Como usar a Nuconta, a conta do Nubank!

 

Você já conhece e sabe como usar a Nuconta, a conta do Nubank? Se você ainda não conhece esse serviço, vale a pena se informar sobre ele e descobrir se as características do mesmo atendem as suas necessidades e podem ajudar você a controlar melhor a sua vida financeira.

Desde o final do ano passado, o Nubank, que era apenas um serviço de cartão de crédito, se tornou uma instituição financeira.

Para saber como usar a Nuconta, a conta do Nubank o primeiro conceito que você deve entender é que a Nuconta não se trata de uma conta corrente ou uma conta poupança em si, mas sim como uma conta de pagamento e que pode oferecer rendimentos para os usuários.

No artigo de hoje você vai conferir como usar a Nuconta, a conta do Nubank e quanto ela pode oferecer de rendimentos. Confira.

O que é a Nuconta e como ela funciona?

O primeiro passo para saber como usar a Nuconta, a conta do Nubank é entender o que ela é e como ela funciona.

Em primeiro lugar é necessário esclarecer que, oficialmente falando, a Nuconta não se trata de uma conta corrente ou uma conta poupança.

Na verdade, a conta do Nubank consiste em uma conta de pagamento, isso porque, pelo menos até recentemente, o Nubank não poderia oferecer uma opção de conta corrente em virtude do fato de que o seu capital social estava fora do território nacional.

A própria Nubank explica que de acordo com o que é estabelecido pela regulação vigente do Banco Central, para a modalidade de conta corrente, o dinheiro depositado pelo usuário deve ser separado do patrimônio do Banco, podendo ser utilizado apenas em aplicações nos Títulos Públicos Federais.

Entretanto, estava entre as pretensões da empresa se tornar uma financeira em pouco tempo, o que de fato aconteceu em janeiro de 2018.

Para aproveitar os benefícios da Nuconta, a conta do Nubank é necessária solicitar a Nuconta para o Nubank e então aguardar que você seja selecionado. Para isso, não é necessário ter o cartão Nubank.

Depois de ter a sua solicitação aceita, para usar a sua Nuconta, a conta do Nubank você deve baixar o app, fazer o seu cadastro e depositar dinheiro na conta.

É possível fazer depósitos por meio de boletos bancários ou por meio de transferências, como em qualquer instituição bancária. Neste caso, o código bancário do Nubank é 260.

O que é possível fazer com a Nuconta, a conta do Nubank?

A Nuconta, a conta do Nubank, ainda é um pouco limitada, tanto que o próprio Nubank afirma que não é recomendado cancelar sua conta corrente em outros bancos para utilizá-la exclusivamente.

No aplicativo, as telas disponíveis da Nuconta, a conta do Nubank, são:

  • Minha conta: onde estão disponíveis os dados da sua conta e onde você pode gerar um boleto bancário para realizar depósitos em dinheiro/
  • Pagar: onde é possível realizar pagamentos, quase que de forma instantânea, de suas faturas, de parte delas ou de boletos bancários de cobrança;
  • Transferir: aqui você poderá adicionar contas bancárias de outras instituições financeiras e realizar transferências de dinheiro para seus contatos. O aplicativo então vai gerar um comprovante de depósito que pode ser compartilhado pela internet.

A funcionalidade mais interessante da Nuconta, a conta do Nubank é que é possível incluir entre os contatos mais de uma conta bancária para cada pessoa. Além disso, é possível também escanear códigos QR de alguém que também possua uma Nuconta e os dados serão inseridos de forma automática.

Outro ponto diferencial que apesar de bastante simples, também pode ser bem útil é que a Nuconta notifica o usuário sempre que ocorrem entradas ou saídas de dinheiro na conta dele.

Esse serviço já é disponibilizado por outras instituições bancárias, entretanto, geralmente é pago. A funcionalidade é bastante prática e saber o momento em que uma transferência é realizada na sua conta, pode te ajudar a controlar melhor o seu orçamento.

O pagamento de boletos bancários, no lançamento da Nuconta, a conta do Nubank, não era possível de ser realizado. Entretanto, esse recurso, que era um dos mais importantes que faltavam no aplicativo, já foi liberado para os usuários de forma gradativa. Em algum tempo, o recurso já deve estar disponível para todos.

O que não é possível fazer com a Nuconta?

Mesmo nos recursos já disponibilizados para os usuários, a Nuconta, a conta do Nubank ainda é bem limitada.

O usuário não pode, por exemplo, deletar ou editar um contato: caso você preencha algum dado de forma equivocada, será necessário adicionar outra conta para o contato e ambas ficarão salvas no aplicativo. Também não existe uma opção para preencher o valor total de uma fatura para o pagamento.

Ao ser comparada com uma conta corrente de outras instituições bancárias, a Nuconta é bem limitada, até mesmo nas funcionalidades mais básicas.

Por meio da Nuconta, a conta do Nubank, o usuário não pode:

  • Fazer uma solicitação de cartão de crédito;
  • Pagar impostos como o IPVA e o IPTU;
  • Agendar transferências em dinheiro;
  • Fazer recargas de aparelhos celulares;
  • Realizar saques de dinheiro.

Na verdade, na Nuconta é possível realizar saques em dinheiro, entretanto, há uma limitação de 5% do limite e o usuário vai ter de pagar IOF de 0,38% com, mas 0,0082% ao dia até que seja atingido um total de 3% do valor retirado.

Além disso, nem todos os usuários que conseguem ser aceitos pela Nuconta conseguem também o cartão Nubank.

Por fim, recursos mais avançados, tais como a opção de débito automático e o suporte para a Samsung, Apple ou Google Play também não estão disponíveis e ainda poderão demorar um tempo para serem disponibilizados na Nuconta.

De quanto é o rendimento da Nuconta?

Um dos grandes diferenciais para o usuário da Nuconta, a conta do Nubank, é o fato da mesma oferecer um rendimento diário e a possibilidade de sacar todo o dinheiro quando ele quiser, de forma instantânea, por meio do TED.

O Nubank faz aplicações nos Títulos Públicos Federais e a rentabilidade é bastante próxima a da taxa Selic, nossa taxa de juros.

No ano de 2018, a precisão de rentabilidade da Nuconta, a conta do Nubank, divulgada pela empresa, era de 5,69% ao ano. O percentual já foi dado depois de descontados os impostos como o IOF e o Imposto de Renda.

No momento, as aplicações estão prefixadas em 100% do CDI, porcentagem que, segundo a comunicação do Nubank, poderá sofrer uma pequena flutuação futuramente para que seja possível custear a operação da conta.

Levando essa taxa em consideração, o rendimento da Nuconta, a conta do Nubank, pode ser considerado bom.

Em uma comparação com o Tesouro Selic, por exemplo, aplicação que é normalmente indicada para a criação de uma reserva financeira, em um investimento de 10 mil reais, o valor líquido do mesmo ao final de um ano seria de 10.557,75 reais.

Já no caso da Nuconta, por sua vez, o rendimento foi 13,97 reais mais alto, ficando em 10.571,72 reais.

A diferença é justificada porque, ainda que em ambos os casos, os investimentos estejam sujeitos ao pagamento de 17,5% de Imposto de Renda, o Nubank não paga a taxa de administração de 0,3% ao ano sobre o valor investido do Tesouro Direto, que o usuário precisaria pagar.

Entretanto, caso o usuário movimente bastante o dinheiro, a cobrança de IOF, pelo fato de estar sacando parte do dinheiro aplicado, pode acabar reduzindo ou até mesmo anulando os rendimentos do mesmo.

Ainda que o rendimento da Nuconta, a conta do Nubank seja um pouco mais alto, não é indicado que o usuário tire todas as suas reservas do Tesouro Selic nesse momento.

Isso porque a aplicação pela Nuconta não será realizada em seu CPF e esse investimento não conta com a garantia do FGV.

Sendo assim, se por alguma eventualidade, o Nubank quebrar, o FGC não vai garantir o seu investimento, diferente do que acontece em diversas outras alternativas de aplicações em renda fixa.

A Nuconta vale a pena?

Atualmente, ainda com poucos recursos para ser a conta principal do usuário, a Nuconta, a conta do Nubank é interessante como conta secundária, onde é possível receber o seu salário, realizar transferências e deixar que o dinheiro renda até o vencimento da fatura.

Além disso, é interessante por permitir uma boa integração com o cartão Nubank e não ser necessário passar por uma análise de crédito para efetuar o cadastro.

Mesmo quem não possui o cartão Nubank, consegue efetuar a abertura da conta em menos de 3 minutos. Usuários do cartão Nubank, conseguem ativar a Nuconta em cerca de 30 segundos.

Agora você já sabe como usar a Nuconta, a conta do Nubank e o quanto essa alternativa de conta de pagamento pode render para você.

Se você gostou desse artigo e quer ver mais conteúdo como este, continue acompanhando as nossas postagens e confira também nossos artigos anteriores com dicas para ajudar você a cuidar melhor da saúde da sua vida financeira e os melhores investimentos para aplicar o seu dinheiro.

Artigos que podem ser úteis para você: Como fazer o planejamento financeiro do seu lar| Qual melhor investimento em Renda Fixa?

 

Compartilhe este conteúdo

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no twitter
Twitter

Sobre Nós

A maior plataforma de investimentos do país. Encontre os melhores investimentos de acordo com seus objetivos gratuitamente.

Post Relacionados

Volatilidade nas alturas! Quem investe no mercado de ações, já se deparou

São vários os segmentos que dão possibilidade de iniciar um investimento sem

Economia compartilhada

Você está pronto para a mudança?  Segunda Guerra Mundial. Chernobyl. São fatos

Seguir

Mais Assisitidos

Fechar Menu
Abrir Chat
Olá, tudo bem? Me chamo Rafael e sou economista, como posso te ajudar?
Powered by