacotes de serviços básicos, basta escolher o que mais se adequa às suas necessidades.

No caso de empréstimos, também é possível encontrar compradores de preços que oferecem crédito com juros mais baixos.

Outra forma de diminuir o peso das taxas dos serviços bancários do seu orçamento e economizar dinheiro com isso, escolhendo serviços de cartão de crédito que não fazem a cobrança das taxas de anuidade.

8 – Despesas com lanches e água

10 coisas para cortar de vez do orçamento e economizar

Outro tipo de gasto que você pode cortar do seu orçamento e economizar dinheiro para investir na realização dos seus sonhos e projetos pessoais são os gastos com lanches e água fora de casa.

Pode parecer um gasto pequeno se levar em consideração um dia isolado, mas se você costuma fazer lanches na rua ou comprar água fora de casa com frequência, isso pode acabar pesando nas contas, e ser um desperdício de dinheiro.

Para aliviar o seu orçamento e economizar o dinheiro gasto na compra de lanches e água fora de casa, você pode fazer pequenas alterações simples na sua rotina.

Ao sair de casa, leve pequenos lanches com você. Essa atitude não vai apenas ajudar a economizar algum dinheiro no final do mês, mas como também ajuda você a controlar o que você come, e na manutenção de hábitos alimentares mais saudáveis.

Outra dica é ter sempre uma garrafinha de água com você e se passar por algum bebedouro, ao invés de comprar uma garrafinha de água, aproveite para encher a sua.

Além de economizar dinheiro mais uma vez, você também vai estar contribuindo para o meio ambiente através de uma atitude sustentável para o planeta.

9 – Despesas com livros

10 coisas para cortar de vez do orçamento e economizar

Se você é um leitor assíduo e costuma comprar muitos livros, saiba que nisso também é possível dar uma aliviada no seu orçamento e economizar algum dinheiro.

Ainda que investir em leitura seja importante para adquirir conhecimento e enriquecer a sua vida, livros podem ser artigos bastante caros, então é preciso pensar em formas de economizar.

A ideia aqui não é cortar os gastos com livros do seu orçamento completamente, mas apenas diminuir esses gastos, economizando dinheiro sem precisar abrir mão do valioso hábito da leitura.

Para gastar menos na compra de livros, você tem algumas alternativas bastante viáveis, tais como as que você pode conferir na lista abaixo:

  • Invista na compra de livros digitais, que costumam custar bem menos do que os livros físicos;
  • Procure livros usados em sebos, eles também costumam custar bem menos do que livros novos;
  • Faça um cartão da Biblioteca Pública da sua cidade, e ao invés de comprar, empreste os livros que você deseja ler;
  • Procure grupos de troca de livros na internet, você pode trocar os livros que você já leu pelos que gostaria de ler, sem precisar gastar nada.

10 – Despesas com supermercado

Suas despesas com supermercado podem estar comprometendo o seu orçamento e impedindo você de economizar dinheiro para realizar seus sonhos e projetos de vida.

Se você costuma fazer as suas compras de forma fracionada, você pode estar gastando mais do que precisaria com suas compras no supermercado.

Ao ir ao supermercado comprar o que você precisa aos poucos, você pode acabar perdendo a noção do quanto está gastando e perder o controle do seu orçamento.

Ao invés de ir ao supermercado várias vezes na semana, comprando um pouco de cada vez, prefira fazer lista de compras semanais ou quinzenais para abastecer a dispensa da sua casa.

Desta forma, você compra de uma só vez tudo que está precisando e evita os gastos desnecessários e ainda economiza seu tempo, além de economizar dinheiro.

Outra dica é comprar embalagens com vários itens, ao invés de comprar esses itens separadamente. Geralmente, dá para economizar bastante na compra de sabonetes, papéis higiênicos e outros artigos para a casa dessa forma.

Fique de olho também nos dias de promoções e nas ofertas do supermercado no qual você costuma frequentar. Aproveitar essas promoções e ofertas também é uma ótima forma de gastar menos dinheiro e poder economizar para a realização de seus sonhos e objetivos de vida.

Agora você já sabe 10 gastos que você provavelmente costumava ter, que eram desnecessários, podendo então cortar essas despesas do seu orçamento e economizar.

Se você gostou deste artigo, pode conferir diversos outros artigos que podem ajudar a melhorar a sua vida financeira no arquivo para o nosso blog. Para isso, confira nossas publicações anteriores e continue acompanhando as nossas postagens.

Artigos que podem ser úteis para você: 10 Dicas para você não fazer dívidas | Como simplificar suas decisões com aporte programado

 

Compartilhe este conteúdo

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no twitter
Twitter

Sobre Nós

A maior plataforma de investimentos do país. Encontre os melhores investimentos de acordo com seus objetivos gratuitamente.

Post Relacionados

impostos nos investimentoa

 taxas e impostos em  renda variável! Algo que preocupa as pessoas ao

SYCAMORE: Computador quântico do google pode matar o Bitcoin?  Como seria se

PRINCIPAL-ERRO

Pretende investir? Este erro você precisa saber Independente do tipo do investimento

Seguir

Mais Assisitidos

Fechar Menu
Abrir Chat
Olá, tudo bem? Me chamo Rafael e sou economista, como posso te ajudar?
Powered by