O que é mais importante?
Muito se fala sobre alcançar a independência financeira e ter uma vida mais tranquila quando o assunto é dinheiro. Apesar disso, é cada vez mais frequente encontrar pessoas que não dominam este conceito e que se confundem na hora de diferenciar a independência financeira da liberdade financeira.
Se este é o seu caso, o artigo de hoje é para você. Leia o texto até o final e conheça as diferenças entre independência e liberdade financeira. Com informação e empenho você consegue não apenas entender melhor estes conceitos, mas também atingi-los ao longo da sua vida.
Acompanhe!
O que é independência financeira?
A independência financeira é conquistada no momento em que você acumula uma determinada quantia de patrimônio que lhe permite viver de renda. Ou seja, quando os valores acumulados e investidos por você ao longo da vida são suficientes para suprir todas as suas necessidades mensais.
Nesta situação, você não depende mais de nenhum outro ganho – como o salário, por exemplo – para quitar todos os seus compromissos mensais, uma vez que o montante acumulado durante um determinado período é suficiente para lhe oferecer uma vida confortável.
Quanto é necessário para alcançar este patamar?
A questão da quantia necessária para se atingir a independência financeira é bastante discutida, já que muita gente tem o hábito de impor um determinado número para se alcançar ao longo dos anos que, na prática, seria o montante necessário para que alguém pagasse suas despesas mensais e se considerasse independente financeiramente.
O fato é que, na prática, o patamar desta independência financeira é variável e pessoal. Isso porque os custos mensais de cada indivíduo são particulares de cada um: se os seus custos mensais são mais baixos, espera-se que os números para uma eventual independência financeira também sejam menores, assim como pessoas que têm um custo mais alto mensalmente precisam juntar mais dinheiro para alcançar suas independências financeiras.
Conquistar a independência financeira, portanto, está relacionada intimamente à quantidade de dinheiro que uma pessoa julga ser necessário ter todos os meses para pagar suas contas. É importante, no entanto, ter em mente que o conceito de independência financeira não está ligado, necessariamente, à aposentadoria.
Você pode conquistar sua independência financeira e, ainda assim, continuar trabalhando para gerar ainda mais renda, acumular patrimônio e atingir sua liberdade financeira. Saiba mais sobre este outro conceito a seguir.
Conheça nossa consultoria de investimentos e monte sua carteira
O que é liberdade financeira?
A liberdade financeira nada mais é que um estágio alcançado por um indivíduo no campo das finanças. No qual, é possível tomar todas as decisões relacionadas ao dinheiro com maior tranquilidade – respeitando seus desejos, metas e objetivos.
Neste estágio, as preocupações financeiras acabam sendo reduzidas e perdem a relevância em muitas situações. uma vez que a sua vida financeira estará em ordem e você terá acumulado patrimônio suficiente para fazer escolhas pessoais sem colocar o dinheiro em primeiro lugar.
Um exemplo desta situação seria a escolha de aceitar ou não uma oferta de emprego ou até mesmo a decisão de mudar de profissão. Com a liberdade financeira é plenamente possível planejar e programar sua vida focando-se naquilo que realmente lhe satisfaça, e não mais apenas na questão financeira.
Liberdade financeira x independência financeira
Vale a pena ressaltar, entretanto, que é possível uma pessoa atingir o estágio de liberdade financeira sem, necessariamente, alcançar a independência financeira concomitantemente. Um indivíduo que tem uma boa reserva de emergência, por exemplo, pode conquistar certa liberdade financeira, mas ainda estar bastante distante da sua independência financeira.
Na prática, no entanto, estes conceitos são complementares. Afinal, com a liberdade financeira torna-se possível tomar decisões baseadas naquilo que realmente importa – como suas metas, objetivos e até mesmo seus desejos pessoais – visando a satisfação e a realização pessoal. Atingir a independência financeira, neste cenário, torna-se uma conseqüência natural.
Portanto, se o seu objetivo é atingir a independência financeira, lembre-se sempre de considerar, em primeiro lugar, a conquista da liberdade financeira – que é mais fácil de ser conquistada ao longo dos anos e que tem condições de abrir seus caminhos para que a independência financeira seja alcançada em um prazo muito menor de tempo.
E você, tem planejado a conquista da sua liberdade e independência financeira? Deixe seu comentário e compartilhe conosco sua opinião sobre este tema!