IPO sigla em inglês para Initial Public Offering, em português, Oferta Pública Inicial (ou OPI), como o próprio nome já indica, consiste na venda de ações de uma determinada empresa para o público pela primeira vez, ou seja, a estréia da empresa no mercado de ações.
Essa estreia no mercado de ações também pode ser conhecida com o nome de abertura de capital.
A IPO consiste no momento em que os proprietários de determinada empresa renunciam a detenção de parte dessa propriedade, em favor de acionistas em geral e para quem deseja investir em ações, essa pode ser uma boa oportunidade para multiplicar o seu capital.
No artigo de hoje, trazemos para você tudo que você precisa saber para investir em ações de uma empresa no momento de abertura de capital. Para saber mais, continue a leitura deste artigo.
Como a IPO afeta o mercado
PORQUE UMA EMPRESA ABRE A IPO?
O motivo principal que leva uma empresa a abrir o seu capital no mercado de ações é a captação de recurso, entretanto, esse processo, como qualquer outro, tem as suas vantagens e as suas desvantagens.
- As vantagens da abertura de capital para a empresa
A IPO consiste em um momento emocionante para a empresa, uma vez que a possibilidade de abrir seu capital para acionistas significa que a empresa se tornou bem sucedida o suficiente para chegar ao ponto de necessitar de mais capital para continuar crescendo.
Em muitos casos, essa é a única forma de uma empresa conseguir os recursos financeiros dos quais precisa para financiar a sua expansão.
Quais são as vantagens do IPO para a empresa que podemos apontar:
- Lucro para os proprietários:
Para os proprietários, esse é um momento de colher os frutos do seu trabalho na empresa ao longo dos anos. No momento da venda das ações no mercado, eles podem faturar bastante dinheiro.
- Atração de profissionais mais qualificados:
Outra vantagem é que a abertura do capital da empresa permite que os profissionais mais qualificados do segmento onde ela atua possam ser atraídos pela possibilidade de receberem ações da organização.
- As desvantagens da abertura de capital para a empresa
O processo de IPO exige bastante trabalho, o que pode acabar distraindo os líderes da empresa dos seus negócios, fazendo com que a lucratividade acabe sendo prejudicada.
Sendo assim, como desvantagens da abertura de capital para a empresa, podemos apontar:
- Processo caro e burocrático
A empresa vai precisar contar com o auxílio de um banco de investimento para enfrentar as complexidades do processo e essa consultoria é um serviço que custa muito dinheiro.
- Proprietários presos às ações
Outro problema é que os proprietários da empresa podem não conseguir ficar com o valor obtido por meio da venda das ações para si mesmos.
Pode ser que os investidores iniciais solicitem a eles que reinvistam o dinheiro no negócio.
Além disso, ainda que os proprietários fiquem com suas ações, pode ser que eles acabem sendo impossibilitados de colocá-las a venda por muitos anos ou até mesmo serem proibidos de vendê-las.
Ainda que esse não seja o caso, o preço das ações da empresa poderia ser prejudicado se os proprietários começarem a vendê-las em grandes quantidades, o que pode ser visto pelo mercado como uma demonstração de falta de confiança da parte deles.
- Falta de controle sobre a empresa
O controle da propriedade dos negócios por parte dos proprietários da empresa pode ser reduzido a partir da abertura de capital.
- Falta de sigilo nos negócios
Uma empresa com capital aberto acaba sendo alvo de muito mais regulamentação e apuração tanto por parte dos acionistas quanto da Comissão de Valores Mobiliários – CVM.
Em virtude disso, muitos detalhes sobre os negócios podem acabar se tornando públicos, o que pode fornecer informações preciosas para a concorrência.
Vale a pena investir em IPO?
A possibilidade de uma IPO pode fazer com que diversos investidores fiquem animados, uma vez que isso representa a oportunidade de comprar ações de uma empresa por um preço mais baixo e ver o valor dessas ações crescendo de uma maneira rápida e substancial.
O que muitos investidores, em especial aqueles que estão começando a aplicar dinheiro no mercado de ações não sabe, é que caso você não compreenda as vantagens e as desvantagens desse tipo de investimento essa pode ser uma aposta bastante perigosa.
- As vantagens de uma IPO para os investidores
A abertura de capital de uma empresa pode ser um momento de emoção também para quem investe no mercado de ações.
Isso porque as ações iniciais, em geral, ficam disponíveis somente para quem já sabe sobre elas e muitos investidores dão preferência por começar a investir por baixo.
Uma das maiores vantagens de investir em ações de uma empresa que está abrindo agora o seu capital para o público é grande possibilidade de obter um alto retorno financeiro.
Isso porque as ações da IPO em muitos casos podem disparar o seu valor quando são comercializadas no mercado de ações pela primeira vez, fazendo com que os acionistas possam obter grandes lucros.
- As desvantagens de uma IPO para os investidores
Como as ações daquela empresa nunca foram comercializadas publicamente, não é possível ter informações suficientes para analisá-las em relação a fatores essenciais, como a volatilidade e a demanda.
A imprevisibilidade dos preços das ações é a principal desvantagem para um investidor que decide apostar em uma empresa que está abrindo o seu capital para o público.
O valor das ações dispara no dia da abertura, porém, pode despencar nos dias subsequentes.
O que as IPO’s significam para o mercado
A quantidade de IPO’s que estão sendo emitidas em determinado momento, em geral, pode ser interpretada como um sinal da força e da saúde tanto do mercado de ações quanto da economia.
Em períodos de recessão, normalmente, a quantidade de IPO’s costuma cair uma vez que não vale a pena para a empresa apostar na abertura de capital se os preços das ações naquele momento estão em baixa.
Já quando a quantidade de empresas que decide abrir o seu capital para o público aumenta, isso normalmente quer dizer que a economia está novamente caminhando bem.
O PROCESSO DE IPO
O processo de abertura de capital da empresa costuma demorar aproximadamente 1 ano e pode custar mais de 2 milhões de reais em taxas, honorários e outros tipos de despesas.
A maior parte das empresas que decidem apostar na abertura do seu capital designam alguém da sua equipe para gerenciar esse processo, que em seguida vai montar a equipe de IPO que conta com os seguintes membros:
- o banqueiro de investimento;
- os advogados;
- os contadores;
- um especialista da CVM no Brasil.
Depois que a equipe é montada, o passo seguinte é o de juntar as informações financeiras exigidas pelo processo, o que inclui a identificação e a venda ou a exclusão dos ativos não rentáveis e depois a identificação das áreas onde é possível aumentar o fluxo de caixa.
Algumas empresas podem também buscar uma gestão nova e um novo conselho administrativo que vai conduzir a empresa quando ela se tornar pública.
Daí em diante, o processo se desenvolve a partir do seguinte cronograma:
- Em cerca de 8 a 10 meses antes da data prevista para a IPO a empresa deverá montar o seu prospecto e divulgá-lo para comentários. No prospecto deverá estar incluso o histórico de demonstrações financeiras da empresa nos últimos 3 anos;
- Em torno de 6 meses, devem ser elaborados os contratos de transição de propriedade. Logo depois, devem ser realizadas as demonstrações financeiras que deverão passar por uma auditoria;
- Nos 3 meses anteriores à abertura do capital da empresa, o conselho deve se reunir e analisar a auditoria. Então a empresa deverá ser listada na bolsa de valores onde as suas ações serão emitidas;
- No último mês antes da IPO a empresa deverá depositar o seu prospecto junto à Comissão de Valores Mobiliários, emitindo um comunicado para a empresa e então, por fim, vender as suas ações.
Para ser uma empresa pública, além de pagar as taxas iniciais, que como dissemos, podem passar de 2 milhões de reais, é necessário que a empresa pague cerca de 1 milhão de reais em taxas a cada ano.
No artigo de hoje você conheceu todos os detalhes envolvidos na abertura de capital de uma empresa para o mercado de ações e descobriu como as ações ofertadas em IPO podem ser uma boa oportunidade de aplicar os seus recursos financeiros.
Se você gostou desse artigo e quer ver mais conteúdo como esse, continue acompanhando as nossas publicações e confira também as nossas postagens anteriores no arquivo do blog.
Aqui no Renda Fixa, além de encontrar as melhores dicas de investimentos para que você possa aplicar o seu dinheiro e multiplicar o seu patrimônio, encontra também as melhores orientações para cuidar da saúde da sua vida financeira e realizar seus objetivos e sonhos. Fique ligado!
Artigos que podem ser úteis para você: Emoções e investimentos: Experiência nas suas finanças | TED e DOC: Você sabe quanto paga?