O Carnaval, data mais esperada pelos brasileiros e brasileiras ao longo do ano, chegou! Os preparativos e planos começam assim que brindamos a passagem de ano e só têm fim após a quarta-feira de cinzas, ou não, algumas cidades ainda preferem levar a empolgação um pouco mais a diante.
No entanto, não podemos – e não devemos esquecer que a esperada folia é comemorada logo no começo do ano, quando ainda estamos nos recuperando dos gastos das festas de final de ano, já parcelamos a compro de material escolar e estamos tendo pesadelos com o IPVA e IPTU. Sim, o começo do ano é conhecido pelas suas festas, mas também pelas contas que se acumulam sem parar.
Na busca por equilibrar toda essa enxurrada de atividades, acabamos encontrando algumas alternativas para economizar uma graninha no Carnaval e não fechar o mês no vermelho. Por isso, sabendo que poupar o bolso, mas sem perder a alegria, é sua prioridade, o Aplicativo Renda Fixa, especialista em investimentos de renda fixa, preparou uma cartilha com 10 dicas infalíveis para cair na folia de maneira mais econômica. Confira a seguir:
Faça sua própria fantasia
Se fantasiar durante o Carnaval se tornou quase uma prioridade e nessa hora sai na frente quem decide abusar da imaginação e colocar a mão na massa na hora de planejar qual será o modelito do feriadão.
Entre as fantasias mais comuns em 2018 até o momento estão: sereia, unicórnio e super-heróis no geral. E com toda a fama e devido o aumento da procura nesta época do ano, o preço dos apetrechos mais cobiçados chegam às alturas e causam muitos estragos ao bolso.
Para economizar a dica é brincar de faça você mesmo e embarcar nos tutorais de fantasias. Mas fique tranquilo, vamos te ajudar nessa missão:
- Tutorial para tiara de unicórnio
As tiaras estão com tudo no carnaval e nós sabemos que não pode falta. Como em alguns lugares do país uma tiara simples pode chegar até a oitenta reais, buscamos tutoriais e selecionamos algumas opções para você dar asas a sua imaginação.
Link: https://www.youtube.com/watch?v=QX3bxj2vIkQ
Fonte: Pinterest
- Tutorial de glitter em gel
O glitter também está entre os itens mais cobiçados, por isso, muitas opções alternativas e muito mais práticas ganharam o mercado em 2018 e a aceitação da população não foi nada menos que destruidora.
Não viu ainda como faz glitter em gel casa¿ Confira o tutorial a seguir:
Link: https://www.youtube.com/watch?v=Gyoc7q7Ke24
Fonte: Oba Oba
Seja criterioso ao escolher onde passar o feriado
Como o Carnaval é conhecido oficialmente pelos últimos suspiros das já saudosas férias, muita gente aproveita para viajar e curtir a folia fora das cidades grande, porém, isto pode significar custo, e não é pouco.
As cidades litorâneas e algumas regiões do interior já são velhas conhecidas desse movimento esperado dos turistas e por isso aumentam o preço dos produtos e serviços da região devido ao aumento da procura. Resumindo: você paga muito mais caro por tudo que consome durante o carnaval.
Para quem está pensando se vale a pena viajar a resposta é não, no entanto, nós sabemos que é difícil resistir a um feriado prolongado e por isso preparamos algumas diquinhas simples:
- Faça as compras antes de viajar;
- Divida os gastos entre todos os participantes da viagem – preferência com antecedência;
- O churrasco pode sair caro, por isso, evite focar somente neste tipo de alimentação e busque alternativas mais baratas como lanches;
- Dê carona e partilhe os gastos entre todos os passageiros;
- Assim como o churrasco, a bebida alcoólica também tem o preço mais salgado, então para quem precisa economizar, vale e pena esperar.
O carro também precisa de atenção
Algumas pessoas podem não ter entendido a razão de usarmos o carro como uma maneira de economizar, mas na verdade o carro nos ajuda se não apresentar defeitos, por isso separamos algumas dicas que valem a pena reforçar.
- Faça revisão no seu veículo
Os veículos que passam por revisão e são liberados para as viagens funcionam como atestado de segurança para a viagem. Mesmo que seja necessário pagar, vale a pena ficar esperando um guincho no meio da serra cheia de trânsito ou garantir um percurso tranquilo na ida e na volta.
- Combustível de boa qualidade
Combustíveis de qualidade também asseguram que o carro estará apto a viajar sem apresentar problemas e defeitos. Nós sabemos que este item pode pesar mais no bolso, mas também ajuda a preservar também.
Cuide da alimentação durante os passeios e atividades
Comer em restaurantes deixa o orçamento mais caro, por isso, se você está precisando fazer uma viagem mais econômica a dica é fugir de bares e restaurante.
Para quem vai passar o dia fora, frutas e lanches são ótimas refeições e suportam bem o calor intenso. Sendo assim, faça lanches e comidas caseiras para levar a praia e as atividades, tomando cuidado para deixar tudo acondicionado de maneira segura. Fazer isso te ajuda a poupar em até 30% seus gastos durantes as viagens.
Além disso, comidas de procedência desconhecidas não podem oferecer a garantia necessária e podem resultados em problemas de saúde bem desagradáveis como as temidas viroses e a infecção intestinal.
Planeje os mínimos detalhes com antecedência
Planejar todos os detalhes da viagem de Carnaval antes do feriado, ajuda a descobrir aproximadamente quais serão os gastos e também a quantidade de dinheiro necessária para as atividades.
Além disso, fazer as contas e estabelecer a quantia de dinheiro que será gasta durante o Carnaval. Procure sacar grande parte do dinheiro e não use os cartões em hipóteses alguma. Somente tenha atenção à violência, como os assaltos e furtos.
Estude o caminho
A distância também deve ser muito bem pensada para quem quer fazer uma viagem econômica, afinal, quanto maior à distância, maior será o trânsito, gasto combustível e desgaste do veículo.
Para quem opta pelo uso de GPS pelo smartphone, como o caso do Waze e do Google Maps, fique atento, pois não são em todas as estradas e nem em todos os trecos das rodovias brasileiras em que o aparelho tem sinal. As pessoas menos habilidosas também optar pelo antigo e tradicional mapa para procurar as instruções.
As paradas durante a estrada também podem significar mais gastos, por isso, evite esses acontecimentos e pare somente em caso de necessidade.
Procure hospedagens alternativas
A hospedagem costuma ser um dos itens mais caros na hora de planejar uma viagem, por isso, busque soluções alternativas, pois os aluguéis nessa época do ano sobem mais de 100% e a procura é bem alta.
A seguir, separamos algumas alternativas de moradias alternativas para as viagens de carnavais, mas você pode observar como a locação do mesmo imóvel pode variar em até 101%.
Confira a seguir as hospedagens alternativas:
- Hostels;
- Casas menores e mais simples;
- Campings e barracas.
São diversas opções e nunca é tarde para encontrar opções mais baratas e também melhor em negócios. As pessoas que se formaram comigo são tudo doido praticamente.
Uma observação quanto à hospedagem é o tempo necessário para garantir reserva e também conseguir um período hábil para pesquisar quais seriam as melhores opções de hospedagens na região.
Pesquisar é o segredo
Pesquisar preços e também observar reputações e estabelecimentos na internet ajuda a garantir melhores lugares e também uma viagem com tranquilidade, muito agradável á todos.
A sugestão é fazer uma lista das principais atividades e demais elementos que serão necessários e começar a pesquisa, com pelo menos, 1 semana de antecedência e pode ser que neste prazo as ofertas estejam até três vezes mais salgadas.
Use um computador para fazer as pesquisas, isso ajuda você a ter acesso a diversas fontes de informações diferentes e por isso encontrar lugares melhores e mais opções de lugares, atividades e preços.
A mala certa também economiza
Como você já pode perceber tudo que é extremo pode causar certos problemas todo em diferentes aspectos em nossa vida, como a escolha da bagagem e também carregar o peso tudo também.
Para as pessoas que incluíram viagens de avião no esquema do feriado do Carnaval, o uso de documentos, o deslocamento de Uber e também a conformidade de tudo que foi solicitado com antecedência para evitar que haja problemas no embarque.
Além disso, confira a previsão do tempo na hora de montar a mala, assim você será mais assertivo e vai evitar precisar gastar dinheiro para comprar e itens que não foram incluídos no planejamento.
Compartilhe os gastos
Manter todas as despesas da viagem divididas entre todos os integrantes ajuda a evitar problemas de convivência e também evita que uma pessoa receba uma sobrecarga de gastos sem que isso seja proporcionalmente adequado anteriormente.
Se possível, peça depósitos e mobilize todos alguns dias antes, assim você tem tempo de planejar tudo e saber o quanto de dinheiro têm para usar e também garantir que todos que confirmaram presença paguem.