10 Dicas para economizar em compras

 

Quando o assunto é economizar, todo mundo gosta de proteger o bolso contra gastos que podem ser evitados ou até mesmo aproveitar melhor aquele dinheiro suado. No entanto, para garantir sempre o melhor preço na hora de fazer suas compras, existem algumas dicas que podem ser bastante valiosas.

Com a lenta recuperação da economia, é comum que as pessoas já se sintam mais confiantes para gastar uma fatia maior dos ganhos com compras, até mesmo de itens que podem ser considerados supérfluos, no entanto, o risco de cair na inadimplência deve ser considerado sempre e a busca pela economia deve estar presente em todas as compras.

Pensando nisso, o Aplicativo Renda Fixa, especialista em investimentos de renda fixa, preparou uma lista com 10 dicas infalíveis para economizar na hora de fazer suas compras. Confira a seguir:

  • Pesquise antes de comprar

Pesquisar antes de comprar não significa pesquisar uma ou duas lojas e depois tomar sua decisão. Na verdade, pesquisar significa se empenhar para encontrar o melhor preço, buscando em diferentes lojas, marcas e regiões. Graças à internet, essa missão ficou muito mais fácil e agora podemos pesquisar muito bem os preços em diversos lugares sem sair do lugar.

Esta dica é fundamental para garantir o sucesso das demais, por isso, não importa qual seja o produto nem as condições de pagamento pesquise e negocie sempre antes de levar um produto para casa e fazer uma dívida.

  • Fique de olho nos aplicativos

Os aplicativos são agora um grande aliado da economia, no entanto, muitas pessoas não conhecem os benefícios que esses novos ‘amigos’ tecnológicos que agora estão a nosso favor.

São diversos tipos de economia com uma única função: descontos. Por isso, selecionamos alguns que podem ser considerados aliados do seu bolso.

  • Aplicativo Cuponeria

Os cupons são velhos conhecidos das pessoas que sabem economizar na hora de sair às compras. Mas agora, a melhor parte é possível buscar em um só lugar! O aplicativo Cuponeria reúne diversos descontos incríveis em muitas lojas espalhadas pelo Brasil e tudo que você precisa fazer é inserir o código promocional na hora da compra.

A melhor parte é que o aplicativo é gratuito e os cupons também.

  • Aplicativos de grandes redes de fast foods

As grandes redes de fast food também entraram na onda do aplicativo e agora você pode conseguir descontos exclusivos ao baixar os aplicativos do seu restaurante de fast food preferido. São diversas opções, até mesmo com refeições gratuitas.

Todos os aplicativos são gratuitos e tudo que você precisa fazer é apresentar o código na hora da compra e aproveitar os descontos deliciosos.

  • Aplicativos para desconto em restaurantes

Os aplicativos que oferecem descontos em restaurantes e refeições são um verdadeiro sucesso. São diversas opções de bares e restaurante que oferecem até 50% de descontos e ainda fazem reservas para garantir que sua mesa fique te esperando.

Todos os aplicativos são gratuitos e tudo que você precisa fazer é apresentar o código na hora da compra e aproveitar os descontos deliciosos. Por exemplo: Restorando e Grubster.

  • Aplicativos das grandes magazines

As grandes maganizes, que vendem eletrodomésticos, eletroeletrônicos e muito mais, também aderiram à onda dos aplicativos e ainda, para incentivar os consumidores a comprarem pelos apps as marcas estão oferecendo descontos exclusivos para quem usar esta tecnologia para plataforma de compra. Sendo assim, a regra é aproveitar.

O download dos aplicativos são gratuitos: Ricardo Eletro, Ponto Frio, Americanas, MagazineLuiza e CasasBahia.

  • Abuse dos e-commerces

Por mais que pareça errado, as empresas podem praticar preços diferentes nas lojas físicas e nas lojas da internet. Isso acontece devido às taxas tributárias diferenciadas que incidem sobre as mercadorias que são vendidas pela internet ou na loja física, mesmo que sejam os mesmos produtos.

Por isso, comprar pela internet pode ser bem mais barato que comprar em um shopping, por exemplo. Além disso, muitas lojas oferecem desconto na primeira compra feita pela internet e também pelos aplicativos.

  • Evite compras parceladas ou financiadas

A taxa de juros do Brasil é uma das maiores do mundo, com isso, apesar das compras parceladas ou financiadas parecerem um bom negócio em um primeiro momento, o número de encargos embutidos pode ser tão alto que às vezes significa mais da metade do valor total pago.

Sendo assim, vale a pena economizar um pouco mais e esperar para comprar o bem à vista (e ainda negociar um desconto). Se o que você deseja comprar for ainda mais caro, como um imóvel ou um carro por exemplo, vale a mesma afirmação.

  • Faça listas e planeje antes de sair às compras

Na hora de fazer as compras, você tem a sensação de compra diversas coisas, mas não o essencial? Ou gasta o dobro do que havia planejado?

Fique tranquilo que você não está sozinho nessa, muitas pessoas relatam o mesmo sentimento ao fazer compras, a notícia boa é que este problema tem solução e ela é bem mais simples do que você possa imaginar: planejamento.  Antes de sair às compras, faça uma lista do que você planeja comprar o orçamento que você tem disponível neste momento, ao fazer isso, você irá perceber que fica mais simples seguir o planejamento e não sair do supermercado sem os itens considerados essenciais.

  • Cuidado nas compras para os filhos

Especialmente no começo do ano, são muitos os gastos e entre eles está o material escolar dos filhos – que podem ficar bem salgado se não houver planejamento.

Para não deixar muitos pais de cabelo em pé na hora de passar no caixa, ai vai uma dica de ouro: negociação.

Muitos especialistas atribuem o descontrole de muitos adultos endividados ao fato de terem sido ensinados a lidar com o dinheiro desde a infância e também por não atribuírem a importância necessária aos gastos. Tendo isso em mente, na hora de ir as compras com os filhos estabeleça um valor máximo para ser gasto e ajude a criança a ficar dentro desta meta. Dessa forma, os pais sairão contentes por não terem gasto além do que podiam e os filhos também, por se sentirem independentes ao administrar dinheiro para comprar os materiais escolares.

  • O psicológico conta …e muito!

Quem pensa que o psicológico não influencia na hora das compras está muito enganado. Em alguns casos, o vício em compras já é considerado um problema psiquiátrico grave, tratado com medicamentos.

Por isso, procure identificar qual é o seu estado de espírito naqueles períodos que você gasta além da conta ou naqueles em que você consegue controlar as vontades. Áreas do nosso cérebro ligadas à satisfação, prazer e valorização são acionadas quando compramos algo que queremos e todo este desencadear de reações químicas pode viciar caso você esteja psicologicamente mais vulnerável.

Por isso, fique atento antes de sair às compras.

  • Não deixe de poupar

Guardar dinheiro é fundamental para garantir a economia na hora das compras, afinal, quando se tem dinheiro, não é necessário pedir emprestado ao banco e assim fugir das temidas taxas praticadas pelas instituições financeiras.

E para poupar, você pode contar com o Aplicativo Renda Fixa, especialista em investimentos de renda fixa; pois ele te ajuda a encontrar o investimento ideal para o seu bolso e seus objetivos de curto, médio e longo prazo.

  • Códigos de desconto em aplicativos de transporte

Os códigos de desconto são considerados excelentes opções quando o assunto é economizar, principalmente em aplicativos de transporte particular e caronas.

Os descontos podem chegar até a 30% e a maioria dos cupons são compartilhados por conhecidos e familiares. Por isso, a dica é sempre perguntar antes de chamar um carro, se algum conhecido possui cupons de desconto.

Grandes eventos, como shows, partidas de futebol e convenções oferecem também códigos de desconto para quem opta por este tipo transporte, então sempre vale a pena conferir antes de chamar.

  • Fidelização a marcas

Com a disputa pela maior fatia de mercado, muitas empresas acabam travando grandes batalhas em busca do cliente. Neste cenário, quem sai beneficiado é o cliente que acaba conseguindo algumas vantagens no meio da competição.

Se tornar um cliente fidelizado de determinada loja, significa em termos de negócio que a sua venda está garantida para a empresa e que sempre que você precisar consumir este tipo de produto, irá exclusivamente comprar deste marca. Já sob a ótica do cliente, significa vantagens como desconto, facilidades de pagamento e diversas vantagens que podem garantir uma economia significativa.

Por isso, avalie quais são as marcas que você consome regularmente e procure se informar se existe algum tipo de beneficio para os clientes regulares, as chances de haver são grandes.

Espero que tenha gostado do artigo de hoje. Sugestões ou dúvidas, deixe nos comentários. Abraços!

 

Compartilhe este conteúdo

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no twitter
Twitter

Sobre Nós

A maior plataforma de investimentos do país. Encontre os melhores investimentos de acordo com seus objetivos gratuitamente.

Post Relacionados

O que é mais importante? Muito se fala sobre alcançar a independência

ECONOMICO

Aprenda a verificar a situação atual Não é novidade para ninguém que

impostos nos investimentoa

 taxas e impostos em  renda variável! Algo que preocupa as pessoas ao

Seguir

Mais Assisitidos

Fechar Menu
Abrir Chat
Olá, tudo bem? Me chamo Rafael e sou economista, como posso te ajudar?
Powered by