Como economizar na sua viagem de férias?

Entre os meses de dezembro e janeiro é quando acontece o período de mais movimentação do turismo dentro do Brasil. Nessa época, muitos brasileiros estão curtindo um descanso do trabalho e desejam fazer uma viagem de férias para aproveitar.

Entretanto, em tempos de economia em crise e levando em consideração todas as contas que é necessário pagar no início do ano, como fazer para passar alguns dias fora sem comprometer o orçamento da casa?

Pensando em ajudar você e mostrar que é possível economizar dinheiro durante a sua viagem de férias é que separamos algumas dicas valiosas nesse sentido no artigo de hoje, confira nos próximos tópicos.

Veja a seguir 10 dicas de como economizar durante a sua viagem de férias, confira!

1 – Escolha um destino que caiba no seu bolso

Se você vai fazer uma viagem de férias em família, deve estar ciente que nesse caso os gastos podem acabar se multiplicando por 2, 3 ou até mesmo 4, a depender do número de pessoas que irão viajar junto com você e isso pode acabar comprometendo o orçamento familiar.

Assim, na hora de escolher o destino para o qual vocês vão partir, é necessário ser responsável e definir um lugar de acordo com os recursos financeiros que estão disponíveis.

O melhor é optar por uma viagem de férias na qual o destino caiba no seu bolso ao invés de partir para o destino dos sonhos, que exige um planejamento maior e com mais antecedência.

2 – Considere todos os custos

Em uma viagem de férias, é natural que você pense em custos com transporte até o destino, hospedagem e alimentação para incluir no orçamento da estadia fora de casa.

Entretanto, esses não são os únicos gastos com os quais você deve se preocupar, afinal de contas, durante a viagem, é natural que você queira fazer passeios para conhecer o local e se divertir.

Por isso, enquanto estiver planejando a viagem, não deixe de incluir no seu orçamento os passeios que você e sua família desejam fazer.

3 – Use a internet a seu favor

Para comprar as passagens, considere contar com o auxílio de sites de busca como o Destino Certo. Com eles, https://rendafixa.thaisantos.com.br/investimentos/como-investir-para-viajar-daqui-2-anos/você compara os preços e encontra as passagens mais baratas com mais facilidade e economiza na sua viagem de férias.

Além disso, a melhor alternativa é planejar a partida e comprar as passagens com certa antecedência, dessa forma você consegue as passagens mais em conta.

Não deixe de conferir também se possui milhas disponíveis no seu cartão de crédito!

Em relação a hospedagens, ao invés de alugar um quarto de hotel, uma opção interessante é o AIRBNB. Através do aplicativo, você pode se hospedar na casa de algum morador da cidade para onde você vai viajar, pagando um valor bem mais baixo do que normalmente gastaria em uma hospedagem tradicional.

Outra dica é montar com antecedência o roteiro da viagem e compartilhar com os familiares que irão junto com você. Assim você evita perder tempo discutindo onde deverão ir a cada dia durante a viagem. Para isso, você pode usar o site Tripadvisor.

Outro site que pode ajudar bastante durante a sua viagem de férias é o FoursQuare, no qual você vai poder encontrar coisas para fazer perto do local onde você está.

Os serviços estão divididos em categorias, como compras, restaurantes, vida noturna, entre outros.

4 – Evite o excesso de bagagem

Outra dica para que você consiga economizar durante a sua viagem de férias é não levar muita bagagem com você. Dessa forma, você evita ter de pagar por excesso de bagagens.

Além disso, se você levar muitas malas com você, pode acabar tendo a sua locomoção pelo destino dificultada.

5 – Fique atento para as taxas de câmbio

Se a sua viagem de férias for para o exterior, você também deve se preocupar com as taxas de câmbio na hora de trocar a moeda brasileira pela do país da qual você vai.

Se você precisa comprar moeda, o ideal é planejar com bastante antecedência e ir comprando um pouco a cada mês. Assim você evita um impacto muito grande no seu orçamento e em caso de desvalorização da moeda estrangeira você pode aproveitar as oportunidades de baixa.

Outra dica para economizar viajando para fora do país é optar por pagar suas despesas durante a estadia usando um cartão pré-pago ou em dinheiro vivo. Assim você pode limitar os gastos com antecedência, evitando gastar mais do que poderia.

Além disso, evita despesas a mais com o cartão de crédito, já que a taxa de câmbio usada nas compras com essa forma de pagamento será a da data do fechamento da fatura e não a da compra, o que pode fazer com que o valor final acabe sendo mais alto.

6 – Procure por promoções

No artigo de hoje você viu 10 dicas de como economizar durante a sua viagem de férias e poder aproveitar o período de descanso sem comprometer o seu orçamento.

Caso a sua viagem de férias tenha acabado ficando para ser planejada em cima da hora, procure por promoções como saldões de viagens que costumam ser promovidos por empresas grandes do mercado de turismo.

Também há a opção de buscar por voos fretados, que podem oferecer preços bastante atrativos além de vantagens especiais, tais como isenção de multas no caso de cancelamentos ou franquias de bagagem grátis.

7 – Se for parcelar, prefira o boleto bancário

Caso você vá pagar o seu pacote de viagem parcelado, a melhor opção é escolher o parcelamento em até 10 vezes sem juros e de preferência, pagar através do boleto bancário.

Dessa maneira você deixa o limite do seu cartão de crédito livre para cobrir eventuais emergências que possam acontecer durante a sua viagem, em especial se o destino escolhido for fora do Brasil.

8 – Escolha o período que você vai permanecer fora

Muitas vezes você pode pensar que ficar fora por menos dias pode ajudar você a economizar durante a sua viagem de férias, mas isso nem sempre ajuda a reduzir as suas despesas.

O ideal é você controlar seus gastos e planejar tudo com antecedência para conseguir viajar pelo período que você quer sem prejudicar o seu orçamento.

Outra alternativa é apostar em opções de hospedagem em apartamentos duplos ou mesmo triplos. Agências de viagem como a CVS costumam oferecer essa opção que acaba barateando mais os custos do que simplesmente decidir ficar fora por menos dias.

9 – Escolha pacotes de viagem com serviços inclusos

Outra forma de gastar menos em sua viagem de férias é, caso decida comprar um pacote de viagem, optar por opções que possuam inclusos os serviços que você vai precisar, tais como passeios, seguro de viagem, assistência de guias, entre outros.

Algumas opções costumam incluir também pensão completa ou meia-pensão de alimentação. Isso ajuda você a gastar menos com esse item durante os dias que vai permanecer fora.

Em algumas agências é possível que você mesmo monte o seu pacote de viagens ideal, adicionando ao mesmo os serviços dos quais você quer desfrutar. Assim você pode diluir o valor nas parcelas do pacote.

10 – Confira vantagens para hospedagens

Ainda se a sua opção for por adquirir um pacote de viagens com uma agência, verifique se a mesma oferece algum tipo de acordo exclusivo com alguma rede de hotéis. Assim você poderá garantir bons descontos e pagar menos pela sua hospedagem.

Em virtude do grande volume de reservas que faz todos os dias, a CVC, por exemplo, possui acordos com diversas redes de hotéis do país.

Fora do Brasil você pode encontrar inclusive, diversas promoções e acordos que podem oferecer gratuidade na hospedagem para crianças, mesmo em alta temporada, como no caso das férias de dezembro e de janeiro.

11 – Escolha a melhor opção de transporte

Outra forma de reduzir os custos da sua viagem de férias é antecipando a sua viagem em um dia se conseguir encontrar promoções vantajosas e passagens aéreas para essa data.

Além disso, quando for procurar suas passagens, esteja atento às diferenças de tarifas que podem ocorrer de acordo com a data da viagem.

Não deixe de buscar também por outras alternativas, como o ônibus ou o trem, para chegar até o destino escolhido. Além de sair mais em conta, o trajeto pode ser bastante divertido.

12 – Viagens em grupo

Apostar em viagens em grupo pode ajudar também a economizar na sua viagem de férias, isso porque essa opção costuma ser mais barata uma vez que é possível dividir entre os participantes os gastos com hospedagem, por exemplo.

Outra vantagem de viajar em grupo é o fato de que companhias aéreas, agências de viagens e até mesmo restaurantes podem oferecer descontos atraentes para quem indica outras pessoas para usar o serviço.

No artigo de hoje você viu 10 dicas de como economizar durante a sua viagem de férias e poder aproveitar o período de descanso sem comprometer o seu orçamento.

Se você gostou dessas dicas e quer ver mais conteúdo como este, continue acompanhando as nossas publicações e confira também os nossos artigos anteriores no arquivo do blog.

Aqui você pode encontrar dicas para organizar e estruturar a sua vida financeiras e para fazer investimentos com a maior rentabilidade possível.

Artigos que podem ser úteis para você: 5 motivos para começar a investir em 2019 | Como investir para viajar daqui a 2 anos

 

Compartilhe este conteúdo

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no twitter
Twitter

Sobre Nós

A maior plataforma de investimentos do país. Encontre os melhores investimentos de acordo com seus objetivos gratuitamente.

Post Relacionados

organizando as finanças

Dicas infalíveis para se controlar melhor A fórmula de uma vida financeira

sucesso-financeiro

A sorte aqui não tem vez ! Alcançar o sucesso financeiro e

80/20

Conheça o método para controle de finanças. Se você investe seu dinheiro,

Seguir

Mais Assisitidos

Fechar Menu
Abrir Chat
Olá, tudo bem? Me chamo Rafael e sou economista, como posso te ajudar?
Powered by