Melhores da poupança

 

Publicação: Folha de Londrina

Para o investidor que tem medo de se arriscar, o cenário político-econômico do País e as decisões comerciais do governo dos Estados Unidos pedem mais conservadorismo. Isso não significa, no entanto, ficar preso à caderneta de poupança, pois há produtos bem seguros e mais rentáveis no mercado.

Até R$ 250 mil, eles são cobertos pelo FGC (Fundo Garantidor de Crédito). Isso significa que, mesmo que a instituição emissora vá à falência, o investidor não perde um centavo.

“Antes de mais nada, nós insistimos que o investidor precisa conhecer seu perfil. Se for avesso a risco não tem outro caminho senão a renda fixa”, afirma a economista do App Renda Fixa Fernanda Fonseca. Ela explica as diferenças entre os dois principais títulos privados: o CDB é emitido por bancos e o RDB, por financeiras. O primeiro tem mercado secundário, ou seja, pode ser vendido antes do vencimento e o segundo não. “Por isso o RDB tem uma rentabilidade maior que o CDB”, diz a economista.

 

Os juros variam de instituição para instituição e também de acordo com o prazo de vencimento. Mas, em média, de acordo com ela, o RDB rende 14,8% ao ano e o CDB, 12% ao ano.

TESOURO
A longa sequência de cortes de juros pelo Comitê de Política Monetária (Copom), do Banco Central, tornou os títulos públicos menos atraentes. Mesmo assim, rendem mais que a poupança.
O IMA-S, índice da Anbima que acompanha os títulos indexados à Selic, acumulado em dez anos, é de 171%. O IRF-M, atrelado os títulos prefixados, chega a 216% no mesmo período. E o IMA-B, indexado à inflação (IPCA), está acumulado em 243%. Já a caderneta de poupança rendeu apenas 99% nos dez anos.
Mesmo tendo que pagar imposto de renda e taxa de custódia para a B3 (BM&FBovespa), custos que não existem na poupança, a vantagem dos títulos públicos é bem maior.
Quem pretende investir para a aposentadoria deve comprar títulos vinculados ao IPCA e quem pode precisar do dinheiro a qualquer hora deve optar pelo Tesouro Selic,que tem tem liquidez diária.
Nos títulos prefixados ou atrelados à inflação, o investidor pode perder dinheiro caso faça o resgate antes do vencimento. Já no Tesouro Selic não há esse risco.

Leia a matéria completa

Compartilhe este conteúdo

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no twitter
Twitter

Os 2 trilhões Do Campo para o Seu Bolso

Leia agora a análise do BTG Pactual digital sobre o mercado agronegócio e como você pode se beneficiar da “Locomotiva do Brasil” e capturar grandes valorizações com um fundo inédito no mercado.

Post Relacionados

rentabilidade

Conheça as alternativas em Renda Fixa. Publicação: Diário do Comércio  Com rentabilidade

Aporte-estrangeiro-B3

Publicação: Isto é Com a melhora do ambiente externo, no dia 11,

Publicação: Hoje em dia Início de ano é o momento ideal para

  Publicação: UOL O Ibovespa chegou a acumular alta de 11,8% neste ano até

  Publicação: MoneyTimes O App Renda Fixa realizou um levantamento comparando a rentabilidade anual

Fechar Menu