Muitas vezes, quando as pessoas começam no mundos dos investimentos umas das principais dúvidas que surge é: quanto investir entre ações e opções mais conservadoras?
Essa é uma pergunta muito importante e depende do que você espera dos seus investimentos, em quanto tempo você pretende resgatar ou ter lucros. Se quer para o curto, médio ou longo prazo.
Na Guru acreditamos que a Bolsa de Valores é uma das melhores formas de crescer o seu patrimônio no médio/longo prazo, mas sem nunca esquecer que você deve diversificar entre tipos de investimentos para se proteger de eventuais surpresas.
Pensando nisso, uma regra bem prática e que ajuda os investidores com um norte é a Regra dos 100.
A Regra dos 100 é pensada considerando que o mercado de ações é um investimento de longo prazo, onde as oscilações durante o percurso são menos importantes do que o tempo para o seu patrimônio crescer. Acredita-se que no longo prazo a tendência das ações é de aumento expressivo desconsiderando a volatilidade no caminho para chegar lá.
Ela considera que durante sua vida, o 100 representa 100 anos de idade.
Exemplo 1
Uma pessoa com 30 anos deveria ter 30% do seu patrimônio em renda fixa e 70% em renda variável. Isso acontece porque essa pessoa, teoricamente, teria mais tempo para o seu investimento em renda variável crescer e não ficar refém das oscilações do mercado.
Exemplo 2
Uma pessoa de 80 anos deveria ter 20% em renda variável e 80% dos seus investimentos em opções mais conservadoras.
Um ponto de atenção que a Regra dos 100 não traz é o perfil do investidor que deve ser sempre considerado. O quanto ele tem de estômago para aguentar o vai e vem do mercado pensando no longo prazo. E você, já sabe o seu?
O Guru App é o melhor app para você acompanhar os seus investimentos na renda variável, e para a renda fixa indicamos um app parceiro nosso, o app Renda Fixa.