Alguns hábitos e atitudes simples podem ajudar você a aumentar a sua produtividade no seu cotidiano, fazendo com que você consiga driblar os seus problemas e conseguir terminar todas as tarefas que você precisa fazer ao longo do seu dia.
Aumentar a sua produtividade pode parecer complicado, mas você pode fazer isso com um pouco de esforço e dedicação.
Ser produtivo hoje em dia pode ser difícil, afinal de conta, ao longo do dia você vai esbarrar com diversas distrações, como as Redes Sociais, por exemplo, que podem tirar você do foco das tarefas que você precisa executar. Sendo assim, vale a pena contar com algumas dicas para aumentar a sua produtividade.
Deseja aumentar a sua produtividade no seu dia a dia? Então continue lendo esse artigo e confira as dicas que separamos hoje para você.
Dica #1: Anote quais são as 3 principais tarefas que você precisa executar no dia seguinte
A nossa primeira dica para te ajudar a aumentar a sua produtividade no seu dia a dia é anotar no dia anterior quais são as 3 principais tarefas que você vai precisar executar no dia seguinte.
Para isso, você pode separar cerca de 15 minutos antes de ir dormir, que serão suficientes para você pensar quais são elas.
É relevante que você faça essa lista seguindo uma ordem de prioridade, como por exemplo:
- Tarefa 1 – é a mais importante;
- Tarefa 2 – importante, mas menos do que a tarefa 1;
- Tarefa 3 – importante, porém menos importante que as tarefas 1 e 2.
Dessa forma você poderá aumentar sua produtividade porque vai ter clareza para saber por qual atividade você deve começar e assim evita atropelar as coisas ao longo do seu dia. Planejamento é uma atitude fundamental.
Sabendo o que você precisa fazer e a prioridade dessas tarefas, você pode ser organizar com mais facilidade e evita perder tempo em atividades paralelas que não são tão importantes naquele momento.
Dica #2: Tenha uma boa noite de sono
Ter uma boa noite de sono também é importante para quem quer aumentar a sua produtividade no dia a dia.
Segundo diversos estudos na área, dormir bem é algo que pode influenciar de forma muito positiva o seu raciocínio, a sua memória e a sua produtividade.
Uma pesquisa realizada pela instituição norte americana National Sleep Foundation apontam que, para uma pessoa adulta, uma noite de sono bem dormida quer dizer dormir por cerca de 8 horas.
Entretanto, a necessidade de horas de sono pode variar de uma pessoa para outra, sendo assim, o que os especialistas indicam é dormir cerca de 6 a 8 horas por noite para aumentar a sua produtividade no dia seguinte.
Uma boa noite de sono também ajuda a manter boas condições de saúde e evita que você tenha períodos em que o sono diurno atrapalha você a realizar tudo que você precisa fazer ao longo do seu dia.
Para dormir bem a noite, você deve evitar consumir alimentos estimulantes, como o café, e o uso de aparelhos eletrônicos perto da hora de dormir. Um ambiente escuro e um colchão confortável e adequado também contribuem bastante.
Dica #3: Evite todas as distrações
Evitar as distrações é uma estratégia muito importante para quem quer aumentar a sua produtividade.
Quem costuma ser naturalmente bagunceiro, pode acabar se perdendo e se atrapalhando por causa dessa característica, por isso, manter a organização para se distanciar das distrações é relevante.
Quando você for estudar, por exemplo, o ideal é começar limpando a sua mesa e retirando dela tudo aquilo que você não vai usar, deixando apenas seus livros, seu notebook, seu caderno e suas canetas ou seja lá qual for o material de que você vai precisar.
Mas lembre-se, você deve deixar apenas aquilo que vai realmente precisar enquanto estuda e é importante não esquecer de nada para não precisar interromper seus estudos para buscar algo.
Um exemplo bastante clássico de distração que pode afetar a sua produtividade é deixar o seu aparelho de celular ligado ao seu lado enquanto você executa alguma tarefa.
A qualquer momento, o celular pode acabar te distraindo, bastando que o sinal sonoro do recebimento de alguma notificação em uma Rede Social ou do recebimento de um e-mail apite para que o foco da sua atenção se desvie para o aparelho, diminuindo a sua produtividade.
Sendo assim, desligue o seu telefone e deixe ele longe de você enquanto você faz o que você precisa.
Deixe também um copo de água próximo de você, assim você poderá manter a sua concentração por um período de tempo maior.
Dica #4: Faça atividade física regularmente e mantenha uma alimentação saudável
Atividade física regular, por pelo menos uma hora por dia, 3 vezes na semana, além de uma alimentação saudável, podem ajudar você a aumentar a sua produtividade no dia a dia.
Quando você mantém o seu corpo em movimento, o sangue circula mais e melhor pelo seu cérebro. E quanto maior essa circulação sanguínea, maior será a formação de novos neurônios.
Pesquisas na área apontam que a principal área cerebral impactada, positivamente, é claro, pela prática regular de atividade física é o hipocampo, que é uma região do cérebro responsável pela sua memória.
A alimentação é outro ponto muito importante que deve ser observado por quem quer aumentar a sua produtividade.
Segundo um estudo realizado pela Organização Mundial de Saúde, a OMS, alguém que possua um nível de nutrição adequado pode chegar a um aumento de 20% na sua taxa de produtividade.
O mesmo estudo demonstra também que o consumo de determinados alimentos, como peixes, nozes, grãos e chocolates escuros e amargos são boas opções para quem deseja dar uma turbinada no cérebro e produzir mais.
Dica #5: Aprenda a dizer NÃO
Pode parecer estranho, mas aprender a dizer não é uma atitude que vai ajudar você a aumentar a sua produtividade no seu dia a dia, permitindo que você consiga terminar as tarefas que precisa fazer dentro do prazo determinado.
A produtividade está relacionada ao seu poder e à sua capacidade de se manter concentrado na tarefa que está sendo executada e para manter o foco é necessário dizer não para pedidos que possam atrasar o seu planejamento.
Dica #6: Aprenda a otimizar o seu tempo
Outra forma de aumentar a sua produtividade e conseguir fazer tudo aquilo que você precisa ao longo do dia é criando estratégias que permitam que você otimize o seu tempo.
Aprender a otimizar o seu tempo é algo que demanda atitude e organização da sua parte e para que você consiga fazer isso da melhor forma possível, você deve criar regras que sejam fáceis de seguir.
Além disso, é importante evitar tomar decisões que não sejam de fato necessárias e assumir para si tarefas que não são da sua responsabilidade.
Veja um exemplo de uma boa dica para otimizar o seu tempo:
Muitas pessoas precisam se deslocar para chegar até o trabalho, ficando no trânsito por algumas horas todos os dias, tanto na ida quanto na volta.
Uma boa forma de aumentar a sua produtividade neste caso é aproveitar o trajeto e as horas ociosas dentro do transporte público ou do carro para estudar algum tem do seu interesse, para checar e responder seus e-mails ou realizar qualquer outra tarefa que seja possível nesse momento.
Para estudar, você pode usar podcasts ou audiobooks, por exemplo, que são arquivos em áudio que você encontra na internet e que podem proporcionar a você uma ótima oportunidade para desenvolver novas habilidades e adquirir mais conhecimentos.
Dica #7: Tenha o hábito de ser produtivo
Fica o convite para que você coloque em prática as dicas deste artigo para que você consiga aumentar a sua produtividade no seu dia a dia, conseguindo realizar tudo que você precisa fazer.
Pode ser que nem tudo que falamos aqui possa ser útil para você em seu cotidiano, entretanto, com toda a certeza, caso você crie na sua vida o hábito de se planejar e se manter organizado para ser uma pessoa mais produtiva, você será capaz de aumentar a sua produtividade no seu dia a dia de forma consistente e considerável.
Para isso, comece identificando quais são os seus hábitos ruins, que possam causar impactos negativos na sua produtividade e então se esforce no sentido de eliminar ou pelo menos diminuir a prática desses hábitos.
No artigo de hoje, você viu algumas dicas simples por meio das quais você poderá aumentar a sua produtividade no dia a dia, sendo capaz de executar todas as tarefas que você precisa fazer.
Se você gostou dessas dicas e quer ver mais conteúdo como esse, continue acompanhando as nossas publicações e confira também os nossos artigos anteriores no arquivo do blog.
Artigos que podem ser úteis para você: Como fazer aportes mensais para investir? | TED e DOC: Você sabe quanto paga?