Como economizar dinheiro para o futuro

 

Economizar dinheiro para o futuro pode ser um dos grandes desafios de quem quer uma vida financeira mais estável no longo prazo. Em muitas situações, abrir mão dos gastos pode ser difícil, entretanto, para ter uma vida financeira mais saudável, você vai precisar de foco e de disciplina.

Em primeiro lugar, você deve abandonar a ideia de que para economizar dinheiro é se privar de prazeres e conforto.

Ainda que você não deva gastar de uma forma irresponsável, uma vez que o equilíbrio é fundamental para estabilizar as suas finanças, isso não significa que você precisa deixar de fazer o que você gosta ou abrir mão de conforto para ter uma vida financeira saudável.

No artigo de hoje você vai conferir algumas dicas para economizar dinheiro e conseguir ter um futuro mais tranquilo, com as finanças em dia. Confira.

Controle a sua receita e as suas despesas

Um dos principais passos para conseguir economizar dinheiro é ter o controle total das suas finanças.

Isso significa que você deve acompanhar com cuidado os seus ganhos mensais, os seus rendimentos e todas as suas fontes de renda para que você tenha a noção exata de qual é a sua receita.

E não apenas a receita, ou seja, o dinheiro que entra, mas também as despesas, o dinheiro que sai, devem ser acompanhadas.

É necessário monitorar de perto tanto os gastos com necessidades básicas, como saúde, alimentação e as contas da sua casa, até as suas atividades de lazer e os itens supérfluos.

Para economizar dinheiro e estabilizar suas finanças é fundamental que as suas despesas não sejam maiores que a sua receita e para fazer isso, você precisa definir qual o seu orçamento para cada categoria de gastos e se esforçar para não extrapolar esse orçamento.

Ter o controle total das suas finanças é fundamental para que a sua vida financeira seja mais segura e equilibrada.

Para isso, você deve apostar em um bom planejamento financeiro, que permita que você compreenda melhor quais são os seus custos e quais os impactos desses custos sob os seus ganhos.

Dessa maneira, você entende melhor os seus hábitos e descobre o que precisa mudar para conseguir realizar seu sonho e as suas metas financeiras.

Aplique a regra 50-15-35

Depois de controlar as suas finanças e descobrir exatamente quanto de dinheiro você ganha e o quanto você pode gastar, você pode fazer uma organização das suas finanças a partir da aplicação da Regra 50-15-35, o que vai ajudar você a economizar dinheiro.

Para aplicar a sua regra, 50% dos seus rendimentos devem ser reservados para cobrir despesas essenciais e fixas, tais como saúde, moradia, transporte, alimentação, telefone, internet, entre outras.

A segunda parcela das suas finanças, representando 15% dos seus rendimentos, devem ser reservados para custear suas prioridades financeiras. Neste grupo, entram as despesas com o pagamento de dívidas ou a formação de uma reserva para atingir um objetivo no futuro.

Essa reserva pode ser usada para comprar algo com um valor mais alto, ou, caso você ainda não tenha, para a criação de um fundo emergencial para cobrir gastos inesperados, a ideia aqui é a de economizar dinheiro para garantir mais tranquilidade no futuro.

Já a última parcela dos seus rendimentos, que corresponde a 35% do total, deve ser usada para gastos com atividades de lazer ou em relação à sua qualidade de vida, uma vez que as suas contas essenciais e prioridades financeiras foram garantidas nas parcelas anteriores.

Esse valor deve ser usado para custear aquilo que você gosta de fazer, aos seus cuidados pessoais, para viagens ou para compras.

Prefira fazer compras à vista

Seja através dos parcelamentos no cartão de crédito ou através de financiamentos, comprar a prazo é algo que pode prejudicar a saúde da sua vida financeira.

Nesse sentido, ao invés de conseguir economizar dinheiro para o futuro, o que pode acontecer é você acabar ficando endividado.

Dessa maneira, a dica aqui é a de que, sempre que seja possível, você faça as suas compras pagando à vista, o que é um dos passos mais importantes quando o assunto é economizar dinheiro.

As compras através de parcelamentos podem ser muito atraentes, o que faz com que muita gente faça diversas contas desse jeito, o problema é que caso o pagamento não seja realizado na data certa, a dívida pode acabar virando uma grande bola de neve em virtude do efeito dos juros compostos.

Para evitar prejudicar as suas finanças dessa forma, procure economizar dinheiro quando quiser comprar algum item que tenha o valor mais elevado ao invés de comprá-lo diretamente.

O ideal é ter um bom planejamento financeiro para que você consiga ter o valor da compra em mãos no momento da aquisição.

Dessa forma, além de uma economia por conta de descontos (nunca deixe de negociar quando for pagar à vista), você se livre de dívidas a longo prazo.

Tenha metas e prazos para cumprir os seus objetivos financeiros

Ter metas financeiras e prazos para a realização dos seus objetivos pode ajudar você a garantir os bons resultados do seu planejamento financeiro.

Para isso, o ideal é que você estabeleça de forma exata quanto você vai economizar de dinheiro a cada mês, sabendo por quanto tempo você vai precisar guardar esse valor e quais os investimentos financeiros que podem ajudar você nessa caminhada.

Manter uma organização financeira desse tipo ajuda para que você se sinta mais satisfeito em relação aos esforços que você está fazendo para economizar dinheiro.

Quando você percebe que está no caminho certo, se sente mais motivado para continuar economizando cada vez mais.

Outra vantagem é que você pode notar quais pontos do seu planejamento não estão funcionando como deveriam e então rever as suas estratégias para alcançar seus objetivos.

Você pode, e deve sempre pensar em valores exatos nesse momento. Por exemplo: você quer acumular 500 mil reais em 5 anos? Então, o que você pode fazer é dividir essa meta final em objetivos menores a cada fase, definindo metas que deverão ser alcançadas a cada mês ou ano.

Você também pode realizar uma análise das suas metas periodicamente para acompanhar o seu progresso e se manter cada vez mais motivado para economizar dinheiro e atingir os seus objetivos.

Aprenda a poupar dinheiro todos os meses

Se economizar dinheiro não é uma tarefa tão fácil, poupar pode ser ainda mais difícil.

Se todos os meses, quando receber os seus rendimentos, você já está pensando em tudo que poderá fazer com o dinheiro recebido, entretanto, é muito importante manter a calma e refletir sobre estratégias para reduzir os gastos em todas as ocasiões possíveis,

Tenha em mente que poupar não é deixar de pagar as suas contas ou mesmo abrir mão de lazer e de fazer aquilo que você gosta.

O que você deve buscar nesse sentido é o equilíbrio. O ideal é que você saiba balancear os seus gastos, evitando perder o controle dos mesmos e tenha uma relação saudável com as suas finanças e consiga economizar dinheiro para o futuro.

Caso você goste de jantar fora, por exemplo, ao invés de fazer isso todas as semanas, reduza a frequência para jantares quinzenais, por exemplo.

Já na sua casa, você pode deixar de comprar itens supérfluos quando fizer as suas compras do mês, buscar hábitos de consumo mais econômicos de água, luz e telefone, além de reduzir o pacote da sua TV a cabo e optar por planos de celular e internet mais em conta.

Todas essas atitudes podem representar uma economia de dinheiro bastante significativa a longo prazo.

Tenha uma reserva financeira

Ter uma reserva financeira é essencial para ter estabilidade no futuro, garantindo que você disponha de dinheiro em caso de alguma eventualidade ou se surgir uma boa oportunidade de compra de algum bem mais caro.

Uma reserva te oferece uma segurança maior para passar por um momento adverso ou no caso de algo fugir do seu planejamento, afinal de contas, imprevistos sempre podem acontecer.

Você pode se envolver em um acidente de carro, por exemplo, e não poder ficar sem ele porque o usa para trabalhar. Nesse caso, se você não tiver uma reserva financeira, vai prejudicar seu orçamento para pagar as despesas com o conserto do veículo.

A reserva financeira também é relevante no caso de, por uma eventualidade, você ficar desempregado. Contar com uma quantia de dinheiro guardada é importante para se proteger e garantir mais conforto em tempos difíceis.

Dessa maneira, se você ainda não tem, não deixe de economizar dinheiro para montar a sua reserva financeira de emergência para cobrir gastos inesperados e eventuais momentos de dificuldade.

No artigo de hoje você conheceu algumas estratégias para economizar dinheiro para o futuro, garantindo uma vida financeira mais saudável, estável e equilibrada, e que você possa realizar todos os seus objetivos e metas financeiras.

Se você gostou das dicas desse artigo e quer ver mais conteúdo como este, continue acompanhando as nossas publicações e confira também nossos artigos anteriores no arquivo aqui do blog.

Artigos que podem ser úteis para você: Dicas para poupar e investir de forma inteligente | Economia Colaborativa: Você sabe o que é? 

 

Compartilhe este conteúdo

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no twitter
Twitter

Sobre Nós

A maior plataforma de investimentos do país. Encontre os melhores investimentos de acordo com seus objetivos gratuitamente.

Post Relacionados

ECONOMICO

Aprenda a verificar a situação atual Não é novidade para ninguém que

impostos nos investimentoa

 taxas e impostos em  renda variável! Algo que preocupa as pessoas ao

SYCAMORE: Computador quântico do google pode matar o Bitcoin?  Como seria se

Seguir

Mais Assisitidos

Fechar Menu
Abrir Chat
Olá, tudo bem? Me chamo Rafael e sou economista, como posso te ajudar?
Powered by