Aprenda a definir metas financeiras agora

Dicas para você colocar em prática hoje mesmo

Saber definir com clareza e objetividade as suas metas financeiras é uma maneira de tornar o caminho para a realização de seus sonhos e objetivos mais próximos. Com isso será possível formular de uma forma mais simples e organizada, aumentando a possibilidade de conquistá-los mais rapidamente.

É necessário pensar no planejamento das suas metas em relação ao curto, ao médio e ao longo prazo. Esse será um importante passo rumo ao sucesso da sua vida financeira.

Ter seus objetivos claros e bem definidos é importante. Seja acerca das coisas que você pretende conquistar em algum momento lá na frente, be, como as atitudes que você pode tomar desde já para manter o equilíbrio das suas finanças.

Neste artigo você vai encontrar algumas dicas valiosas para aprender a definir as suas metas financeiras com organização e objetividade, confira.

Por que a definição dessas metas é algo tão importante?

Você já se perguntou por que a definição dessas metas é tão importante?

Bom, o fato é que sonhos e desejos, para serem realizados, na grande maioria das vezes, dependem de algum investimento financeiro.

Não importa se o seu objetivo é grande, como comprar a sua casa própria, trocar seu carro por um modelo mais novo, ou fazer uma viagem incrível para o exterior. mesmo com um objetivo mais modesto, o fato é que um certo grau de planejamento financeiro e a definição de metas financeiras será necessário.

Pense conosco, caso você tenha um sonho, e precise de dinheiro para realizar esse sonho, entretanto, não toma nenhuma atitude prática para conseguir o montante necessário em dinheiro para finalmente realizar esse sonho, vai ser muito difícil fazer com que ele se torne realidade, não é mesmo?

É por isso que criar metas financeiras organizadas e claras é importante, porque são elas que irão abrir o caminho para a realização dos seus sonhos.

Tenha em mente que muitas vezes a distância entre seus sonhos e a realização deles pode não ser bem a falta de dinheiro. Mas, sim a ausência do planejamento financeiro adequado e a falta de disciplina para seguir esse planejamento e conquistar seus objetivos.

 E as vantagens de traçar essas metas, quais são?

Organizando claramente as suas metas financeiras você só tem a ganhar. Agora que você já entendeu como elas são importantes e porque é necessário pensar sobre isso para realizar seus sonhos, vamos falar sobre as vantagens de ter metas financeiras claras e bem definidas.

É necessário que fique bem claro para você o seguinte: É necessário, sem dúvida alguma, organizar detalhadamente e com cuidado a sua vida financeira. Definindo metas de economia, para então conquistar seus objetivos e sonhos.

Alguns sonhos custam caro. E, para conquistá-lo você vai, necessariamente precisar investir tempo para pensar sobre as suas metas financeiras.

E com essa atitude, você só tem a ganhar, porque, além de conseguir o dinheiro necessário para realizar seus sonhos e objetivos, organizar essas metas auxilia também na formação de uma reserva financeira para momentos de emergência.

Além disso, quando você tem as suas metas bem definidas, você acaba evitando fazer compras por impulso e desperdiçar dinheiro.

O estabelecimento dessas metas ajuda também a favorecer a construção do seu patrimônio familiar. Com planejamento e dedicação, além de evitar que você acabe endividado ou caia na inadimplência.

Ao estabelecer suas metas, e agir com dedicação e disciplina para alcançá-las, você também acaba cortando os gastos supérfluos. Desta forma, você estará garantindo uma vida financeira com muito mais estabilidade e segurança.

Por fim, outra grande vantagem do estabelecimento das suas metas financeiras é que você acaba aprendendo a traçar metas de vida que sejam mais coerentes com o seu padrão, e desta forma, realistas e alcançáveis.

Entenda o que são metas de curto, médio e longo prazo

Como já dissemos nos tópicos anteriores, é muito importante que você saiba como traçar as suas metas financeiras e também já deixamos claras as vantagens de se fazer isso para a sua vida.

Conquistar sonhos e realizar objetivos é a realização pessoal de muitas pessoas, e o dinheiro é importante.Principalmente quando essas metas e sonhos são grandes. Por isso, é preciso saber como planejar.

Para definir seus objetivos e metas de vida de forma estratégica, e saber a melhor maneira de investir o seu dinheiro para chegar a cada um deles, é importante entender os conceitos de curto, médio e longo prazo, e é sobre eles que falaremos agora.

  • Para o curto prazo:

Pensando no curto prazo, sua prioridade deve ser quitar suas de suas dívidas extras, principalmente as que possuem juros mais altos, como cartões de crédito e o cheque especial.

Em seguida, você deve pensar em quais são as suas necessidades mais urgentes e imediatas, como uma pequena reforma em algo que precise de atenção na sua casa, por exemplo.

Aí sim é possível passar para metas maiores, e realização de sonhos que carecem de algum tipo de investimento maior.

  • Metas de médio prazo:

Em relação ao médio prazo, é o momento de traçar metas e objetivos relativamente maiores, que irão exigir um maior investimento financeiro para serem alcançadas.

Nos objetivos a serem considerados de médio prazo incluem-se quaisquer bens ou serviços que possam ser conquistados em um prazo máximo de 12 meses.

  • Quando o foco é no Longo prazo:

Os objetivos de longo prazo são aqueles desejos considerados maiores, que exigem um período de tempo superior e um planejamento maior para serem conquistados.

Nesta categoria encontram-se os objetivos e metas que precisarão da colaboração conjunta dos membros da família, e necessitarão de mais de 1 ano para serem alcançados, e para atingir metas como essas, é necessário um planejamento maior e mais detalhado.

Uma dica é colocar no papel em quanto tempo você gostaria de atingir cada um desses objetivos, e quanto de dinheiro será necessário investir mensalmente para conseguir atingi-los.

Uma viagem em família para o exterior, a troca do carro, ou até a aquisição de uma nova casa ou de um apartamento, são exemplos de objetivos de longo prazo.

Definindo os objetivos de forma prática

Agora que você já entendeu qual é a importância e quais são as vantagens de ter metas financeiras bem estabelecidas, de forma clara. É hora de saber na prática o que fazer para estabelecer essas metas de forma inteligente.

Para te ajudar nesse processo, trouxemos para essas 5 dicas, de maneira prática, como estabelecer e cumprir suas metas financeiras. Na mesma linha, você alcançará rapidamente sua metas.

Lembre-se que apenas traçar essas metas não é o suficiente. Será necessário também força de vontade, dedicação e disciplina.

A sua vida financeira, e a sua qualidade de vida em geral, só têm a ganhar quando você toma uma atitude ativa. Portanto, não desanime e nem deixe para começar amanhã ou depois.

Entenda que a saúde da sua vida financeira e a sua estabilidade econômica dependem das atitudes que você toma.

Dito isso, vamos as dicas práticas para que você aprenda a traçar e atingir suas metas financeiras e possa realizar todos os seus sonhos e objetivos de vida. Confira na lista a seguir:

  • 1 – Aprenda a diferença entre metas e desejos pessoais

A primeira atitude prática que você deve tomar para aprender a estabelecer suas metas financeiras, é entender que existe uma diferença entre essas metas e seus desejos pessoais.

Tenha em mente que querer ser rico ou melhorar o seu padrão de vida não pode ser confundido com uma meta, por exemplo, já que este é um desejo pessoal.

Uma meta não é uma vontade, um desejo, um sonho, uma meta financeira é algo mais palpável e objetivo, é um caminho, um guia para que você possa realizar seus sonhos e desejos pessoais.

Desta forma, uma meta deve ser específica, bem definida, clara, objetiva, e ter um prazo e um parâmetro para ser atingida.

Um exemplo de meta financeira que podemos dar, para que você consiga entender a diferença destas e de desejos pessoais é a seguinte: para comprar um carro, no prazo de 12 meses, você precisa poupar cerca de 10% dos seus rendimentos a cada mês.

O carro é o seu desejo pessoal, a meta, é aquilo que você vai fazer para alcançá-lo, no caso, poupar 10% da sua renda mensalmente para ter o valor do bem no período de 12 meses.

  • 2 – Suas metas financeiras devem ser definidas de maneira realista

As metas financeiras, como já dissemos, devem ser utilizadas para traçar o caminho da realização de seus sonhos e objetivos que dependem de algum tipo de investimento em dinheiro.

Esses sonhos e objetivos podem ser grandiosos, e precisarão de uma grande soma para serem atingidos, e na verdade, as metas financeiras existem justamente para tornar esse tipo de sonho possível de ser realizado.

Entretanto, essas metas financeiras precisam ser traçadas de forma realista, que seja coerente com os seus rendimentos e com a sua realidade financeira, e precisam ser possíveis de serem alcançadas.

Voltando ao exemplo que demos no tópico acima, de poupar 10% dos seus rendimentos para que você possa comprar um carro dentro do período de um ano.

Se você aumentar a meta e planejar poupar, ao invés de 10%, poupar 50% da sua renda para alcançar seu objetivo mais rápido, é bem pouco provável que você consiga cumprir isso sem acabar endividado ou comprometer severamente a sua qualidade de vida, cortando gastos essenciais.

Fazer sacrifícios e cortes severos de gastos para alcançar um sonho que depende de um grau alto de investimento financeiro, com toda a certeza será sim necessário, entretanto, exagerar não é o caminho.

As suas metas financeiras devem ser viáveis e alcançáveis, criando metas impossíveis, você pode acabar desistindo, uma vez que os prejuízos para a sua vida serão maiores que os benefícios que essa atitude pode trazer.

O ideal é entender a sua realidade, e agir de acordo com ela no momento de traçar as suas metas financeiras.

  • 3 – Promova a organização do seu orçamento pessoal

Outro fator que tem muita importância no momento de traçar as suas metas financeiras de modo consistente e, desta forma ser capaz de cumprir essas metas de forma bem sucedida, é adotando uma estratégia eficiente para organizar seus gastos e o seu orçamento pessoal.

Afinal de contas, é a organização é um dos requisitos mais fundamentais para alcançar bons resultados nesse sentido.

Dessa maneira, uma boa estratégia para organizar o seu orçamento pessoal é manter todos os seus gastos sob um controle detalhado.

Para isso, você deve se preocupar em anotar todos os seus gastos em uma planilha. E aqui, estamos falando de todos os gastos mesmo. Até aqueles que você pode considerar irrelevantes, como o cafezinho que você toma na padaria de vez em quando.

Depois de anotar todos esses gastos, o passo seguinte é o de analisar com cuidado. Entenda como é a forma que você tem gastado o seu dinheiro todos os dias. Assim terá um panorama geral da sua vida financeira.

Fazendo isso, você identifica todos os seus gastos, e pode controlá-los de forma mais adequada. Sabendo exatamente onde você deve investir mais e quais gastos você pode e deve cortar. Como resultado, alcançar as suas metas financeiras com mais tranquilidade será possível.

Em segundo lugar, para facilitar essa tarefa, você pode usar a tecnologia ao seu favor. Através do uso de planilhas como o Excel, ou até mesmo aplicativos que tem a função de auxiliar no controle de gastos.

Existem diversos aplicativos desse tipo, pesquise e encontre o ideal para você.

  • 4 – Estude sobre investimentos, que são a melhor forma de alcançar as suas metas financeiras

Além de tudo que já apontamos neste artigo, uma outra atitude que você deve tomar para alcançar seus sonhos e objetivos é a de estudar caminhos para incrementar a sua renda e conseguir ter mais dinheiro disponível para conquistá-los.

No mercado de investimentos, existem diversas opções para investir o seu dinheiro, e cada uma dessas opções possui características próprias e se destinam a um perfil diferente de investidor e de faixa de renda.

Voltemos ao exemplo que já demos, sobre comprar um carro novo. Existem diferentes opções para alcançar esse objetivo, e você pode optar entre financiamentos ou consórcios, por exemplo.

Ambos os modelos possuem características diversas, e para decidir qual é a melhor opção para você, dentro da sua realidade financeira, você precisa avaliar com cuidado antes de tomar uma decisão definitiva.

Além disso, existem diversas formas de investir o seu dinheiro, e diferentes objetivos para cada investimento.

Lembre-se também de que investimentos são acompanhados de alguns riscos, e a melhor maneira de não comprometer sua renda, e investir de forma inteligente, é conhecer bem o tipo de investimento que você pretende fazer e fazer uma boa gestão dos riscos destes investimentos.

Conhecer bem o mundo dos investimentos pode ser o grande diferencial para alcançar as suas metas financeiras e conquistar seus sonhos e objetivos.

 

 

  • 5 – Revise suas metas financeiras com alguma periodicidade

A última dica que gostaríamos de dar para que você consiga estabelecer as suas metas financeiras de forma organizada, é que, depois de criá-las, você deve se empenhar em revisar essas metas com alguma frequência.

É normal que com o passar do tempo nossos objetivos mudem. E, por isso, é preciso ter certeza de que você ainda está empregando esforços para conquistar seus objetivos. Tendo em vista que é algo que você realmente quer, ou se está na hora de mudar o foco.

Outra coisa que pode acabar acontecendo é que, uma meta que foi previamente estabelecida, pode acabar deixando de ser viável. Por algum motivo, seja porque você não tem os recursos necessários para atingi-la, seja porque por algum motivo seus planos mudaram.

Dessa forma, é necessário que de tempos em tempos você reveja as suas metas financeiras. Perceba se elas ainda são alcançáveis e, se estão dentro daquilo que você espera conquistar no futuro.

Depois de estabelecer essa análise, você pode abrir mão de alguma meta que não seja mais viável. Abrindo espaço para um objetivo novo, ou trabalhar para readequar a meta anterior. Entretanto deve-se atentar para sempre estar dentro da sua realidade financeira atual. Desta forma, continuar seguindo seu planejamento de maneira que possa alcançar seus objetivos.

Apenas esteja atento durante essa revisão para não acabar desistindo de alguma meta que na realidade não se tornou inalcançável. Mas sim não estava tendo a evolução esperada porque de alguma forma. Se empenhe na organização para evitar este problema.

Em alguns casos, pode ser que o seu plano de ação é que precise ser readequado, e não exatamente as suas metas financeiras.

Extra – Confira o APP Renda Fixa

Outra dica para você alcançar com mais facilidade seus objetivos e sonhos, e manter a organização das suas metas financeiras, é utilizar o APP Renda Fixa. Na mesma linha, você poderá acompanhar os seus investimentos em tempo real.

Utilizando o App Renda Fixa você tem, ao alcance das suas mãos, no seu telefone celular, tablet ou computador, acesso a todo o futuro do mundo dos investimentos.

Nesse aplicativo, você vai encontrar quais são as melhores opções de tipos de investimento de renda fixa, promovidos por diversas corretoras.

Isso facilita a sua escolha na hora de investir, trazendo mais rentabilidade para você, e auxilia a alcançar as suas metas financeiras mais rapidamente.

Utilizando o App Renda Fixa, você vai poder aproveitar diversos serviços para gerenciar seus investimentos, tais como:

  • Pesquisar os tipos de investimentos reais por valor;
  • Verificar o período de vencimento dos investimentos;
  • Encontrar os melhores investimentos para você ;
  • Ranking de Corretoras;
  • Ordenar suas pesquisas por taxa, vencimento, tipo de investimento ou corretoras;
  • Acompanhar, em tempo real, a sua carteira de investimentos.
  • Investir pelo Aplicativo
  • Acompanhar conteúdos sobre finanças e investimentos
  • Calcular e comparar investimentos

O App Renda Fixa pode ser utilizado de maneira gratuita. Além disso, ele pode ser a sua assessoria online, que vai guiar as suas estratégias de investimento. Por consequência ajudar a aumentar a rentabilidade das suas aplicações para alcançar as suas metas.

O aplicativo conta com inúmeras funcionalidades que vão ajudar você a escolher o melhor investimento para o seu perfil.

Usando a carteira do App Renda Fixa, você vai poder acompanhar as suas aplicações em tempo real. Por exemplo, vai poder pesquisar, consultar, e acessar calculadoras especiais para estimar os valores dos seus rendimentos.

E tem mais, no aplicativo você encontra a funcionalidade Fale com um Especialista. Onde você poderá tirar todas as suas dúvidas com um especialista no mundo dos investimentos.

No App Renda Fixa você vai encontrar 12 tipos diferentes de investimentos, nas 22 corretoras financeiras parceiras.

Confira os links para baixar o App Renda Fixa abaixo:

Todas as funcionalidades também estão disponíveis na Plataforma Web do aplicativo, acesse através do link a seguir.

Siga também as redes sociais do App Renda Fixa

Você também pode entrar em contato via WhatsApp no seguinte número de telefone +55 11 98882-9851, ou pelo endereço de e-mail contato@rendafixa.rocks.

Agora você já sabe o que fazer para definir as suas metas financeiras de maneira organizada e objetiva. Como resultado, você terá clareza do que precisa fazer para manter o equilíbrio das suas finanças. Portanto, basta traçar um caminho seguro para alcançar seus sonhos e objetivos de vida.

Se você gostou das dicas que encontrou aqui, em nosso blog, você pode ver outros conteúdos como este. Confira aqui abaixo.

Para ver mais sobre o tema, acesse nossos artigos anteriores e continue acompanhando as nossas publicações.

Artigos que podem ser úteis para você: Investimentos Seguros para Iniciantes | O Poder do Não e o Seu Dinheiro

Compartilhe este conteúdo

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no twitter
Twitter

Sobre Nós

A maior plataforma de investimentos do país. Encontre os melhores investimentos de acordo com seus objetivos gratuitamente.

Post Relacionados

Volatilidade nas alturas! Quem investe no mercado de ações, já se deparou

São vários os segmentos que dão possibilidade de iniciar um investimento sem

Economia compartilhada

Você está pronto para a mudança?  Segunda Guerra Mundial. Chernobyl. São fatos

Seguir

Mais Assisitidos

Fechar Menu
Abrir Chat
Olá, tudo bem? Me chamo Rafael e sou economista, como posso te ajudar?
Powered by