Onde está o meu erro ao tentar economizar dinheiro?

 

Economizar dinheiro nem sempre é fácil. Planejamento, organização, determinação e disciplina são necessários para alcançar esse objetivo. Entretanto, apesar de parecer complicado muitas vezes, não é algo impossível de se alcançar.

Caso você não esteja conseguindo economizar dinheiro é porque provavelmente você está cometendo alguns erros sem se dar conta disso.

Para ajudar você a resolver esse problema e organizar melhor as suas finanças para que então, finalmente, você possa guardar alguma quantia em dinheiro para conquistar qualquer que seja o objetivo que você almeja, separamos para algumas dicas valiosas nesse sentido.

Descubra neste artigo onde pode ser que você esteja errado na tentativa de economizar dinheiro e algumas estratégias interessantes para resolver o problema. Confira.

Você está adiando para começar a economizar?

Um dos erros mais comuns que pode ser cometido na hora de economizar dinheiro é já no momento do planejamento, quando muitos tendem a esperar o momento de começar a poupar.

Se você ficar sempre deixando para depois, esperando um momento melhor é bem provável que este momento nunca chegue e você acabe nunca começando.

O ideal é que você comece a economizar dinheiro o quanto antes for possível e não fique adiando até o momento em que a hora certa chegar.

Lógico que é um pouco complicado pensar em poupar se você está endividado. Se este for o caso, o melhor é quitar todas as dívidas primeiro e assim que conseguir isso, começar a economizar.

Não existe um momento certo para isso. Planejamento é de fato necessário, mas ficar esperando vai fazer com que você nunca consiga começar a poupar.

Não há necessidade de esperar o salário do mês cair, seu 13º chegar ou deixar para a próxima segunda-feira, o próximo mês ou colocar a poupança na lista de resoluções para o ano novo.

O momento certo de começar a economizar dinheiro na verdade foi ontem, você está perdendo tempo!

Você não sabe para onde seu dinheiro está indo?

Outro erro comum que vai atrapalhar seus planos de economizar dinheiro é quando o seu orçamento está desorganizado e você não tem uma noção exata de onde e como você costuma gastar o que você ganha.

Para poupar, o primeiro passo é estabelecer quais são os seus gastos e saber exatamente de que forma você vem gastando o seu dinheiro;

Abra o Excel ou algum programa similar e monte uma planilha onde você possa observar a sua receita, ou seja, o quanto você ganha por mês  e as suas despesa, tudo aquilo em que você gasta o seu dinheiro.

E quando dissemos tudo aquilo em que você gasta seu dinheiro, estamos falando realmente sobre tudo, até mesmo os menores gastos que talvez você considere irrelevantes, mas que podem ser os grandes vilões do seu orçamento que estão impedindo você de economizar dinheiro.

Além de organizar seus gastos, te dando um panorama exato da sua situação financeira atual, essas planilhas vão ajudar a observar melhor como você tem investido o seu dinheiro e saber quais gastos você pode diminuir para economizar mais.

E tem mais, controlando seus gastos com mais cuidado e organizando seu orçamento detalhadamente, você consegue evitar compras feitas por impulso, conseguindo assim, finalmente, economizar dinheiro para alcançar suas metas e objetivos financeiros.

Outro ponto positivo é que sabendo exatamente qual é o panorama atual da sua vida financeira, você pode escolher as metas que pretende alcançar de forma mais realista e adequada às suas possibilidades financeiras.

Você tem metas bem estabelecidas?

Não tem como evitar, para economizar dinheiro você precisa estabelecer metas claras e objetivas de economia. Isso porque se você não sabe para onde quer ir, aonde deseja chegar, fica difícil traçar um caminho, já que você não vai ter motivação nenhuma para alcançar um objetivo.

Se você quiser mesmo economizar dinheiro, em primeiro lugar, você precisa ter um plano, uma meta, um objetivo a ser atingido.

Por isso, pense em todos os objetivos que fazem com que você queira economizar dinheiro e anote em um papel. Anote também quanto exatamente você precisa para chegar lá e em quanto tempo você pretende conseguir esse valor.

Feito isso, você já pode pensar quais serão as melhores estratégias a serem utilizadas para alcançar essas metas.

Defina quais são os seus objetivos a curto prazo (aqueles que devem ser alcançados o mais rápido possível), a médio prazo (em um período de tempo de até 12 meses) e a longo prazo (em um período de tempo superior a 12 meses).

A partir do momento em que você tem suas metas bem definidas, economizar dinheiro fica mais fácil porque você se sente mais motivado e com uma missão a cumprir.

Desta forma, os gastos por impulso são evitados com maior facilidade e o desperdício de recursos financeiros fica para trás.

Você não tem motivação?

A motivação é um fator muito importante para manter a disciplina na hora de economizar dinheiro. Talvez você não esteja conseguindo juntar as suas economias porque perde a motivação e acaba gastando o dinheiro antes da hora.

Uma estratégia para resolver esse problema é propor desafios para você mesmo e então se sentir mais motivado para alcançar as suas metas financeiras sem acabar desistindo no meio do caminho.

Para te ajudar nisso, temos a seguinte sugestão: o Desafio das 52 Semanas para economizar dinheiro.

O objetivo final desse desafio, além de te motivar a poupar, é fazer com que você adquira o hábito de juntar dinheiro.

Esse pode ser o primeiro passo rumo a estabilidade das suas finanças e da organização do seu orçamento, por isso, vale muito a pena tentar executar esses passos.

Veja abaixo como o Desafio das 52 semanas para economizar dinheiro:

O método é bastante simples de seguir, e vai te ajudar a criar o hábito de poupar. Basta que você economize a cada semana o valor equivalente em um período de 52 semanas, o que equivale a um ano.

A cada semana você vai guardar o valor em dinheiro correspondente ao número da semana e ao final do desafio, vai perceber que conseguir poupar muito mais do que imaginava.

Confira a tabela abaixo para entender melhor:


Você faz muitas compras usando o cartão de crédito?Aqui, usamos o exemplo iniciando a economia com um real, mas, se você deseja alcançar uma quantia maior em dinheiro ao final do Desafio das 52 Semanas para economizar dinheiro, você pode começar com um valor maior e ir multiplicando a cada semana.

O cartão de crédito é uma grande facilidade da vida moderna. Ele agiliza sua vida, permite que você faça compras parceladas é uma alternativa na hora do aperto.

Entretanto, o cartão de crédito usado sem cuidados é também um grande vilão na hora de economizar dinheiro e um dos grandes responsáveis pelo endividamento na vida da maioria das pessoas.

Não estamos dizendo que você deve aposentar o seu cartão de crédito. Usado com cuidado, ele é sim uma grande vantagem. Entretanto, você deve observar melhor a forma como vem utilizando esse recurso.

Os juros do cartão de crédito são muito altos e se você acaba gastando tudo para pagar esses juros, realmente, economizar dinheiro fica impossível, já que acaba não sobrando nada para ser poupado.

O rotativo do cartão de crédito é algo que você deve evitar a qualquer custo, por exemplo, porque os juros que você vai pagar por isso podem causar um grande rombo nas suas finanças.

As compras feitas através de parcelamento no cartão também podem ser uma grande desvantagem. Muitas vezes você vê o valor das parcelas e pensa que é um valor baixo e que você vai conseguir pagar sem problemas.

Parece mesmo uma situação vantajosa para você, mas em grande parte das vezes, se você observar o valor final que você vai pagar e o preço do bem se você comprar à vista, vai perceber que você pagou muito mais.

Nestes casos é bem mais vantajoso poupar dinheiro por um tempo para adquirir esse produto do que comprar de forma parcelada no cartão.

Comprar à vista, em dinheiro ou com o cartão de débito, aliás, é uma forma inteligente de economizar dinheiro já que muitas lojas oferecem descontos que podem ser bem altos para quem opta por essa forma de pagamento.

Evitar parcelamentos, atrasos e o rotativo do cartão de crédito e sempre que possível preferir fazer suas compras à vista é uma estratégia simples que vai fazer com que você consiga finalmente economizar dinheiro.

Você corta os gastos?

Você decidiu poupar, fez a sua planilha de gastos e entendeu que o momento certo para economizar dinheiro é agora, então ficou empolgado e decidiu cortar seus gastos o máximo porque não dá para poupar sem sacrifícios.

Parece uma boa ideia e que tudo vai dar certo. Finalmente você vai conseguir poupar seu dinheiro e alcançar todos os seus objetivos. Entretanto, não durou muito tempo e você acabou desistindo.

Fazer alguns sacrifícios para conseguir guardar dinheiro para alcançar as suas metas financeiras é realmente necessário, não se pode negar esse fato. Entretanto, é preciso um pouco de calma para fazer isso.

Se você cortar seus gastos todos, de uma hora para outra, deixando de fazer tudo que você gosta, como por exemplo, frequentar o cinema, jantar fora às vezes, ir a uma peça de teatro ou seja lá qual forem as suas atividades preferidas vai fazer com que você desanime e deixe a economia de lado rapidamente.

Você não precisa se privar de tudo e nem se sacrificar ao extremo para economizar dinheiro, você precisa de organização.

Gastos supérfluos devem sim ser cortados do seu orçamento, mas abandonar todas as suas opções de lazer de uma vez também não é o melhor caminho.

Planeje, se organize e corte gastos desnecessários, mas separe uma quantia em dinheiro para que você possa se divertir e aproveitar a vida também.

Você está endividado?

Se você está endividado, economizar dinheiro fica ainda mais complicado. Acumular ao mesmo tempo investimentos financeiros e dívidas pendentes não é uma boa ideia e costuma não dar muito certo.

Quanto mais tempo suas dívidas ficam pendentes, principalmente dívidas com cartão de crédito ou cheque especial, mais você fica endividado e os juros vão se acumulando cada vez mais.

Antes de começar a poupar seu dinheiro, você deve primeiro quitar as suas dívidas pendentes.

Para te ajudar a pagar tudo o que você deve e então conseguir economizar dinheiro com tranquilidade, separamos as 4 seguintes dicas para você:

  • Analise o montante exato que você está devendo

Você não vai conseguir se organizar para quitar todas as suas dívidas se você não sabe exatamente o montante total das mesmas, então, a primeira coisa que você deve fazer é analisar suas dívidas e saber qual o seu saldo devedor de forma integral.

  • Pense bem antes de fazer um empréstimo para o pagamento das dívidas

Se você está pensando em pedir um empréstimo para pagar o que está devendo, pense um pouco antes de fazer isso para saber se realmente vale a pena se endividar mais para deixar de estar endividado. Não parece muito coerente, não é mesmo?

Além disso, muitos credores podem oferecer a você a opção de renegociar o valor para que você quite a dívida mais rápido. Faça isso antes de pedir um empréstimo.

  • Tenha metas para o pagamento das dívidas

Metas são muito importantes para organizar a sua vida financeira de forma geral e para quitar suas dívidas não é diferente. Depois de saber o quanto você deve e renegociar as dívidas, se possível analise o montante que precisa pagar, em quanto tempo quer fazer isso e o que precisa de fato fazer para conseguir.

  • Pague suas dívidas levando em consideração a prioridade

Se as dívidas são muitas, você vai precisar escolher as que precisa pagar primeiro. As mais antigas devem ter prioridade, principalmente no caso do cheque especial e do cartão de crédito, que tem juros mais altos.

Despesas básicas, entretanto são a prioridade máxima. Contas como água, luz e telefone devem estar em dia, sempre.

Você pensa antes de comprar?

Uma das formas mais efetivas de economizar dinheiro é pesquisando com cuidado os preços dos produtos que você pretende comprar.

Mesmo os itens mais baratos podem variar de preço de maneira exorbitante dependendo do estabelecimento onde você realiza a sua compra. Aliás, como hoje em dia é muito mais fácil fazer compras, com a internet a sua disposição, a variação dos preços pode ser ainda maior do que sempre foi.

A todo o momento você vai precisar comprar alguma coisa e fazer isso sem antes pesquisar os preços para escolher as opções mais em conta pode trazer para você um prejuízo muito grande no longo prazo:

  • Seu poder de barganha fica menor;
  • Seu patrimônio fica cada vez mais longe de ser conquistado;
  • Criar uma reserva financeira fica mais difícil;
  • Você fica impossibilitado de fazer investimentos;

Existem outras atitudes na hora de fazer compras que podem causar problemas no seu orçamento, como, por exemplo:

  • Você faz compras sem pensar?
  • Você não compara preços para escolher os produtos mais em conta?
  • Toda vez que um produto que você gosta lança uma versão nova, você corre para comprar, mesmo sabendo que nesse momento estarão mais caros?
  • Você compra algo que não precisa só porque está em promoção?
  • Você vai ao supermercado várias vezes na semana ao invés de fazer uma compra maior quinzenal ou mensalmente?

Se você respondeu sim para uma ou mais das perguntas acima, pode ser por isso que poupar seu dinheiro tem sido algo tão difícil para você. Por isso, mude agora mesmo a sua forma de comprar para uma atitude mais consciente.

Você guarda apenas o que sobra do seu salário no fim do mês?

Se a sua forma de economizar dinheiro é guardando aquilo que sobra do valor do seu salário do final do mês, você está cometendo um erro que provavelmente está te impedindo de poupar de forma eficiente. O ideal, na realidade  é que você faça exatamente o contrário.

Se você poupa apenas o dinheiro que sobra, você não está economizando de forma consciente e responsável, já que não tem nenhum compromisso para que haja algum valor para ser guardado quando o mês termina.

Desta forma, acaba fazendo gastos desnecessários e sem controle, e se der você guarda alguma coisa. Não é dessa maneira que se economiza dinheiro!

Se você destina determinada quantia do seu salário todos os meses, você tem um compromisso com seus rendimentos e assim, economizar dinheiro e evitar os gastos supérfluos e as compras por impulso fica mais fácil.

Além disso, fazendo isso, você tem um planejamento acerca do valor que vai poupar mais estruturado e pode prever melhor em que momento vai conseguir alcançar o valor total da sua meta financeira.

Se você reserva uma parte do que ganhar para investir em suas economias, você faz disso um hábito e então a sua meta financeira pode ser concebida dentro de um prazo estabelecido e alcançável.

Você está investindo o seu dinheiro?

Você quer economizar dinheiro, mas não tem se preocupado em aprender formas de investir o mesmo? Então, você está perdendo uma boa oportunidade para aumentar seus rendimentos.

Deixar seu dinheiro parado na conta corrente, em produtos de investimento ruins ou pior, na sua gaveta, pode estar comprometendo o seu poder de compra. Além disso, investir faz com que você alcance as suas metas financeiras mais rápido e consiga acumular mais capital.

Ainda que você não tenha uma grande quantia para investir existem opções de aplicações financeiras onde você pode lucrar mesmo com um investimento baixo.

Aliás, qualquer quantia em dinheiro investida pode ser multiplicada em virtude dos juros compostos que vão incidir sobre o dinheiro. Assim você alcança seu objetivo mais rápido do que se você apenas guardar o valor.

Se você não investe, demora a conseguir acumular um bom montante financeiro, perde o foco e desanima de economizar dinheiro.

Entretanto, investir demanda tempo para conhecer cada opção e escolher a que mais se encaixa no seu objetivo ao decidir economizar dinheiro, já que existem diversas aplicações disponíveis e cada uma delas é mais adequada para um perfil específico de investidor.

Dica bônus – App Renda Fixa

Apostar no mundo dos investimentos é uma ótima estratégia depois que você já conseguir traçar as melhores estratégias para economizar dinheiro e contar com o App Renda Fixa é uma forma de fazer com que os seus investimentos rendam ainda mais.

Neste aplicativo para dispositivos móveis você encontra as melhores opções de aplicações para diversificar a sua carteira de investimento e recebe todas as informações que precisa para investir de forma segura e lucrativa com as dicas dos assessores financeiros do Renda Fixa.

Você também pode acessar todas as funcionalidades pelo seu computador ou notebook e a utilização do aplicativo é gratuita.

Baixe o app Renda Fixa pela Play Store ou pelo App Store, e aproveite!

No artigo de hoje você descobriu onde está errando nas suas tentativas de economizar dinheiro e contou com algumas dicas valiosas para finalmente conseguir guardar o necessário para conquistar os objetivos que você almeja na sua vida financeira.

Se você quer receber mais dicas sobre o tema e então conquistar de uma vez por toda a sua independência financeira, confira mais conteúdo como este no nosso blog.

Convidamos você a continuar acompanhando as nossas postagens e a conferir as nossas publicações anteriores.

Artigos que podem ser úteis para você: Como montar uma reserva de emergênciaO Efeito Priming e porque acreditamos que preço é garantia de qualidade

 

Compartilhe este conteúdo

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no twitter
Twitter

Sobre Nós

A maior plataforma de investimentos do país. Encontre os melhores investimentos de acordo com seus objetivos gratuitamente.

Post Relacionados

ECONOMICO

Aprenda a verificar a situação atual Não é novidade para ninguém que

impostos nos investimentoa

 taxas e impostos em  renda variável! Algo que preocupa as pessoas ao

SYCAMORE: Computador quântico do google pode matar o Bitcoin?  Como seria se

Seguir

Mais Assisitidos

Fechar Menu
Abrir Chat
Olá, tudo bem? Me chamo Rafael e sou economista, como posso te ajudar?
Powered by