5 passos fundamentais para quem quer viver de renda

 

Ter uma renda mensal passiva, que cubra todas as despesas mensais e que proporcione a tão sonhada independência financeira é o desejo de milhões de pessoas ao redor do mundo. Alcançar este patamar, no entanto, exige muita dedicação, empenho e esforço.

Para conseguir viver de renda e quitar suas obrigações financeiras somente com os rendimentos dos seus investimentos é imprescindível seguir alguns passos indispensáveis ao longo da vida – sempre com a finalidade de acumular recursos financeiros. Se realizados corretamente, estes passos tendem a gerar uma importante compensação financeira no futuro, permitindo que você colha os frutos de todo um esforço realizado durante anos e anos.

Quer saber como começar a trilhar este caminho rumo à sua independência financeira? Então continue a leitura do artigo de hoje e conheça 5 passos fundamentais para quem quer viver de renda.

Acompanhe!

  • Livre-se das dívidas

Viver de renda exige uma acumulação prévia de patrimônio, que é conquistada a partir de investimentos freqüentes ao longo do tempo. Quem tem dívidas, no entanto, precisa começar com o primeiro passo fundamental desta caminhada: se livrar das dívidas e quitá-las o quanto antes.

Antes de aplicar seu dinheiro, portanto, é fundamental pagar todas as suas contas atrasadas e quitar as pendências financeiras que, porventura, possam existir. Assim você evita perder dinheiro com juros e multas e começa a colocar sua vida financeira em ordem para, no futuro, viver de renda com tranquilidade.

Após quitar todas as dívidas, não se esqueça de manter uma vida financeira organizada  e planejada, evitando gastos em excesso. Somente desta forma você conseguira caminhar com eficiência rumo ao enriquecimento com o qual você tanto sonhou.

  • Foque-se em aumentar sua renda

Aumentar seus ganhos ao longo do tempo é um passo importantíssimo a ser dado por quem quer viver de renda. Neste contexto, é possível alavancar seus rendimentos conseguindo um trabalho extra ou até mesmo investindo no seu conhecimento e na sua formação para buscar melhores oportunidades de emprego.

Mantenha o foco em incrementar seus ganhos mensais e estar sempre evoluindo financeiramente. Com organização, planejamento e uma renda maior, sobrará mais dinheiro para investir – acelerando, consequentemente, o processo de acúmulo de patrimônio e enriquecimento para a independência financeira.

  • Habitue-se a poupar

Investir de maneira recorrente e acumular patrimônio não é possível se você não poupar ao longo do tempo. Para criar o hábito de economizar e poupar para investir, é imprescindível ter um controle de gastos eficiente.

A partir deste controle você conseguirá identificar o quanto ganha e o quanto gasta todos os meses e destinar parte do que se é poupado para os investimentos. Se o orçamento estiver apertado, vale a pena fazer algumas alterações e, se possível, cortar ou diminuir alguns custos desnecessários.

Tenha sempre em mente que, se o seu objetivo é viver de renda no futuro, os esforços devem ser realizados a partir de agora. Portanto, se o seu objetivo é de longo prazo, é imprescindível que você visualize os passos que devem ser dados até que se atinja esta meta – evitando focar-se apenas no “agora” e no curto prazo.

  • Defina metas financeiras

De nada adianta poupar e economizar dinheiro se você não define metas financeiras a serem alcançadas no curto, médio e longo prazo. Quando estas metas não são definidas, é comum que as pessoas percam o foco e a disciplina ao longo do tempo – afastando-se cada vez mais da independência financeira.

Por isso, se você é o tipo de pessoa que quer viver de renda, um dos passos mais importantes nesta jornada é estipular metas financeiras. Defina o quanto você precisa poupar ao longo do tempo para atingir determinado objetivo e trabalhe para concluir cada uma destas metas.

Lembre-se que cada sonho tem um prazo e uma quantia específica para ser realizado. Por isso, identifique todas as variáveis em relação ao tempo e à quantidade de dinheiro poupado e defina uma meta financeira realista – que possa, de fato, ser atingida.

  • Aprenda a investir seu dinheiro

Após se livrar das dívidas, focar-se em gerar mais renda ao longo do tempo, aprender a poupar e definir metas financeiras, é chegado o momento de aprender a investir seu dinheiro corretamente. Qualquer pessoa – especialmente aquelas que querem viver de renda – precisa aprender a realizar aportes de maneira segura e de acordo com seus objetivos pessoais e perfil de investidor.

Descobrir qual é o seu perfil enquanto investidor e alinhar as opções de investimento às suas metas financeiras e às suas possibilidades de aporte mensais são passos fundamentais nesta etapa. Atualmente existem inúmeros conteúdos educacionais disponíveis na internet para quem deseja aprender a investir corretamente, e não há desculpas para deixar de realizar seus investimentos por falta de conhecimento.

Quando sentir que está preparado, comece com os aportes e vá ampliando suas aplicações ao longo do tempo. Com paciência, perseverança, empenho e disciplina você conseguirá fazer o dinheiro trabalhar você. E será esta soma de dinheiro que lhe permitirá viver de renda no futuro – atingindo a independência financeira e conquistando a tranquilidade que você sempre desejou.

E você, o que tem feito para permitir que você viva de renda no futuro? Compartilhe conosco suas experiências e deixe seu comentário!

Artigos que podem ser úteis para você: Fundos de investimento: Tudo que precisa saber | Como escolher uma corretora para investir?

 

Compartilhe este conteúdo

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no twitter
Twitter

Sobre Nós

A maior plataforma de investimentos do país. Encontre os melhores investimentos de acordo com seus objetivos gratuitamente.

Post Relacionados

ECONOMICO

Aprenda a verificar a situação atual Não é novidade para ninguém que

impostos nos investimentoa

 taxas e impostos em  renda variável! Algo que preocupa as pessoas ao

SYCAMORE: Computador quântico do google pode matar o Bitcoin?  Como seria se

Seguir

Mais Assisitidos

Fechar Menu
Abrir Chat
Olá, tudo bem? Me chamo Rafael e sou economista, como posso te ajudar?
Powered by