Organizar seu orçamento é uma forma de garantir que você seja capaz de conquistar seus objetivos e sonhos, e alcançar as suas metas, mas para isso é preciso investir em uma reeducação da sua vida financeira, para utilizar a sua renda de uma forma inteligente.
Com um orçamento mal planejado, você não sabe para onde seu dinheiro está indo, e assim, controlar seus gastos pode ser difícil.
O objetivo deste artigo é ajudar você a alcançar uma vida financeira saudável, aprendendo a organizar seu orçamento e conseguindo poupar dinheiro para realizar seus objetivos, bem como conseguir fazer uma reserva financeira para possíveis momentos de emergência.
Confira nos tópicos a seguir como organizar seu orçamento pode ajudar você a conquistar as suas metas e objetivos e a realizar seus sonhos.
Aprender a organizar o seu orçamento
O primeiro passo é aprender a gastar seu dinheiro de forma mais inteligente, facilitando assim que você alcance os seus objetivos. Para isso, você precisa aprender a lidar com o seu orçamento de maneira organizada, ou seja, a organizar seu orçamento.
É preciso que você seja capaz de estabelecer metas referentes aos seus gastos que sejam compatíveis com a renda que você possui, e fazer um acompanhamento, para perceber se está sendo capaz de alcançar essas metas.
Desta forma, você estará dando o primeiro passo para manter as suas contas em dia e ter dinheiro para realizar seus sonhos, tanto no momento presente, quanto no futuro.
Organizar seu orçamento é o caminho pelo que você precisa seguir para que suas metas e sonhos fiquem mais perto de serem realizadas.
Agindo desta maneira, você evita gastos descontrolados, indo além da conta e adquirindo coisas que não vão agregar valor à sua vida. Essa atitude também ajuda a evitar que a sua vida financeira sofra com boicotes, se tornando mais saudável e estruturada.
Para pessoas acostumadas a fazerem notas de seus gastos em um caderno, a ideia de fazer um orçamento estruturado que seja capaz de oferecer uma comparação eficiente entre determinada meta e seus gastos, pode parecer uma tarefa muito complicada.
Mas isso não é tão complicado quanto parece e nem depende de conhecimentos específicos em finanças.
Além disso, é importante lembrá-lo que hoje em dia, você pode utilizar a tecnologia a seu favor, e utilizar uma planilha eletrônica para organizar seu orçamento, facilitando o seu trabalho.
O processo de organizar seus gastos para obter uma vida financeira mais saudável deve ser um processo constante, não apenas uma medida de emergência nos momentos em que você se encontra em dificuldades ou endividado.
É muito importante que você invista em um bom planejamento financeiro, e seja capaz de organizar e estruturar o seu orçamento de modo a sempre saber para onde cada centavo do seu dinheiro está indo.
Defina onde deve gastar o seu dinheiro
Para manter a sua vida financeira mais saudável, para conseguir realizar os seus objetivos, é necessário que você seja capaz de definir com clareza onde deve gastar seu dinheiro, e é aí que entra a necessidade de organizar seu orçamento.
Após traçar o panorama geral do seu orçamento, sendo capaz de perceber se você tem alguma folga ou se deve realizar ajustes nas suas contas, você deve ser capaz de traçar os seus objetivos, tanto pessoais, quanto financeiros.
Uma vez que você consegue organizar seu orçamento, sendo capaz de perceber onde e como você costuma gastar seu dinheiro, e logo depois definindo seus objetivos e suas metas, você será capaz de organizar sua vida financeira e conseguir realizar os seus sonhos mais facilmente.
Uma das etapas mais importantes de um plano de reeducação financeira é definir quais seus objetivos, afinal de contas, cada ação que você irá realizar dentro desse planejamento deve ser no sentido de conquistar esses objetivos.
A partir dessa visão clara da forma como você costuma gastar seu dinheiro, quando você é capaz de organizar seu orçamento, você vai poder eliminar de todos aqueles gastos que podem ser considerados como supérfluos.
Procedendo um planejamento financeiro estruturado e definindo seus objetivos com clareza, você vai poder gastar seu dinheiro de forma muito mais consciente e de maneira muito mais inteligente.
Porém, antes de começar a buscar os seus objetivos, é muito importante para a saúde da sua vida financeira, que você quite eventuais dívidas anteriores.
Caso você tenha dívidas a quitar, existem algumas atitudes que você pode tomar para acelerar o processo, e eliminar essas dívidas mais rapidamente. Dicas essas que passam pelo ato de organizar seu orçamento. Acompanhe a seguir:
- Caso você tenha algum dinheiro aplicado em títulos de capitalização, proceda o resgate integral desse dinheiro, e o utilize para quitar aquela dívida que possua a maior taxa de juros;
- Caso não tenha dívida a quitar, você pode utilizar esse montante para fazer uma reserva de emergência, investindo em uma aplicação com liquidez, seja no Tesouro Selic ou em um CDB com liquidez diária, por exemplo;
- Para economizar, vá até seu banco, e verifique a possibilidade de mudar a sua conta corrente para uma versão que seja isenta de tarifas. Todos os bancos possuem uma modalidade de conta dessa maneira, e além de ser um direito seu usá-la, isso vai fazer com que você economize dinheiro;
Dicas para definir os seus objetivos e metas de vida
Como já dissemos, para gastar seu dinheiro de forma mais inteligente, é muito importante traçar seus objetivos e metas de vida, para saber como e quando investir, o que faz toda a diferença no momento de organizar o seu orçamento.
Aqui você vai encontrar algumas dicas de como definir seus objetivos e metas de vida, para que seu planejamento financeiro seja construído em torno delas, para alcançá-las o mais rápido possível.
Em primeiro lugar, você precisa organizar seu orçamento e ter o panorama exato da sua situação financeira atual. Dessa forma, você localiza quais são os seus maiores gatos, e sabe exatamente onde costuma realizar os seus gastos.
Logo depois, deve definir quais são os objetivos e metas de vida mais importantes para você, para assim planejar a sua vida financeira de modo a atingir esses objetivos e metas.
Pensando no curto prazo, você deve priorizar a quitação de suas dívidas extras, principalmente as que possuem juros mais altos, como cartões de crédito e o cheque especial.
Em seguida, você deve pensar em quais são as suas necessidades mais urgentes e imediatas, como uma pequena reforma em algo que precise de atenção na sua casa, por exemplo.
Depois de conseguir alcançar essas metas, é que você deve começar a traçar objetivos maiores dentro da forma como você escolheu organizar seu orçamento.
Em relação ao médio prazo, é o momento de traçar metas e objetivos relativamente maiores, que irão exigir um maior investimento financeiro para serem alcançadas.
Nos objetivos a serem considerados de médio prazo incluem-se quaisquer bens ou serviços que possam ser conquistados em um prazo máximo de 5 anos.
Os objetivos de longo prazo são aqueles desejos considerados maiores, que exigem um período de tempo superior e um planejamento maior para serem conquistados.
Nesta categoria encontram-se os objetivos e metas que precisarão da colaboração conjunta dos membros da família, e necessitarão de mais de 5 anos para serem alcançados.
Para atingir metas como essa, é necessário um planejamento maior e mais detalhado na hora de organizar seu orçamento.
Uma dica é que você coloque no papel em quanto tempo você gostaria de atingir cada um desses objetivos, e quanto de dinheiro você vai precisar guardar a cada mês para chegar até ele.
Objetivos de longo prazo podem ser uma viagem em família para o exterior, trocar o carro por um modelo mais novo e mais caro, ou até a aquisição de uma nova casa ou de um apartamento.
O mais importante para conseguir alcançar um objetivo de longo prazo, é que os membros da família estejam de acordo, e dispostos a fazer o máximo para conseguir alcançá-lo e todos devem contribuir para organizar seu orçamento e alcançar essas metas.
Aprenda a economizar dinheiro para realizar os seus sonhos
Com certeza você como todo mundo também tem sonhos, pois então saiba que para realizar esses sonhos, será necessário investir algum recurso financeiro.
Para conseguir realizar um sonho, você deve ter em mente que este deve caber dentro do seu bolso, e estar presente no seu planejamento financeiro e para isso, você vai precisar organizar seu orçamento.
Neste ponto do artigo, separamos para você algumas dicas práticas para conseguir poupar o suficiente e conseguir os recursos que vai precisar para investir na realização de um sonho importante.
No exemplo a seguir, usaremos o planejamento de uma viagem, entretanto, você pode seguir o mesmo raciocínio e a mesma base de cálculos para realizar qualquer outro sonho.
A primeira coisa que você deve ter em mente, é que aquela viagem dos seus sonhos vai ser muito melhor aproveitada caso você planeje e se programe com antecedência. E organizar seu orçamento faz parte desse processo.
Vamos supor que o seu objetivo seja uma viagem de férias, que você quer realizar no prazo de 12 meses, com um valor total de 1600 reais. Para isso, você vai precisar economizar 129,71 reais a cada mês.
O valor total da viagem, caso seja realizado um parcelamento, seria de 2000, mas pagando à vista, o valor é de 1600, logo, pagar à vista é uma vantagem, já que pagando à vista, além do desconto evidente de 400 reais, você economiza também 50 reais referentes aos juros da aplicação durante os 12 meses.
Caso você decida financiar a viagem, você terá que pagar 166,71 reais mensalmente, o que equivale a uma diferença de aproximadamente 35 reais. Esse gasto, se somado, pode ser usado para despesas durante a viagem, como a alimentação, o que é um jeito bem melhor de gastar seu dinheiro.
Para conquistar seus sonhos, o melhor jeito é investir seu dinheiro e organizar seu orçamento. Além disso, economizar sempre que possível, e procurar fontes alternativas para aumentar a sua renda, são uma ótima forma de acelerar a realização das suas metas e dos seus objetivos.
Revise tudo com periodicidade
Para organizar seu orçamento de forma mais inteligente e saudável e dessa forma, ser capaz de conquistar todos os seus objetivos e realizar os seus sonhos, você deve revisar esse planejamento de tempos em tempos.
Um fato da vida é que nossos objetivos, metas, sonhos e necessidades mudam constantemente, por isso, para não se desmotivar e acabar com a sensação de que está economizando em vão, é importante que você revise suas metas e objetivos com certa periodicidade.
Se perceber que algo mudou na sua forma de gastar seu dinheiro, ou que deseja algo diferente neste momento, do que desejava antes, faça as alterações necessárias no seu planejamento financeiro e mude a forma que você está usando para organizar seu orçamento.
Talvez você tenha planejado, daqui a cerca de 12 meses, comprar um carro, mas durante esse período, seja promovido no trabalho, e por isso, seu orçamento mude, por exemplo.
Esse é um bom momento para rever a forma como você costuma organizar seu orçamento e atualizar a sua meta, afinal, se você está ganhando mais, pode economizar mais, e adiantar a realização do seu sonho.
Talvez nesse meio tempo, você descubra que prefere um outro modelo, que pode ser mais barato que o idealizado anteriormente, então, mais uma vez é o momento de organizar seu orçamento de uma forma diferente, já que seu objetivo também é diferente agora.
No artigo de hoje você viu como organizar seu orçamento pode ajudar você a ficar mais perto da realização de seus sonho e objetivos, aprendendo a gerir o seu dinheiro de forma mais inteligente e a manter a sua vida financeira saudável e bem estruturada.
Se você gostou desse artigo e quer conferir mais dicas de investimentos e formas para manter as suas finanças organizadas e estruturadas, em nosso blog você encontra muito mais conteúdo como esse.
Para isso, confira as nossas publicações anteriores em nosso arquivo e continue acompanhando as nossas postagens.
Artigos que podem ser úteis para você: 10 Dicas de planejamento fácil para por em prática agora | 5 investimentos mais rentáveis que a poupança