Uma aposentadoria tranquila é o sonho de muitos brasileiros. Depois de anos de trabalho duro, o desejo de todos é ter dinheiro suficiente para pagar o plano de saúde, viajar, comprar uma casa na praia ou fazer uma atividade que sempre sonhou.
Infelizmente, isso não acontece na grande maioria dos casos. Para complementar a renda, muitos aposentados se veem obrigados a pegar um transporte público abarrotado e trabalhar longas jornadas, transformando a fase da vida que deveria ser de tranquilidade em sufoco.
O déficit na previdência é o tema mais discutido atualmente, e depender totalmente do INSS para se aposentar não é uma boa estratégia.
Nunca é tarde para fazer o planejamento da sua aposentadoria, mas quanto mais cedo o fizer, menos do seu orçamento mensal será destinado para esse fim, dando mais tranquilidade no seu dia a dia. Se você tem entre 20 e 30 anos e está entrando agora no mercado de trabalho, este é o momento ideal para se planejar. A segurança futura depende totalmente da sua economia no presente. Os 10, 20 ou 100 reais que você deixar de guardar todo mês terão um impacto enorme lá na frente, devido ao efeito dos juros compostos. Se você ainda não leu o artigo sobre esse assunto, clique aqui.
Eu sempre falo que a melhor estratégia para que você consiga seguir o planejamento à risca é enxergar lá na frente. Faça um exercício: feche os olhos e tente se ver já aposentado, desfrutando de tudo que foi conquistado ao longo de todos os anos de trabalho árduo. Fica muito mais fácil fazer alguns sacrifícios quando se está focado.
Manter o orçamento mensal controlado não é uma tarefa fácil, principalmente em tempos de crise. Se você não tem o costume de manter o controle sobre os gastos, comece a fazer isso desde já, pois cada centavo fará uma diferença enorme no futuro. Algumas dicas:
- Anote todos os gastos;
- Verifique o que há de supérfluo;
- Faça os cortes necessários;
- Direcione uma parte do que conseguiu poupar para sua aposentadoria.