Entenda como as propagandas atuam
Gatilhos mentais são, essencialmente, os estímulos que as propagandas buscam estimular para que os seus sentidos sejam impactados e despertem emoções. Este é o primeiro passo para que você gaste com um item que muitas vezes não é necessário.
A técnica funciona, pois, o nosso cérebro precisa tomar muitas decisões por dia. Desde o momento em que acordamos, até a hora que dormimos, o nosso cérebro foi capaz de tomar mais de 30 mil decisões e muitas delas é baseada nas emoções.
Desta forma, a técnica de persuasão é efetiva uma vez que busca despertar emoções que o cérebro já conhece.
Acima de tudo, é essencial entender que a técnica utilizada nas propagandas e marketing em geral não são fórmulas mágicas. Além disso, cada pessoa pode ser impactada de uma forma diferente.
Por isso, nos anúncios, existem diversos gatilhos mentais. Assim, é possível abranger diferentes perfis de clientes.
Acima de tudo, não devemos colocar toda a culpa nas propagandas, uma vez que é responsabilidade de cada um cuidar das suas finanças e decidir se é necessário ou não gastar o dinheiro em determinado item.
Neste artigo, separamos os diferentes gatilhos mentais para que você possa identificar nas publicidades e decidir se, de fato, essa é a decisão mais racional ou se foi influenciado pela mídia.
Prova social
São depoimentos dos clientes que realmente deram feedback do produto ou serviço. Por exemplo, no último curso vendido pelo App fizemos um formulário perguntando o que poderia ser melhorado, e deixamos espaços abertos para comentários.
Como resultado, o feedback geral do curso foi que: mais de 95% das mensagens foram positivas. A partir do momento em que usamos esta informação em um anúncio, o cliente sente mais confiança, pois existem pessoas indicando o serviço com suas próprias palavras.
Perceba que muitos produtos de beleza, eletrodomésticos e lojas de roupas possuem os reviews com as avaliações. Este gatilho mental faz com que você se sinta seguro em comprar.
Gatilho mental de escassez:
Neste gatilho mental a empresa deixa claro quanto tempo o seu produto ficará disponível. Além disso, diversas empresas adicionais uma contagem regressiva para o consumidor realizar a compra. Caso contrário ele perde o desconto.
Este gatilho mental pode soar apelativo. Porém, funciona com muitas pessoas. Pois, as decisões tomadas por impulso geralmente são irracionais por não ter um panorama geral.
Uma dica é: Siga todos os passos para a comprar e não finalize, deixe os produtos no carrinho e feche a página. A empresa, por sua vez, vai tentar te convencer a finalizar a compra.
Como resultado, podem disponibilizar cupons com até 30% de desconto. Pense se o item vale realmente a pena ou se o serviço é bom o suficiente para recuperar o seu investimento.
Autoridade
A partir do momento em que os clientes entendem que a empresa gera transformação na vida das pessoas isso gera ainda mais confiança.
Quando as pessoas passam a perceber que o que a empresa faz pode mudar e melhorar a vida de cada um, automaticamente elas passam a confiar não somente no produto, mas também no trabalho da empresa como um todo. Quando a marca é vista com o gatilho mental de autoridade no assunto outras pessoas que antes não conheciam e chegam por indicação, passam a te olhar com outros olhos, com maior comprometimento e entrega ao seu conteúdo.
Na mesma linha, algumas companhias optam por escolher celebridades para fazer os comerciais. Pois a imagem desta pessoa famosa alia a empresa causa a impressão de autoridade.
Por isso, fique atento neste tipo de propaganda publicitária, pois, muitas vezes o artista está somente trabalhando para cumprir suas obrigações e não necessariamente compactua com as ideias e produtos da empresa.
Reciprocidade
Esse gatilho é um dos mais importantes para as empresas e o mais genuíno. Por exemplo, quando você recebe algo de um amigo, suponhamos um presente inesperado, e dois dias depois ele te pede um favor, você não se sente em uma quase “obrigação” de retribuir?
Bem, isso é o gatilho da reciprocidade. Nos gatilhos mentais utilizados na internet, acontece da mesma forma. Quando a empresa disponibiliza um conteúdo de valor, seja um e-book ou até mesmo um treinamento introdutório sobre determinado assunto de modo genuíno e gratuitamente, os consumidores passam a se sentir com o sentimento de retribuição.
Importância e remunerações no uso dos gatilhos mentais
Desta forma, o gatilho é usado para despertar o interesse na compra. Portanto, a partir do gatilho de reciprocidade o cliente também quer retribuir de alguma forma. Por exemplo, o sucesso dos bancos digitais, com clientes engajados, se deu justamente porque estes bancos zeraram as tarifas bancárias e de corretagem.
Por isso , fique atento a estes principais gatilhos mentais. Existem diversos tipos, porém estes são os mais frequentes. Na mesma linha, é importante lembrar que estas são estratégias de persuasão e não de manipulação. Portanto, o responsável final pelo sucesso ou fracasso da compra será o cliente após as devidas análises.
Caso deseje usar estes gatilhos na sua empresa certifique-se que haja benefícios para os seus clientes e não apenas para o seu negócio. Por último, o uso indevido e indiscriminado dos gatilhos mentais, é responsável por gerar má reputação a companhia pois, pode demonstrar falta de compromisso e coerência com o cliente.
Bons investimentos e até a próxima!