Os títulos de renda fixa têm ganhado cada vez mais espaço entre os brasileiros, principalmente entre aqueles que já entenderam que guardar dinheiro na poupança pode não ser uma boa opção. Entre os investimentos que atraem atenção dos investidores brasileiros estão as Letras de Câmbio (LCs).
No post de hoje você vai saber tudo sobre este título de renda fixa e descobrir suas principais vantagens em relação a outras opções no mercado. Continue a leitura e aprenda mais sobre a Letra de Câmbio!
O que são Letras de Câmbio?
As Letras de Câmbio são títulos de renda fixa oferecidos a pessoas físicas ou jurídicas por Financeiras – que têm como objetivo a captação de recursos. Ao comprar um título de Letra de Câmbio, o investidor empresta dinheiro ao emissor do título em troca de um rendimento prefixado ou pós-fixado.
Por se tratar de um título com boa rentabilidade, as Letras de Câmbio são bastante procuradas por investidores de todos os tipos – que podem optar por saber exatamente quanto seu investimento vai render ao longo do tempo ou escolher um rendimento que acompanha as taxas de juros do mercado.
Rendimento da Letra de Câmbio
A rentabilidade das Letras de Câmbio podem ser prefixadas ou pós-fixadas. Existem, ainda, as Letras de Câmbio com rentabilidade híbrida. Conheça cada uma delas:
Letra de Câmbio Pós-fixada
As LCs pós-fixadas não permitem ao investidor conhecer a rentabilidade exata do investimento no momento da aplicação, mas sim uma estimativa do valor a ser resgatado no vencimento do título. Neste caso, o rendimento do título permanece atrelado a uma porcentagem de algum índice – normalmente ao CDI – oscilando de acordo com o mercado.
Este tipo de título tende a ser bastante seguro para o investidor, uma vez que o rendimento do investimento mantém-se em linha com os índices do mercado.
Letra de Câmbio Híbrida
As LCs híbridas são aquelas que possuem um pouco de cada uma das principais modalidades de rendimento: prefixadas e pós-fixadas. Isso porque as Letras de Câmbio híbridas possuem rentabilidade atrelada tanto aos juros quanto a um segundo indexador – como o IPCA ou o CDI, por exemplo.
O fato destes títulos híbridos oferecerem remuneração fixa prefixada acrescida da variação de um indexador faz com que o capital investido mantenha-se protegido da inflação. Desta forma, o rendimento do título também pode variar de acordo com a movimentação do mercado enquanto acumula rendimento fixo.
Letra de Câmbio Prefixada
As Letras de Câmbio prefixadas permitem ao investidor conhecer a rentabilidade do título antecipadamente, no momento da aplicação. Desta forma, você consegue saber qual valor você terá direito a resgatar no vencimento do título, já que a rentabilidade será prefixada.
A desvantagem desta modalidade é que, caso haja uma alta nos juros, por exemplo, sua rentabilidade não acompanhará a variação do mercado, e rentabilidade poderá ser prejudicada.
Vantagens e Desvantagens
Entre as principais vantagens da Letra de Câmbio está na sua rentabilidade – bem acima da poupança e superior a outros investimentos semelhantes – e no baixo risco do investimento. Este título possui rentabilidade diária e é protegido pelo Fundo Garantidor de Crédito (FGC) até o limite de R$ 250 mil por CPF por instituição.
Por outro lado, as Letras de Câmbio têm incidência de Imposto de Renda e podem ter carência – pontos negativos do investimento. Além disso, o capital mínimo mais elevado para investimento na Letra de Câmbio pode ser uma desvantagem, principalmente para investidores que costumam alocar capital em investimentos que permitem aportes mais baixos – como o Tesouro Direto.
Tributação da LC
Como você já sabe, as Letras de Câmbio são tributadas, ao contrário de outros investimentos semelhantes. O Imposto de Renda é Retido na Fonte e varia de acordo com o prazo da aplicação: quanto maior o prazo do vencimento do título, menor o imposto a ser pago pelo investidor.
Para aplicações em Letra de Câmbio de até seis meses, a incidência de IR sobre o lucro é de 22,5%; para investimentos com vencimento entre 6 meses e um ano, paga-se 20% de IR. Já para títulos de LC entre 1 e 2 anos, o Imposto de Renda é de 17,5%, enquanto para LC com vencimento superior a 2 anos paga-se 15% de Imposto de Renda sobre o lucro do investimento.
Agora que você já sabe mais sobre este investimento, qual sua opinião sobre as Letras de Câmbio? Compartilhe conosco sua experiência e sua visão sobre este título de renda fixa!