Época de liquidações: como aproveitar sem ir à falência

Dicas para economizar nas compras !

Geralmente no final do ano surge a época de liquidações em grande parte das lojas do país e, esse pode ser um bom momento para ir às compras e economizar dinheiro, entretanto, se você não tomar alguns cuidados, o tiro pode acabar saindo pela culatra. Fazendo com que você pode acabe gastando muito mais do que deveria.

Para fazer compras de forma inteligente, você deve pensar em algumas estratégias para aproveitar melhor a época de liquidações.

Com atitudes simples você pode economizar muito dinheiro e comprar tudo que você precisa para aproveitar a época de liquidações sem gastar mais do que pode. Desta forma não ficará endividado ou até mesmo ir à falência.

No artigo de hoje você vai ver uma série de dicas práticas para ajudar você a aproveitar melhor a época de liquidações sem ir à falência. Para saber mais, continue a leitura.

 Faça uma lista de compras

A primeira dica para aproveitar a época de liquidações com inteligência e sem correr o risco de acabar gastando mais do que deveria é fazer uma lista com os itens que você precisa comprar antes de ir às compras.

Muita gente acaba gastando mais do que deveria comprando coisas que não precisa, não quer e que vai acabar nunca usando porque não se prepararam da maneira adequada e compraram por impulso.

Seu dinheiro é algo que você despendeu esforço e tempo para conseguir, então vale a pena separar alguns minutos para se preparar antes de gastá-lo, não é mesmo?

Assim, antes de ir às compras em época de liquidações, faça uma revisão dos itens que você já possui em casa e depois defina quais são aqueles que você precisa adquirir.

Tenha a certeza que os itens nessa lista possuem real necessidade e não vão significar apenas um gasto supérfluo que pode causar impactos negativos no seu orçamento.

Por fim, quando for comprar, leve a lista dos itens que você precisa adquirir com você e compre apenas aquilo que você incluiu nela. Assim você evita comprar por impulso e não gasta mais dinheiro do que deveria.

Antes de ir às compras, defina um orçamento


Outra estratégia para evitar os gastos excessivos em época de liquidações é definir um orçamento máximo antes de sair para comprar os itens da lista que você fez anteriormente.

Definir um teto máximo para os gastos é muito importante e pode fazer toda a diferença.

É comum que as pessoas gastem muito dinheiro em itens que elas não precisam e mal vão usar por não ter um parâmetro em relação aos seus gastos e isso não é uma forma muito inteligente de aproveitar a época de liquidações.

Antes de sair para comprar, é interessante que você defina um valor aproximado ou o mais preciso possível para o máximo que você pode gastar.

Pesquise os preços dos itens que você precisa comprar com antecedência e então defina o quanto você poderá gastar nessas compras levando em consideração o quanto você tem disponível par gastar.

Se você deseja se sentir bem na volta das compras depois de um tempo e se certificar que não prejudicou as suas finanças, ter certeza de que não gastou mais do que poderia pagar é uma ótima estratégia.

Depois de terminar a sua lista de compras, defina também qual será o seu orçamento e então siga à risca o que você estabeleceu.

Seja qual for o valor definido, o mais importante é parar de comprar assim que o limite for atingido.

Se você não conseguiu comprar tudo que gostaria, deixe os outros itens para outro momento ou escolha produtos mais baratos, se for possível, sempre pensando na relação custo-benefício da aquisição.

Prefira pagar à vista e em dinheiro

Pagar à vista e em dinheiro vivo. Isto porque é uma ótima chance de pedir aquele desconto e ainda por cima se controlar melhor. A tendência é pagar mais caro quando se usa o cartão de crédito, além disso, ele não permite uma visualização imediata do impacto financeiro da compra, incentivando os gastos além da conta.

Muita gente tem a impressão que os gastos feitos com o cartão de crédito são menos reais, entretanto, a fatura vai chegar logo mais e as taxas do cartão são bastante reais e altas.

Assim, depois de elaborar a sua lista de compras e definir o seu orçamento realista, dentro das suas possibilidades financeiras, você pode aproveitar melhor a época de liquidações optando pelo pagamento a vista e em dinheiro.

Dessa forma, pode ser que você consiga descontos ainda mais favoráveis e sente o real impacto financeiro das compras imediatamente, o que facilita muito o controle dos gastos.

A ideai é se manter conectado com a experiência das compras e garantir que só está adquirindo os itens dos quais você realmente precisa.

Fazendo isso, você pode economizar bastante dinheiro e as compras por impulso vão parecer menos sedutoras e mais fáceis de serem evitadas.

Defina o período de tempo das compras

Quando sair para aproveitar a época de liquidações, evite ficar batendo perna no shopping sem rumo.

Existe quem use as compras como uma maneira de passar o tempo, gastando o dia inteiro dentro do shopping ou da loja favorita. Essa não é uma atitude muito inteligente para aproveitar a época de liquidações.

Para fazer as suas compras de uma maneira mais estratégica, o ideal é definir, antes de sair de casa, um período de tempo específico para terminar a tarefa e assim que esse tempo for decorrido, voltar para casa.

O tempo é escasso e limitado, além de muito valioso. Sendo assim, vale muito a pena escolher gastá-lo de uma maneira mais inteligente e investir em outras atividades mais relevantes para o seu crescimento do que gastando um dia inteiro com compras.

Depois que conseguir comprar todos os itens da sua lista de compras, foque a sua atenção em outra atividade.

Escolha um bom momento para comprar

Fazer compras pode ser cansativo e estressante, em especial se você fizer isso num momento ruim para você mesmo.

Em época de liquidações os shoppings e lojas costumam ficar lotados. E, isso pode te deixar bastante cansado e estressado. Em momentos assim, você pode acabar sendo mais facilmente seduzido por compras desnecessárias e mais cara do que deveriam ser.

Sendo assim, o ideal é escolher um momento em que você possa ir às compras relaxado e tranquilo, se sentido mais alerta e positivo.

Outra dica nesse sentido é, durante as compras, fazer algumas pausas para evitar ficar muito cansado.

Você pode passar em uma loja de colchões entre uma compra e outra para ter alguns minutos de descanso relaxante, por exemplo!

Outra dica é evitar ir às compras se você estiver se sentindo mal de alguma forma, se sentindo cansado, solitário, aborrecido ou com fome por exemplo.

Estados emocionais negativos podem ser considerados os gatilhos mais comuns para compras por impulso. Prefira comprar quando você estiver se sentindo mais relaxado e tranquilo.

Faça suas compras sozinho

Ir ás compras acompanhado pode acabar sendo um incentivo ao gasto desnecessário. Assim, para aproveitar a época de liquidações de forma mais inteligente, o ideal é ir às compras sozinho.

Um acompanhante pode acabar estimulando um certo grau de competição e fazer você comprar algo mais caro ou de que você não precisa realmente, ainda que de forma inconsciente. Sendo assim, o melhor é evitar.

Lembre-se: o vendedor está ali para vender

Por mais amigável e legal que um vendedor seja. Fique atento. Você deve sempre ter em mente o fato de que ele está ali para vender um produto. É possível que o vendedor seja de fato uma pessoa boa. E, se importe em vender qualidade para você, mas não dá para negar que o objetivo é que você compre os produtos.

E é isso que o vendedor tem que fazer, seja para que você seja cativado como cliente e volte em outra oportunidade, seja para bater a meta de vendas dele.

Na época de liquidações, para evitar levar mais que o necessário, tenha isso em mente: vendedores não estão ali para serem seus amigos. Ainda que sejam agradáveis com você, o objetivo final é fazer com que você compra alguma coisa.

Sendo assim, mantenha o foco na lista dos itens que você realmente precisa. E, compre apenas esses itens e não se deixe levar pelas estratégias de convencimento do vendedor.

Agora você já sabe quais atitudes tomar para conseguir aproveitar a época de liquidações sem ir à falência, faça suas compras de forma inteligente. Desta forma, não correrá o risco de ficar endividado de forma que não prejudique o seu orçamento.

Se você gostou dessas dicas e quer ver mais conteúdo como esse, continue acompanhando as nossas publicações. Fique à vontade para nos enviar dicas, sugestões e comentário aqui.

Bons investimentos e até a próxima !

 

 

Compartilhe este conteúdo

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no twitter
Twitter

Sobre Nós

A maior plataforma de investimentos do país. Encontre os melhores investimentos de acordo com seus objetivos gratuitamente.

Post Relacionados

Volatilidade nas alturas! Quem investe no mercado de ações, já se deparou

São vários os segmentos que dão possibilidade de iniciar um investimento sem

Economia compartilhada

Você está pronto para a mudança?  Segunda Guerra Mundial. Chernobyl. São fatos

Seguir

Mais Assisitidos

Fechar Menu
Abrir Chat
Olá, tudo bem? Me chamo Rafael e sou economista, como posso te ajudar?
Powered by