Como cumprir suas promessas em 2019

Mais um ano está terminando e começam as preocupações, dúvidas e perspectivas, com isso, você já fica apreensivo para realmente cumprir suas promessas em 2019.

Muitas pessoas apelam para a sorte fazendo simpatias, promessas e rituais tradicionais da época. Claro que ter uma ajudinha extra é sempre bom, mas para as suas finanças é preciso mesmo analisar tudo que fez o ano todo e fazer um novo planejamento porque senão as coisas não vão para frente.

Por esta razão, você não precisa esperar por 2019 para planejar melhorias em suas finanças, então comece já pegando caneta e papel para anotar tudo!

Para te ajudar nesta tarefa vamos dar a você 11 dicas importantes para te ajudar a cumprir suas promessas em 2019 com planejamento, confira.

1. Construa um fundo de emergência

Nenhuma meta financeira vale a pena se não houver um bom planejamento e estratégia para todas as possibilidades e circunstâncias que podem surgir.

Já que é quase impossível saber o que pode acontecer em 2019, por isso, é fundamental ter uma reserva de dinheiro para estas situações.

Um fundo de emergência é uma maneira usada para separar dinheiro no caso de um imprevisto financeiro como: a perda de um emprego, uma doença ou uma grande despesa inusitada.

Os especialistas recomendam poupar o valor equivalente a pelo menos 3 meses para cobrir suas despesas fixas, com isso, você não irá se afundar em dívidas.

Não deixe que uma despesa imprevista estrague suas perspectivas financeiras, com isso, não irá conseguir cumprir suas promessas em 2019.

2. Saia da dívida

Se sair das dívidas não era sua primeira prioridade, saiba que deveria ser.

Isso não é para diminuir a importância de qualquer outra coisa em uma lista de objetivos financeiros, é simplesmente destacar o quanto é prejudicial à dívida pode ser para alcançar a independência financeira.

Não se torne uma vítima de um círculo vicioso de pagamentos mínimos e juros acumulados.

Veja as principais vantagens e benefícios de você não entrar em dívidas e assim conseguir cumprir suas promessas em 2019:

  • Sair da dívida significa que você terá controle total sobre sua renda;
  • Isso vai deixar você com mais dinheiro para poupar e investir e ainda mais para gastar;
  • Isso tornará mais fácil sair de um emprego que você não gosta;
  • Libertará sua mente da preocupação e do estresse que vêm com a dívida;

3. Anote tudo

Especialistas dizem que se você anotar tudo referente suas finanças, terá 42% mais chances de alcançar seus objetivos, pois o rastreamento preciso de seus gastos cria um novo senso de responsabilidade.

Ao criar uma espécie de diário do seu dinheiro, você pode acompanhar os sucessos e fracassos do passado, aprender com seus erros e identificar áreas de melhoria.

Além disso, o acompanhamento de suas metas fará você ter total controle das suas finanças, com isso, tirar suas próprias conclusões. O ideal é diariamente estar analisando sua movimentação financeira, assim irá conseguir cumprir suas promessas em 2019.

4. Criar e seguir um plano de orçamento

Você já tentou criar um orçamento? Segundo especialistas 32% das pessoas têm ou pelo menos tentou fazer um plano de ação na sua vida financeira.

Agora para os outros 68% que nunca pensaram nisso, podemos entender porque muitas pessoas vivem com a “corda no pescoço entra ano e sai ano”.

É preciso mudar esta situação, você deve começar agora seu planejamento para poder conseguir cumprir suas promessas em 2019.

Um bom guia orçamentário é a regra 50/20/30, ou seja, 50% de gastos essenciais (aluguel, transporte, serviços públicos), 20% para objetivos financeiros pessoais (economizar ou pagar dívidas) e 30% é flexível (despesas que variam mês a mês), como: comer fora, compras, passatempos, entretenimento ou gás).

5. Evite grandes compras desnecessárias

Com certeza você sabe que fazer compras desnecessárias pode comprometer seu orçamento, mas continua a ser uma grande dificuldade de autocontrole das  pessoas.

Para te ajudar a entender melhor, vamos dar um exemplo para você. Se você tem um orçamento de R$ 1200 por mês, você não pode gastar R$ 450,00 com compras desnecessárias, lembre-se da regra 50/20/30 do item 4 acima), não importa o quanto você deseje comprar como: mais aquele lindo par de sapatos ou aquele acessório novo para o seu carro, procure seguir seu planejamento.

Se você está se afundando em dívidas a cada mês que passa, chegará a conclusão que não poderá cumprir suas promessas em 2019, tendo que aguardar para realizá-los. Com certeza é frustrante ter que esperar até suas contas entrem nos eixos novamente.

Recusar algo que você deseja pode ser difícil, mas é esse tipo de disciplina que vai te ajudar realmente a mudar suas perspectivas financeiras.

6. Economize nas despesas fixas

Só porque você tem que gastar dinheiro com despesas fixas não significa que terá que gastar sempre o mesmo valor com tais serviços.

Procure maneiras de economizar com: a eletricidade, água, alimentação que com certeza adotando esta estratégia em alguns meses já irá ver o resultado positivo em suas finanças.

Outra dica é reduzir sua conta de tv a cabo e internet. Elimine os canais pagos que não assiste e pesquise um pacote mais vantajoso para a sua necessidade, inclusive faça orçamentos nas empresas concorrentes pode conseguir um bom desconto.

Só com estas pequenas mudanças você pode economizar dinheiro a cada mês, cortando custos em despesas obrigatórias.

Comece agora a fazer uma verificação em sua casa se tem algum foco de desperdício como: uma tv ligada sem ninguém assistindo, a torneira pingando, aparelhos na tomada que não estão sendo usados, luzes acesas durante o dia, entre outros, com isso, você irá conseguir cumprir suas promessas em 2019.

7. Tenha novas atitudes

Talvez a sua situação financeira em 2018 foi muito complicada mas saiba que não deve se desanimar, é preciso fazer algo para mudar tais circunstâncias e assim conseguir cumprir suas promessas em 2019.

A dica é você aprender uma nova habilidade ou procure fazer trabalhos extras, pois poderá ter uma fonte de renda a mais para reforçar seu orçamento.

Se você tem um emprego fixo, converse com seu chefe sobre uma possível promoção, o que pode fazer para melhorar seu salário ou vá direto ao ponto caso se nunca solicitou um aumento. Não tenha medo de perguntar por que o não você já tem.

Agora se você é autônomo ou tem uma empresa comece a mudar as estratégias para conseguir cumprir suas promessas em 2019 como: lançamento novos produtos ou serviços, descontos e promoções, divulgações, novas parcerias, entre outros.

O importante não ficar parado sem fazer nada diante desta situação complicada.

8. Automatize suas economias

Para você que não pode ver o dinheiro na sua frente já pensa em sair gastando tudo. O ideal é já direcionar uma porcentagem pré-estabelecida para sua poupança ou fundo de investimento, com isso, você irá conseguir cumprir suas promessas em 2019.

Saiba que é preciso ter uma disciplina financeira para não retirar antes do planejado, apenas se for um caso de emergência. É difícil se adaptar no início, mas logo vai se acostumar com a ideia de poupar dinheiro.

Reduzir o acesso direto ao dinheiro ajuda você a resistir ao desejo de gastar e assim conseguir cumprir suas promessas em 2019.

9. Coloque suas contas em pagamento automático

Se você possui total controle sobre o seu orçamento, coloque suas contas fixas em pagamento automático é uma ótima maneira de economizar tempo, dinheiro e aborrecimentos.

Você sabe que estas contas fixas precisam ser pagas todos os meses, então já sabe o valor que elas consomem em seu orçamento, por isso, deixe no automático porque ter a tranquilidade que suas contas pagas a tempo, e na íntegra, todos os meses sem atrasos é um grande alívio.

Antes de tomar esta atitude procure seu gerente e se informe das taxas cobradas e negocie descontos para incluir suas contas em débito automático porque muitos bancos oferecem vantagens para você. Mesmo que seja pequeno deste desconto vale a pena.

10. Eliminar hábitos caros

Se você é aquele tipo de pessoa que sempre escolhe o mais caro. Talvez esteja na hora que rever seus valores, pois hoje temos diversas opções de empresas e marcas que podemos comprar.

Por esta razão, aquele mito que o caro é sempre melhor depende de muitas situações, por isso, você deve fazer uma pesquisa de mercado para ver se a concorrente está com o mesmo preço.

O que acontece bastante são as variações de preços do mesmo produto e marca devido ao local do estabelecimento, por exemplo: um lugar que é considerado um ponto turístico pode ser mais caro do que no seu bairro.

Você mudando seus hábitos com certeza irá conseguir cumprir suas promessas em 2019.

11. Seja mais organizado

Ferramentas como:  aplicativos, planilha, uma agenda tradicional ou até um velho caderno podem ajudá-lo a monitorar e organizar suas finanças.

O fundamental é que anote tudo com organização para não se perder. A dica é separar as despesas fixas das variáveis e sua reserva de emergência, fazendo isso mês a mês com certeza irá conseguir cumprir suas promessas em 2019.

Agora que você já sabe como conseguir cumprir suas promessas em 2019 é só começar a se planejar para que sua vida financeira esteja sobre o seu controle neste ano novo.

Continue acompanhando nosso blog e nossas postagens sempre trazemos novidades para te ajudar a organizar seu orçamento. Feliz ano novo a todos!

Artigos que podem ser úteis para você: 5 Maneiras para formar uma reserva de emergência em 1 mês | 10 Dicas de planejamento fácil para por em prática agora

 

Compartilhe este conteúdo

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no twitter
Twitter

Sobre Nós

A maior plataforma de investimentos do país. Encontre os melhores investimentos de acordo com seus objetivos gratuitamente.

Post Relacionados

vida-profissional

Vida profissional X Objetivo Mudar de vida profissional e alterar os rumos da

educação financeira nas escolas

Medida obrigatória para 2020 Aposto que você só aprendeu a lidar com

filmes-mercado-financeiro

Para você aprender e se divertir! Nós da equipe do App Renda

Seguir

Mais Assisitidos

Fechar Menu
Abrir Chat
Olá, tudo bem? Me chamo Rafael e sou economista, como posso te ajudar?
Powered by