13º salário: Dinheiro extra e época preferida dos comerciantes

 

Publicação: Dinheirama

Esta época do ano é uma das preferidas dos comerciantes e também de quem ganha o 13º salário. Fica fácil, inclusive, perceber a alegria estampada nos rostos das pessoas por conta disso, já que a maior parte delas se permite nesta época realizar algumas coisas que, durante o ano, com as contas e receitas no limite, fica difícil.

Como educadores financeiros, é importante que a gente oriente sobre a importância do uso correto de um dinheiro extra, como o 13º, para quem anda com as finanças na corda bamba. Não há regras que se encaixem em todos os casos, é claro, mas se você quer começar bem 2019 do ponto de vista financeiro, pode aproveitar esse dinheiro a mais para colocar esta área da vida em ordem. Que tal?

Para ajudar, também pedimos dicas para o CEO do app Renda Fixa, Francis Wagner, e para a sócia da Par Mais, Annalisa Dal Zotto. Saiba que quatro das dicas foram muito similares! As outras duas também merecem ser bem consideradas quando você estiver lendo este artigo e decidindo o que fazer, combinado? O importante é gastar este dinheiro – ou não – com muita consciência financeira. Vamos lá!

1-  Se tiver dívidas, quite-as

É sempre importante evitar fazer dívidas, mas se isso não for possível, os especialistas explicam que pode ser importante aproveitar o décimo terceiro ou parte dele para quitar as dívidas existentes. Também é preciso atenção especial com dívidas mais caras, como cheque especial e cartão de crédito. “Com certeza estas dívidas te puxam para trás e te impedem de conquistar os seus sonhos financeiros”, explica Annalisa.

2-  Crie um fundo para emergências

Quem não tem reserva financeira, deveria separar ao menos parte do décimo terceiro para eventualidades que não têm data nem local para acontecer. “Muitas pessoas são pegas de surpresa em diversos momentos de suas vidas, por isso é sempre importante formar uma carteira de ativos com boa liquidez a fim de se preparar para esses inconvenientes que cedo ou tarde podem aparecer”, explica Francis. A Annalisa complementa dizendo que o ideal é que esta reserva banque de 3 a 6 meses das despesas para que, no caso de alguma eventualidade, não seja preciso você se endividar para cobrir alguma coisa.

 

Compartilhe este conteúdo

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no twitter
Twitter

Sobre Nós

A maior plataforma de investimentos do país. Encontre os melhores investimentos de acordo com seus objetivos gratuitamente.

Post Relacionados

rentabilidade

Conheça as alternativas em Renda Fixa. Publicação: Diário do Comércio  Com rentabilidade

Aporte-estrangeiro-B3

Publicação: Isto é Com a melhora do ambiente externo, no dia 11,

Publicação: Hoje em dia Início de ano é o momento ideal para

Seguir

Mais Assisitidos

Fechar Menu
Abrir Chat
Olá, tudo bem? Me chamo Rafael e sou economista, como posso te ajudar?
Powered by