Aprenda como planejar sua aposentadoria agora!

 

Uma aposentadoria tranquila é o sonho de muitos brasileiros. Depois de anos de trabalho duro, o desejo de todos é ter dinheiro suficiente para pagar o plano de saúde, viajar, comprar uma casa na praia ou fazer uma atividade que sempre sonhou.

Infelizmente, isso não acontece na grande maioria dos casos. Para complementar a renda, muitos aposentados se veem obrigados a pegar um transporte público abarrotado e trabalhar longas jornadas, transformando a fase da vida que deveria ser de tranquilidade em sufoco.

O déficit na previdência é o tema mais discutido atualmente, e depender totalmente do INSS para se aposentar não é uma boa estratégia.

Nunca é tarde para fazer o planejamento da sua aposentadoria, mas quanto mais cedo o fizer, menos do seu orçamento mensal será destinado para esse fim, dando mais tranquilidade no seu dia a dia. Se você tem entre 20 e 30 anos e está entrando agora no mercado de trabalho, este é o momento ideal para se planejar. A segurança futura depende totalmente da sua economia no presente. Os 10, 20 ou 100 reais que você deixar de guardar todo mês terão um impacto enorme lá na frente, devido ao efeito dos juros compostos. Se você ainda não leu o artigo sobre esse assunto, clique aqui.

Eu sempre falo que a melhor estratégia para que você consiga seguir o planejamento à risca é enxergar lá na frente. Faça um exercício: feche os olhos e tente se ver já aposentado, desfrutando de tudo que foi conquistado ao longo de todos os anos de trabalho árduo. Fica muito mais fácil fazer alguns sacrifícios quando se está focado.

Manter o orçamento mensal controlado não é uma tarefa fácil, principalmente em tempos de crise. Se você não tem o costume de manter o controle sobre os gastos, comece a fazer isso desde já, pois cada centavo fará uma diferença enorme no futuro. Algumas dicas:

  • Anote todos os gastos;
  • Verifique o que há de supérfluo;
  • Faça os cortes necessários;
  • Direcione uma parte do que conseguiu poupar para sua aposentadoria.

A cada novo modelo de um produto, muitos se deixam levar pelas novidades e acabam comprometendo uma boa parte da renda gastando com aquilo que não é necessário, muitas vezes para mostrar um padrão de vida que não faz parte da realidade. Qual é a necessidade de trocar de carro a cada 2 anos ou de celular todos os anos? Vale a pena manter canais de filmes na TV paga em tempos de Netflix?

Considerando uma taxa de juros de 10% ao ano, 200 reais que você conseguir economizar todo mês se transformarão em mais de 400 mil reais no final do período de 30 anos. Sabe aquele ditado “De grão em grão a galinha enche o papo. ”? Com seu plano de aposentadoria funciona da mesma forma. Você vai colocando um pouquinho todo mês e esquecendo que tem esse dinheiro, mas não deixando de acompanhar a rentabilidade do mesmo e o que o mercado está oferecendo. Com disciplina e mudança de hábitos, você vai conseguir gerenciar melhor seu orçamento, guardando o dinheiro necessário para ter a aposentadoria que sempre sonhou.

Devido ao grande número de corretoras de valores, há vários investimentos com baixo valor inicial que podem ser usados para sua aposentadoria. O programa do Tesouro Direto, por exemplo, que proporcionou o acesso de pessoas físicas a títulos públicos federais de forma simples e rápida, oferece toda a segurança do Tesouro Nacional com investimentos a partir de 30 reais. Títulos privados como CDB, LCI, LCA, Letras de câmbio estão assegurados pelo FGC (Fundo Garantidor de Créditos) até o limite de R$ 250.000 por CPF e por emissor, oferecendo rentabilidades muito atrativas.

Os planos de previdência também são uma opção, mas será necessário um estudo mais aprofundado sobre as condições do plano, taxas cobradas, rentabilidade oferecida e tributação.

O mais importante é nunca deixar de acompanhar o mercado, pois oportunidades de investimento podem surgir a qualquer momento. O que é um bom investimento hoje pode não ser um bom investimento amanhã, por isso que diversificação é essencial em uma carteira de investimentos.

 

Compartilhe este conteúdo

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no twitter
Twitter

Sobre Nós

A maior plataforma de investimentos do país. Encontre os melhores investimentos de acordo com seus objetivos gratuitamente.

Post Relacionados

vida-profissional

Vida profissional X Objetivo Mudar de vida profissional e alterar os rumos da

educação financeira nas escolas

Medida obrigatória para 2020 Aposto que você só aprendeu a lidar com

filmes-mercado-financeiro

Para você aprender e se divertir! Nós da equipe do App Renda

Seguir

Mais Assisitidos

Fechar Menu
Abrir Chat
Olá, tudo bem? Me chamo Rafael e sou economista, como posso te ajudar?
Powered by