Faxina Financeira: Faça sobrar dinheiro!

Limpar a casa não é uma tarefa simples, existe a sujeira pesada que só desaparece depois de muito esfregar. Na vida financeira, você precisa identificar qual a sujeira que mais te atrapalha para conquistar a independência financeira. A faxina financeira, será essencial para sobrar dinheiro e começar a investir.

Em primeiro lugar, comece tirando o seu extrato mensal.

Assim você terá um panorama geral de como está a saúde das suas finanças. Com uma caneta, marque aqueles gastos que independente do que aconteça terá que arcar. Por exemplo: aluguel, taxa de condomínio e até mesmo transporte.

Este é o seu gasto fixo. Com isso em mente, perceba qual a porcentagem que está gastando com relação ao seu salário líquido. Fique atento para não ultrapassar 30% das suas receitas. Isso porque você ainda possui os gastos variáveis.

Faxina financeira nos gastos variáveis

Ainda com o extrato na mão, pegue outra cor de caneta e grife todos os gastos que são esporádicos. Na mesma linha, você conseguirá enxergar em qual setor está desperdiçando dinheiro.

Para algumas pessoas a alimentação fora de casa acaba pesando mais no bolso. Aquele doce fora de hora, as várias coxinhas no horário de almoço do trabalho, no final do mês somam um valor que pode te deixar perplexo.

O problema não está em gastar roupas, lazer e até mesmo em doces. O principal é ter um planejamento e se propor a gastar apenas um valor fixo para esta categoria.

Por exemplo, se você identificou que comer fora de casa é o seu maior ofensor, a faxina financeira deve começar por aí.

Já pensou em levar comida de casa 2 vezes na semana? Que tal ir em um restaurante por quilo mais barato?! Existem várias opções para você conseguir manter o mesmo padrão de vida, porém, gastando menos.

Em segundo lugar, entre em sites de compras coletivas e garanta o seu cupom de desconto. Sempre vale a pena pesquisar se o restaurante que você gosta tem cupom ou cartela de fidelidade.

Entenda seu padrão de vida

Após verificar os extratos, entenda se você está vivendo dentro da sua realidade. Se no final do mês, precisa pegar dinheiro do banco emprestado, isto é um sinal claro de que: Você precisa gastar menos para o orçamento encaixar dentro das suas receitas ou ganhar mais para adequar ao seu padrão de vida atual.

Se for necessário, mude-se para uma casa com um bairro mais afastado ou menor. Isso fará com que o seu custo fixo diminua.

A faxina financeira só será eficaz se o dinheiro que economizar for investido.

De nada adianta se esforçar para economizar se for para gastar com coisas que não vão acrescentar no seu futuro.

Trace objetivos claros

Ter metas claras sobre o que você quer ter no futuro te dará um norte para se organizar no presente. Pense onde você quer morar, quais viagens quer realizar e até mesmo quais cursos pretende fazer.

Com os objetivos será mais fácil eliminar gastos desnecessários uma vez que as suas metas terão mais relevância na sua vida.

Elimine as dívidas

Na limpeza de uma casa existe um produto químico diferente para cada tipo de sujeira. Da mesma maneira acontece na faxina financeira, para cada tipo de problema será necessário encarar de uma forma distinta.

Eliminar as dívidas será um passo importante na jornada para acabar com os gastos desnecessários. Isso porque os gastos com os juros do débito enriquece os bancos e em muitos casos torna-se uma bola de neve impagável.

Por isso, sempre negocie as dívidas. Veja qual foi o valor inicial que pegou emprestado com o banco e compare com o valor atual. Procure a agência mais próxima e converse com o seu gerente.

Também é possível pegar um empréstimo que tenha uma taxa menor e pagar o que tem o maior percentual de juros. Desta forma, você estará trocando uma dívida cara por uma barata.

Desta forma, ter clareza dos seus gastos fixos e variáveis será essencial para começar a sua faxina financeira. Feito isso, entenda se o seu estilo de vida está adequado ao seu salário líquido. Mesmo sendo autônomo é importante definir o seu salário e o quanto será destinado para reinvestimento na empresa.

Com objetivos claros ficará mais simples a sua jornada rumo aos investimentos. Qualquer dúvida entre em contato com um de nossos especialistas de forma totalmente gratuita.

Bons investimentos e até a próxima!

Compartilhe este conteúdo

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no twitter
Twitter

Sobre Nós

A maior plataforma de investimentos do país. Encontre os melhores investimentos de acordo com seus objetivos gratuitamente.

Post Relacionados

Por que o Nubank comprou a Easynvest? No dia 10 de Setembro,

Muitas vezes, quando as pessoas começam no mundos dos investimentos umas das

Volatilidade nas alturas! Quem investe no mercado de ações, já se deparou

Seguir

Mais Assisitidos

Fechar Menu
Abrir Chat
Olá, tudo bem? Me chamo Rafael e sou economista, como posso te ajudar?
Powered by