Qual é a relevância do cenário econômico nos investimentos?

ECONOMICO

Aprenda a verificar a situação atual

Não é novidade para ninguém que o país tem passado por tempos difíceis do ponto de vista econômico. E, tem esboçado leve recuperação somente há pouco tempo. Neste cenário, é comum encontrar investidores preocupados com a tomada de decisão em relação aos seus investimentos.

Afinal, qual é a relevância do cenário econômico nos investimentos? É sobre isso que vamos falar no artigo de hoje. Continue a leitura e descubra a resposta para esta pergunta!

 

Entendendo o cenário econômico

Compreender o contexto do mercado e da economia é fundamental para qualquer investidor que esteja interessado em tomar as melhores decisões no que se refere aos seus investimentos. Por isso, o investidor deve estar sempre atento ao que acontece à sua volta, até mesmo para aproveitar possíveis oportunidades de investimento.

Porém, isso não quer dizer que o poupador deva se manter focado em todos os eventos que acontecem na economia, principalmente em cenários mais voláteis. Esta prática não trará grandes benefícios ao investidor e, em determinadas situações, pode até prejudicá-lo.

Este acompanhamento deve ser feito de maneira natural e sem neuroses. É altamente desaconselhável que o investidor altere sua carteira de investimentos, por exemplo, a cada informação econômica divulgada, ou a cada nova perspectiva econômica proveniente do mercado e de analistas.

Aprenda a montar uma carteira de investimentos 

Cenário econômico x Investimentos

A verdade é que o cenário econômico, na prática, não tem relevância para investimentos de curto e longo prazo. Se o investidor precisa de liquidez em suas aplicações de curto prazo, o cenário econômico pouco terá qualquer influência no investimento.

O mesmo acontece com aplicações de longo prazo, já que o cenário costuma ser volátil em prazos mais flexíveis e, portanto, fica difícil prever como estará este cenário econômico em prazos maiores. Além disso, estas mudanças no que se refere à economia costuma se diluir ao longo do tempo, pouco afetando, em geral, os investimentos  e seus respectivos rendimentos no longo prazo.

O cenário econômico no que se refere aos investimentos só terá maior relevância e impacto nos investimentos de médio prazo, ou seja, aqueles cujo retorno será obtido, em média, entre dois e cinco anos. Neste caso, é importante estar atento às projeções econômicas e escolher investimentos que possam estar mais protegidos de possíveis variações no médio prazo.

Objetivos e metas em primeiro lugar

Independente do cenário econômico do Brasil ou do mundo, o investidor deve sempre ter em mente que seus objetivos e metas são os carros-chefe da sua tomada de decisão, e não a situação econômica do país.

Procure sempre compor sua carteira de investimentos de acordo com seus objetivos. Visando o curto, médio e longo prazo, alinhando o prazo dos investimentos com cada uma destas metas. Um planejamento correto, alinhando estes objetivos pessoais permite ao investidor escolher as melhores opções para cada prazo, que ofereçam bons rendimentos e a liquidez necessária para atender às necessidades do poupador sem comprometer sua organização financeira.

Seja em renda fixa ou renda variável, o investidor deve ter em mente que a tomada de decisão em relação aos investimentos deve ser pautada, principalmente, nos seus planos pessoais quanto às aplicações. Escolha o tipo de produto que faça sentido para você e atenda às suas necessidades particulares e deixe o cenário econômico, de modo geral, em segundo plano.

E você, costuma levar em consideração o cenário econômico na hora de investir seu dinheiro? Deixe seu comentário aqui no post!

 

 

Compartilhe este conteúdo

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no twitter
Twitter

Sobre Nós

A maior plataforma de investimentos do país. Encontre os melhores investimentos de acordo com seus objetivos gratuitamente.

Post Relacionados

movimento fire

Já imaginou se aposentar antes mesmo de chegar aos 50 anos? Ou

bancos digitais

Vale à pena ter um? Quem já é cliente de um banco

Poupar + Investir = Estabilidade Buscar estabilidade é uma tarefa constante, em

Seguir

Mais Assisitidos

Fechar Menu
Abrir Chat
Olá, tudo bem? Me chamo Rafael e sou economista, como posso te ajudar?
Powered by