Dicas para identificá-las e não cair no golpe
É muito provável que você já tenha escutado sobre as pirâmides financeiras. Em linhas gerais ela é apresentada como um excelente investimento de curto prazo, com altos retornos que prometem trazer até mesmo 1% de rentabilidade ao dia. São amplamente divulgadas como: uma forma de alavancagem para as finanças, renda extra ou até mesmo para substituir o trabalho formal pelo ofício proposto pelo golpe. Quando na verdade são armadilhas para quem participa.
Atraídos pela promessa de ganho rápido, muitas pessoas acabam entrando em esquemas de pirâmides financeiras guiados pela ganância em obter dinheiro de maneira dita como rápida. Seduzidas pela rentabilidade que é irreal entram no esquema e saem no prejuízo. As falsas empresas, normalmente possuem uma estrutura de níveis onde o golpista encontra-se no topo e os “investidores” nos patamares abaixo.
O primeiro passo é quando um participante do esquema convida um grupo de pessoas para investir em determinada aplicação. Estes a partir de então começam a participar da pirâmide e cada um precisa convidar novos integrantes para ganhar a rentabilidade milagrosa. À medida que mais pessoas são admitidas na empresa cresce a base da pirâmide formada pelos associados.
O problema deste sistema é que ele não se sustenta! Isso porque a capacidade de atração dos vendedores e marketeiros atinge um limite e, no momento em que chega este momento o pagamento aos associados começa a atrasar, aumentando portanto, a desconfiança de cada participante.
Na hora de cobrar os donos é extremamente comum encontrar dificuldades em fazer este tipo de contato. Isso acontece porque a maioria dos investidores só conhece as pessoas que a atraíram para essa armadilha. Sem contato a pirâmide começa a quebrar e só desmorona, de fato, quando os participantes vão saindo do esquema ou quando um orgão regulador interrompe este sistema. Os participantes na maioria das vezes saem no prejuízo.
Para identificar essa forma de golpe fique de olho nos seguintes tópicos
1) Rentabilidade Milagrosa
Esse tipo de armadilha promete altos retornos, normalmente em torno de 1% ao dia. Um investimento de verdade está atrelado a riscos. Portanto, quando há muitas promessas em torno de lucros sem apresentar os contras da operação, sempre desconfie principalmente quando o retorno é em um curto prazo.
Fuja deste tipo de armadilha. Os juros compostos em investimentos reais atuam com segurança de forma que você não perca seus ganhos de forma repentina. Outro exemplo para conseguir uma rentabilidade bacana é com os Fundos Imobiliários que fazem parte da renda variável.
2) Alarde
Outra maneira de identificar esse tipo de golpe é observar a apresentação das empresas. Se conseguir perceber que a tática da venda de imagem do investidor é associada a pessoas bem-sucedidas, milionárias com helicópteros envoltos de ostentação provavelmente é um esquema fraudulento. Essa técnica é conhecida como “Efeito Halo” utilizados para atrair novas pessoas.
3) Convide amigos
Uma das dicas mais importantes que você precisa saber e ficar em alerta é que se a única forma de remuneração consiste em chamar amigos e família somados a uma taxa de adesão para participar do esquema, provavelmente é pirâmide financeira. Esta solicitação só é feita para que o esquema seja reforçada e aumentar a vida útil desse sistema.
As falsas oportunidades estão rondando cada vez mais as pessoas pelo cenário de instabilidade econômica. Por consequência, pessoas que não possuem muito conhecimento sobre o assunto acabam sendo fisgadas.
4) Premiações
Muitas pirâmides financeiras oferecem premiações para o participante que conseguir o maior número de pessoas. Títulos como associado “Platinum, Black, Gold” são comuns no golpe. Essa conotação de glamour e hierarquização de cargos são utilizados não só para a manutenção do sistema mas para ativar o ego e a ganância dos participantes.
Este foi mais um artigo feito para te ajudar no mundo das finanças, se você gosta deste tipo de conteúdo baixe o aplicativo e confira as melhores oportunidades de investimentos.
Bons investimentos e até a próxima !