Nubank: Como funciona a conta digital

 

Como uma alternativa a tradicional conta corrente dos bancos brasileiros, a conta digital do Nubank, chamada carinhosamente de NuConta, chamou muita atenção do mercado desde o dia do seu anúncio, em um evento realizado na sede da empresa em 24 outubro de 2017.

O objetivo é te ajudar a entender como a NuConta funciona e se a proposta se encaixa nas suas necessidades. Ao longo deste artigo, vamos abordar os seguintes tópicos:

 

  1. O que é o Nubank?
  2. Como funciona a NuConta?
  3. Qual a documentação necessária para abrir uma conta?
  4. É possível fazer saques?
  5. Quais são as tarifas cobradas?
  6. O dinheiro parado na conta rende alguma coisa?
  7. Tem cheque especial?
  8. Posso usar meu cartão de crédito do Nubank na função débito?

O que é o Nubank?

O Nubank é uma startup que nasceu em terras tupiniquins e atua no setor financeiro. A fintech ficou muito conhecida no mercado por oferecer o seu cartão de crédito totalmente livre de tarifas e anuidade. O controle dos gastos é inovador, feito por um aplicativo prático e de fácil manuseio.

Uma função muito interessante é o alerta de compras. Sempre que o cartão é utilizado, o aplicativo emite em questão de segundos um alerta no celular informando o valor e o estabelecimento em que a compra foi realizada. Caso o cliente não reconheça a compra e suspeite que o cartão tenha sido clonado, o processo de bloqueio é feito diretamente no aplicativo do Nubank, sem a necessidade de fazer nenhuma ligação.

Outro diferencial da startup é atendimento impecável prestado pelos colaboradores da startup, totalmente focado na satisfação do cliente. Esse e outros tantos pontos positivos que levaram o roxinho a fazer tanto sucesso e dar o próximo passo: criar uma conta digital e livre de tarifas.

Como funciona a NuConta?

Com a criação da NuConta, o Nubank entrou com tudo no mundo das contas digitais. A conta é totalmente gratuita e permite o uso de diversos serviços e funcionalidades sem nenhuma cobrança de tarifa de manutenção ou que fica escondida nas entrelinhas.

Como o Nubank ainda não é um banco – atualmente está enquadrada como “Instituição de Pagamento” –, a NuConta é considerada uma “Conta de Pagamento” e não conta corrente. Por esse motivo, alguns serviços ainda não estão disponíveis na versão atual.

Como solicitar a abertura da conta?

Para quem já possui o cartão de crédito do Nubank, o processo de abertura de conta é mais rápido, uma vez que a empresa já possui a documentação do solicitante. No entanto, como está em fase beta, a conta digital está sendo liberada aos poucos para um grupo limitado de clientes, e têm prioridade aqueles que já possuem o roxinho. Caso queira entrar na lista de espera para testar a NuConta, basta entrar no site do Nubank e preencher alguns dados como, nome, e-mail e CPF.

Quais são as tarifas cobradas?

Esse é o diferencial que mais chama atenção na NuConta: não há cobrança de tarifas. Clientes que possuem a NuConta podem fazer transferência para outros clientes que também possuem a NuConta de forma totalmente gratuita e rápida. A transferência entre NuContas também pode ser feita através da leitura da leitura de um QR Corde gerado pelo aplicativo. Vale ressaltar que o envio de dinheiro para outras instituições via TED também é isento de tarifa e, sendo dia útil e antes das 17h00, é processado em poucos minutos.

É possível fazer saques?

Por ser uma conta de pagamento, infelizmente ainda não é possível efetuar saques. Se você já possui o cartão de crédito do Nubank, o uso dele vai continuar restrito a função crédito. Ainda não é possível efetuar saques nem pagamento de boletos. Como é possível fazer transferências bancárias sem nenhum custo, a saída é fazer uma TED da NuConta para o banco que você normalmente utiliza e efetuar o saque ou pagar os boletos normalmente.

Lembrando que TEDs realizadas aos finais de semana só caem na conta de destino no próximo dia útil, uma vez que ela não foi efetivamente realizada e sim agendada para o dia útil seguinte a transação. Dessa forma, caso você precise utilizar o dinheiro da NuConta aos finais de semana, será necessário transferir o dinheiro para a conta desejada com antecedência.

Posso usar meu cartão de crédito do Nubank na função débito?

Não. Seu cartão Nubank é um cartão de crédito e não está vinculado a sua NuConta.

O dinheiro parado na conta rende alguma coisa?

O dinheiro que entra na NuConta rende automaticamente todos os dias úteis. Por ser aplicado em títulos públicos federais, a promessa é que a rentabilidade fique muito próxima a taxa Selic. Para efeito de comparação, nos padrões atuais a poupança está rendendo 70% da Selic mais a TR, que é uma taxa muito próxima a zero. Lembrando que há incidência de IR (Imposto de Renda) sobre a rentabilidade da sua conta, seguindo a tabela abaixo:

  • Até 180 dias, 22,5%
  • De 181 a 360 dias, 20%;
  • De 361 a 720 dias, 17,5%;
  • Acima de 720 dias, 15%.

Para aplicações inferiores a 30 dias, há também a incidência de IOF (Imposto sobre Operações Financeiras) sobre a rentabilidade do período.

Tanto o IR quanto o IOF são impostos federais obrigatórios e incidem apenas sobre a rentabilidade, não sobre o valor aplicado. Para comparar a rentabilidade de diversos investimentos de renda fixa, acesse sempre o site do aplicativo Renda Fixa.

Tem cheque especial?

Por estar enquadrada como uma “Conta de Pagamento”, a NuConta não disponibiliza cheque especial para seus clientes. Considero até um ponto positivo, já que os clientes da NuConta não vão conseguir utilizar essa modalidade caríssima de crédito, cujos juros ultrapassam facilmente os 300% ao ano. Se você quiser saber mais sobre o cheque especial, leia o nosso artigo Cuidado com o cheque especial.

Espero que esse artigo tenha ajudado a entender todo o funcionamento da NuConta. Ficou com alguma dúvida? Quer sugerir algum tema pra gente falar aqui no blog? Comente aqui embaixo que a gente responder o mais rápido possível! Abração =)

Sugestões de artigos: Cartão de Crédito: Como funciona? | Tesouro Selic

 


Equipe App Renda Fixa
contato@rendafixa.rocks

 

Compartilhe este conteúdo

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no twitter
Twitter

Sobre Nós

A maior plataforma de investimentos do país. Encontre os melhores investimentos de acordo com seus objetivos gratuitamente.

Post Relacionados

Ganhou um aumento no trabalho, recebeu uma proposta do seu banco e

A-importância-da-inteligência-financeira-nos-investimentos

Seu cérebro é o maior sabotador! Você já parou para pensar em

organizando as finanças

Dicas infalíveis para se controlar melhor A fórmula de uma vida financeira

Seguir

Mais Assisitidos

Fechar Menu
Abrir Chat
Olá, tudo bem? Me chamo Rafael e sou economista, como posso te ajudar?
Powered by