Quando se trata de economizar dinheiro, uma das principais dicas dos especialistas é que você deve analisar os seus gastos e se desfazer das despesas desnecessárias. Cartões sem anuidade e contas digitais podem ajudar bastante nisso.
A anuidade do cartão de crédito e as tarifas cobradas pelos bancos para as movimentações da sua conta são exemplos de despesas que você pode deixar de pagar e assim economizar dinheiro para realizar os seus sonhos e atingir as suas metas financeiras.
Os cartões sem anuidade e as contas digitais podem ser grandes aliados na hora de economizar dinheiro e se você ainda não conhece esses serviços, continue lendo esse artigo para saber mais.
No artigo de hoje você descobrirá como os cartões sem anuidade e as contas digitais podem ajudar você a economizar dinheiro.
Como funcionam os cartões de crédito sem anuidade
O cartão de crédito é, sem dúvidas, uma das grandes facilidades da vida atual e uma das principais formas de pagamento utilizadas no mundo todo, entretanto, a cobrança da anuidade pelo serviço pode representar um gasto significativo.
Para economizar dinheiro, como dissemos, uma das principais estratégias é cortar os gastos desnecessários e optando por uma das opções de cartões sem anuidade você pode se livrar de uma despesa a mais impactando no seu orçamento.
Os cartões sem anuidade funcionam da mesma forma que os cartões de crédito tradicionais:
- Existe um limite de crédito que pode ir se ajustando conforme as necessidades e o perfil do cliente;
- Utilizam as bandeiras famosas (como Visa e MasterCard);
- Você pode parcelar suas compras;
- Em alguns casos, existem também programas de fidelidade ou de pontos.
O avanço da tecnologia é o que permite a existência dos cartões sem anuidade, uma vez que essa tarifa geralmente se justifica para cobrir os custos operacionais dos bancos tradicionais, como atendimento em agências, manutenção das centrais de atendimento, entre outros.
De forma geral, os cartões sem anuidade são solicitados e gerenciados por meio da internet, no site ou no app da empresa que oferece o serviço, onde você pode encontrar tudo que precisa, não havendo centrais de atendimento físicas.
O cadastro é bem mais simples, mas ainda é necessário passar por uma avaliação de crédito para contratar o serviço.
Como funcionam as contas digitais
As contas digitais também podem ajudar você a economizar bastante dinheiro, uma vez que elas não cobram taxas para a realização das transações realizadas.
Isso porque, da mesma forma que acontece com os cartões sem anuidade, nas contas digitais, não há atendimento ou agência bancária física, o que dispensa a cobrança de taxas operacionais.
Existem diversas vantagens dos serviços de contas digitais, além da economia de dinheiro em virtude da isenção de taxas operacionais, tais como:
-
Segurança
Mesmo que você seja uma pessoa mais conservadora e tenha receio com a tecnologia, é preciso admitir que as estratégias de segurança dos serviços online são cada vez mais eficientes.
Pode ser até mais seguro realizar suas transações bancárias por meio da internet, do que ir pessoalmente a uma agência ou ao caixa eletrônico.
Além disso, em qualquer caso de falha de segurança, os prejuízos serão cobertos pela instituição financeira pela qual você contratou o serviço.
- Conveniência
Utilizando alguma das opções de contas digitais, você não precisa enfrentar filas nos bancos para fazer suas operações financeiras, podendo realizar cada uma delas sem sair de casa ou onde você estiver, usando o seu telefone celular.
Além disso, você pode evitar os frequentes assédios dos gerentes de agências tradicionais, que insistem em oferecer para você produtos financeiros pelos quais você não se interessa.
-
Greves
Greves de funcionários de bancos podem ser um grande transtorno, pelo qual você não passa com os serviços das contas digitais;
- Controle
Centralizando todas as suas transações financeiras em apenas uma conta utilizando a internet facilita o controle das suas finanças.
Abrir uma conta digital é simples e rápido, se você já tem uma conta corrente em um banco tradicional que também oferece o serviço de contas digitais, você pode migrar entrando em contato com a sua agência.
Caso o seu banco não ofereça essa alternativa, você pode escolher uma instituição que tenha e abrir a sua conta digital facilmente.
Para isso, pesquise sobre as contas digitais disponíveis no mercado aquela que melhor pode atender as suas necessidades e então faça os procedimentos necessários, que geralmente são rápidos e fáceis.
Basta baixar o app ou acessar o site do banco, enviar a documentação necessária e aguardar a validação da sua conta.
Se você gostou dessas dicas e quer ver mais conteúdo como esse, continue acompanhando as nossas publicações e confira os artigos anteriores no arquivo do blog.
Aqui você encontra as melhores dicas para organizar as suas finanças e escolher as melhores estratégias em investimento para aplicar o seu dinheiro. Fique ligado.
Artigos que podem ser úteis para você: Como fazer aportes mensais para investir? | TED e DOC: Você sabe quanto paga?