Você já deve ter percebido que todas as decisões que você já tomou em sua vida – seja no trabalho, na vida pessoal, na vida financeira, e em qualquer outro setor – impactaram, de maneira positiva ou negativa, no seu futuro, não é mesmo? No campo dos investimentos, não é diferente: cada escolha feita implica em resultados, que poderiam ser diferentes e a decisão tomada tivesse sido outra.
Diante desta situação, é impossível pensarmos em escolha de investimentos e tomada de decisões financeiras sem lembrar do custo de oportunidade. Mas, afinal, o que seria este custo de oportunidade nos investimentos e por que ele é algo tão importante para ser considerado?
É sobre isso que você vai ler no artigo de hoje. Continue a leitura e entenda por que vale a pena sempre estar atento ao custo de oportunidade na hora de montar sua carteira de investimentos.
O que é custo de oportunidade?
O termo custo de oportunidade é utilizado para determinar o custo de uma oportunidade que foi deixada de lado por conta de uma decisão tomada. Quando falamos de investimento, o custo de oportunidade pode se fazer presente quando escolhemos um determinado produto e rejeitamos outra opção que estava disponível para aportes.
É possível, ainda que o conceito apareça em outras situações que não, necessariamente, estejam ligadas à escolha do investimento, de fato, mas sim à escolha de investir ou não. Imagine, por exemplo, que você precisa se decidir entre investir uma determinada quantia ou realizar uma viagem com a família.
Caso você opte por investir o seu dinheiro, você perderá a viagem e os seus benefícios. Porém, se você viajar, não será possível realizar, naquele momento, o aporte que você gostaria de realizar em determinado produto. Este é o custo de oportunidade.
Por isso, ao escolher uma opção em detrimento de outra, é preciso avaliar o seu impacto e seus benefícios, bem como pensar em quais seriam os benefícios caso a escolha fosse diferente. Analisando esses fatores, você tende a fazer a melhor escolha possível.
Qual a importância do custo de oportunidade?
Em se tratando de investimentos e finanças, é importante não ignorar o custo de oportunidade, já que ele pode ajudar o investidor a definir quais são as melhores escolhas em um determinando momento, fornecendo um “norte” para os investimentos. É esta métrica que poderá prover informações essenciais para que os investidores possa analisar melhor as oportunidades e realizar as melhores decisões para alcançar o sucesso desejado.
É importante ressaltar, no entanto, que não é possível calcular o custo de oportunidade para buscar identificar qual a melhor decisão a ser tomada. O conceito, neste caso, é intangível, e cabe ao investidor definir este custo de oportunidade a partir de uma análise dos benefícios e resultados que determinado investimento, por exemplo, lhe trará em detrimento de outras opções.
Como identificar este custo?
O conceito do custo de oportunidade deve ser identificado por cada pessoal, já que as decisões sobre investimentos e as possíveis vantagens e desvantagens de uma escolha variam de acordo com cada um e com os objetivos pessoais do investidor. Existem, no entanto, alguma ferramentas que podem ajudar o poupador a identificar este custo de oportunidade com maior clareza e a realizar a melhor escolha para si.
O Banco Central e o App Renda Fixa, por exemplo, oferece aos investidores uma ferramenta que permite a comparação de investimentos, e que pode auxiliar bastante o consumidor mais indeciso, que busca comparar as opções disponíveis para aportes.
Isso porque ela permite ao poupador analisar determinados parâmetros e características de diversos investimentos, oferecendo ao consumidor uma opção mais ampla de visualização destes produtos. Desta forma, o interessado consegue identificar com maior facilidade o custo de oportunidade e as vantagens e desvantagens de um investimento em relação a outro.
A importância do custo de oportunidade nos investimentos
Saber identificar o custo de oportunidade na hora de investir é fundamental para qualquer investidor, pois somente desta forma o interessado conseguirá analisar de maneira mais completa os prós e contras de determinada escolha de investimento e realizar sua escolha com maior solidez e segurança.
Além disso, um investidor que procura entender e identificar os custos de oportunidade envolvidos em uma determinada decisão sobre investimentos tem menores chances de se arrepender de ter feito uma determinada escolha em relação à sua carteira de investimentos, pois ele já terá feito uma análise de todos os prós e contras no que se refere à decisão tomada.
Na hora de realizar esta análise, não deixe de considerar o seu perfil de investidor e sua tolerância ao risco, além das opções de investimentos que atendem às suas necessidades e a rentabilidade que cada uma delas pode lhe oferecer.
É possível também fazer um estudo de viabilidade econômica antes de determinar qual investimento será feito. Crie uma projeção de custos e sempre considere os custos e despesas (como impostos) envolvidos antes de tomar uma decisão.
O importante é jamais negligenciar o custo de oportunidade e ter sempre em mente que toda escolha, seja ela financeira ou não, poderá impactar diretamente seu futuro. Por isso, escolha seus investimentos sempre com muita cautela e atenção, respeitando seu perfil de investidor e seus objetivos, ok?
Gostou do artigo de hoje? Então deixe seu comentário!