Nunca é tarde para mudar de vida profissional

vida-profissional

Vida profissional X Objetivo

Mudar de vida profissional e alterar os rumos da sua carreira é algo possível para qualquer pessoa, independentemente da idade. Principalmente no mundo de hoje, onde o conceito de carreira é algo bem diferente do que era anos atrás, na época de nossos pais e avós.

Antigamente, uma carreira de sucesso podia ser definida como crescer em uma mesma instituição, mas hoje, já não é bem assim.

Hoje em dia, os profissionais buscam desafios e reconhecimento do mercado. O que nem sempre é possível de acordo com esse modelo antigo e em alguns momentos, mudar de vida profissional completamente é algo que pode significar muito para alguém.

Se você acha que está tarde para isso, veja nos tópicos a seguir porque mudar de vida profissional é sempre possível. Confira.

Por que as pessoas mudam de carreira?

Cada pessoa possui a sua própria visão e objetivos específicos em relação a sua vida profissional. Isso pode estar claro na mente de alguns antes mesmo de começar uma faculdade. Mas, para muitos, a clareza só vem depois de alguns anos de atuação profissional.

Dessa forma, pode acontecer que, mesmo tendo chegado exatamente onde queria em relação à carreira, o pensamento de mudar de vida profissional pode começar a ficar recorrente.

Existe uma infinidade de razões para que isso aconteça com alguém. Mas, em geral, os principais motivos que levam as pessoas ao desejo de mudar de vida profissional são:

  • Desafios

O desejo de mudar de vida profissional pode vir do desejo de encarar desafios diferentes, como uma forma de se manter motivado e ativo;

  • Necessidade

Alguma mudança na vida pessoal ou outros fatores externos podem afetar a vida da pessoa e por isso, ela sente necessidade de mudar de vida profissional;

  • Realização

Muitas pessoas sentem vontade de mudar de vida profissional para se sentirem mais realizados profissionalmente. Seja financeiramente falando ou mesmo pessoalmente.

Alterar os rumos da sua vida profissional pode ser uma escolha sua, ou mesmo uma imposição causada por fatores externos. Como uma nova dinâmica do mercado ou a adoção de uma nova tecnologia na empresa onde você atua por exemplo.

De toda forma, o que você precisa ter em mente é que é necessário reconhecer quais são as suas competências e de que forma elas podem ajudar você nesse processo.

Mudar os rumos da sua vida profissional pode ser exatamente aquilo que você precisa

A mudança constante no que diz respeito aos rumos da carreira, pode ser vista por muitos sob uma ótica negativa. Muito disso em virtude dos modelos de carreira adotados décadas atrás.

Entretanto, mudar de vida profissional de forma constante não deveria ser uma situação tão estigmatizada. Pelo contrário, essa mudança deveria, na verdade ser encorajada.

Isso porque, hoje em dia, mudar de vida profissional algumas vezes no decorrer da vida pode significar uma forma de crescimento profissional mais acelerado.

Pode parecer estranho para você o fato de que, ao alterar os rumos da sua carreira, você seja capaz de avançar de forma mais rápida na mesma. Entretanto, na verdade, isso faz muito mais sentido do que talvez você já tenha imaginado.

Abraçar atividades e experiências novas na vida funciona da mesma forma que a atividade física funciona para estimular seus músculos.

É possível se acostumar aos exercícios de forma fácil. Mas quando você muda para exercícios diferentes daqueles que estava acostumado, pode observar efeitos quase que instantaneamente.

Na carreira, pode ser a mesma coisa. É uma atitude comum ficar em um trabalho no qual você tem estabilidade, ainda que não seja exatamente aquilo que você gostaria de estar fazendo.

Entretanto, fazendo isso, você provavelmente não estará explorando todas as suas capacidades como deveria. E, nesse momento, cogitar mudar de vida profissional é um passo importante.

Os mitos sobre mudar a carreira

Mudar de vida profissional costuma ser uma escolha na qual estão envolvidos muitos mitos. O que pode acabar desestimulando muita gente que está insatisfeita com os rumos que sua vida profissional está tomando, mas ainda assim, não faz nada para mudar essa situação.

Para mudar de vida profissional é necessário enfrentar uma mudança que pode ser radical e isso pode não ser algo muito atraente para muitos.

Para ajudar nessa questão, vamos discutir melhor alguns desses mitos a seguir:

  • Você é velho demais para mudar sua carreira

Esse é um dos maiores mitos quando o assunto é mudar de vida profissional e você não deve se sentir desmotivado por isso.

Hoje em dia, com um grande número de fontes de aprendizado e de oportunidades, o que o mercado de trabalho procura é um profissional qualificado, e em relação a isso, a idade do profissional não deve ser um fator que pesa tanto.

Se você encontrar uma empresa onde a idade conta mais que a sua capacidade, procure outro lugar para trabalhar.

Se o assunto for empreender, aí mesmo que o fator idade não faz o menor sentido! Em momento nenhum é tarde demais para criar e desenvolver um negócio e obter sucesso com ele.

  • Esse é um caminho sem volta

Buscar experiências novas não é o mesmo que fechar todas as portas atrás de si. Se você tem uma boa relação com a empresa onde trabalha, ou com os clientes do seu negócio e encerrar as suas atividades de uma maneira harmoniosa, é pouco provável que você não consiga voltar atrás se necessário.

Aliás, o aprendizado que você vai obter no processo de mudar de vida profissional poderá fazer com que você se torne um profissional com ainda mais valor.

  • É algo só para quem já sabe bem o que fazer

Muitas pessoas, mesmo já na idade adulta e com um trabalho estabelecido, podem se sentir confusas ou perdidas em relação a suas carreiras. Alguns de nós, se não todos, sempre teremos esse tipo de sensação.

Mudar de vida profissional não é algo que deve ser feito apenas por pessoas que estão muito certas e plenas acerca de todos os aspectos de suas vidas. Na verdade, isso pode ser o catalizador que você precisava para encontrar a resposta para os seus questionamentos.

  • Você vai passar pela síndrome do impostor

A síndrome do impostor é conhecida por uma sensação de que não nos encaixamos em determinado ambiente e que por isso, seremos desmascarados de alguma forma a qualquer momento.

Ela pode acometer um grande executivo que abandona seu trabalho para investir em um negócio próprio, por exemplo.

Entretanto, se a sua mudança for genuína, em algum momento essa sensação vai passar e você vai passar a se sentir como se ali estivesse durante toda a sua vida.

O que você deseja para o seu futuro?

Para atingir qualquer objetivo na vida, planejamento e organização são dois fatores fundamentais, e quando se trata de mudar de vida profissional e obtiver sucesso é necessário pensar à frente.

Por isso, é importante que você tenha um planejamento para os rumos da sua carreira pelos próximos 5 ou 10 anos e então trace as estratégias que vai precisar adotar para conseguir chegar ao patamar desejado..

 Aliás, você pode também ir além do campo profissional e pensar sobre o que você quer para a sua vida em relação a outros aspectos. Você precisa ver além do que você faz em seu cotidiano para conseguir encontrar aquilo que você quer.

Nesse sentido, você pode até ter mais de uma carreira, mesmo que não exerça outras atividades de forma profissional de fato. Você pode programar por hobby, investir na prática de alguma atividade esportiva, construir alguma coisa, manter um blog sobre um assunto que você gosta.

Mudar de vida profissional não precisa ficar restrito a apenas uma área de atuação, mas pode ser uma oportunidade de mudar a sua vida como um todo.

Não fique preso em apenas uma área de conhecimento, expanda seu horizonte de aprendizado e de experiências e exerça outras atividades que você também goste de fazer.

Mudar costuma trazer mais benefícios do que problemas para a sua vida. Se você está pensando em mudar de vida profissional é porque de alguma forma, algo não está acontecendo do jeito que você queria.

Aproveite então essa oportunidade, planejando o que você vai fazer através de objetivos claros e não deixe o medo de não dar certo paralisar você.

Aliás, se algo não der certo, também não tenha medo de admitir isso. Encare as experiências negativas como um aprendizado e como motivação para seguir em frente.

Encontre atalhos

Se você já tem alguns anos de experiência em determinada carreira, se decidir mudar de vida profissional pode usar isso para encurtar os caminhos para atingir seus novos objetivos.

Quando você é capaz de identificar as competências que adquiriu ao longo dos anos da sua atuação profissional, isso pode ser usado para que você consiga avançar de forma mais rápida na sua nova carreira.

Desta forma, é importante que você saiba reconhecer as virtudes que você tem, lembrando-se das vezes que conseguiu superar um desafio usando suas competências para resolver o problema.

Lembre-se também de como a solução na qual você pensou gerou bons resultados e de como você se sentiu realizado pessoalmente por conta disso.

Para identificar essas qualidades, pense nas vezes em que alguém perguntou a você como você conseguia fazer tal coisa tão bem e você pensou ou mesmo respondeu em voz alta que aquilo era algo básico.

A partir do momento que você pôde identificar as suas competências, fica mais fácil mudar de vida profissional porque você pode enxergar em quais áreas essas competências poderão ser aplicadas e quais são as funções que você vai poder executar com mais facilidade.

Mudar é fundamental

Fugir da mesmice é uma necessidade humana. Somos uma espécie que pode ser considerada colecionadora de experiências, e passamos pela vida temendo deixar esse mundo sem que tivéssemos aproveitados as mais diversas oportunidades disponíveis no mundo, e isso se reflete também na vida profissional.

O ser humano vive em uma luta constante contra o tédio, e, no mercado de trabalho atual, os estão cada vez mais sentindo uma necessidade constante de encontrar satisfação em suas atividades profissionais.

Aliás, é ainda mais que isso. As pessoas querem trabalhar em algo que traga não apenas um bom retorno financeiro, mas também felicidade e realização pessoal.

Assim, mudar de vida profissional pode ser mais do que um passo dado para ganhar mais dinheiro, mas também uma forma de se sentir mais feliz e realizado pessoalmente.

O trabalho é uma parte fundamental da vida do ser humano, desta forma, é muito importante que além de dinheiro, ele te traga também satisfação.

Hoje em dia, o trabalho não é e nem precisa ser visto como um sacrifício, como algo penoso de se fazer. E se você se sente insatisfeito, infeliz ou entediado com o seu trabalho atual, mudar de vida profissional é o caminho.

Desdobramentos

Outro fator que traz à tona o desejo de mudar de vida profissional tem a ver com um padrão idealizado de sucesso. Esse padrão pode se relacionar a uma certa sensação de angústia, por não se sentir enquadrada em um estereótipo de liderança ou de um perfil de vencedor.

Esses padrões idealizados de sucesso podem inclusive ser muito exagerados, como se você precisasse, além de ganhar rios de dinheiro, ser uma pessoa reconhecida e realizada.

Dessa maneira, quem não se enquadra nesse padrão, pode se sentir desnorteado e pensar em mudar de vida profissional apenas por isso,

Para superar essa angústia, o ideal é realizar um processo de autoconhecimento e pensar nos rumos da sua carreira no longo prazo. Para isso, você deve conseguir responder para si mesmo a seguinte questão: o que eu considero bom para mim e apenas para mim?

Você não precisa necessariamente encontrar a resposta para essa e para outras questões importantes na sua vida e sobre você mesmo de forma solitária.

Nas redes sociais, por exemplo, você pode encontrar outras pessoas que em algum momento pensaram e conseguiram mudar de vida profissional.

Sucesso em uma área diferente

Outra coisa que pode explicar esse movimento de mudar de vida profissional são as oportunidades de sucesso maiores em outras áreas.

Pode ser que existam mais empregos em campos do conhecimento diferentes daquele no qual você já atua.

E tem mais, no mercado de trabalho atual, os empregadores não ficam restritos apenas a sua localização geográfica. Através da internet, já é possível, e cada dia, mais comum, exercer atividades profissionais além das suas fronteiras, para outras cidades, estados ou mesmo para outros países.

Outro fator a ser levado em consideração é que as empresas têm se tornado cada vez menos conservadoras e os recrutadores têm passado a valorizar e a reconhecer a diversidade em relação à formação dos candidatos.

Cuidados que você deve tomar para mudar os rumos da sua vida profissional

Se você, de fato, pretende mudar de vida profissional vai precisar tomar uma série de cuidados durante esse processo.

É comum e muitas vezes necessário fazer uma alteração nos rumos da sua carreira. Isso pode ser motivado pelos diversos fatores sobre os quais já falamos antes.

Entretanto, essa não é uma atitude que você deve tomar de qualquer jeito. Não é uma boa ideia simplesmente abandonar o seu emprego atual e ir à busca de outra coisa.

Para tomar uma decisão como essa e obter sucesso em uma nova carreira, é necessário agir com racionalidade e cautela. Para te ajudar nisso, vamos discutir alguns dos cuidados que você deve tomar quando decide mudar os rumos da sua vida profissional nos próximos parágrafos.

  • Autoconhecimento

Se você pretende mudar de vida profissional, precisa ter em mente que isso só faz sentido se estiver alinhado com o propósito que você tem para a sua vida, o que exige uma dose alta de autoconhecimento.

Dessa forma, é importante que você tenha algum tempo para refletir sobre a sua vida e sobre quem você é e o que você deseja.

Não se deixe levar pela ansiedade ou pela emoção, se certifique de que você de fato quer e precisa mudar e não que está passando apenas por um momento de insatisfação que pode passar logo.

  • Atitudes impulsivas

Tenha cuidado também para não acabar tomando atitudes impulsivas. Muita gente acaba tomando suas decisões de forma apressada, motivadas por problemas pessoais, por um modismo do mercado ou salários aparentemente mais atrativos.

Nesses casos pode acabar sendo muito fácil se sentir frustrado depois de um tempo, porque você não refletiu antes de agir e tomou um rumo que não era exatamente aquele que você gostaria de ter seguido.

Pense se o problema está de fato na sua área de atuação ou apenas na empresa em que você trabalha, ou mesmo se a fonte de sua insatisfação não é motivada apenas por cansaço. Nesse caso, tirar um período de férias pode ajudar você a se sentir renovado.

Não se arrisque em uma mudança como essa, se não tiver objetivos claros e um planejamento adequado.

  • Estude

Se você realmente escolheu mudar os rumos da sua vida profissional, você precisa ter em mente que vai precisar estudar. Em alguns casos, pode ser que você precise voltar para a faculdade ou fazer cursos profissionalizantes ou de capacitação.

Se você deseja empreender, vai precisar planejar o seu negócio e estudar o mercado também.

Por isso, dedique o seu tempo livre para adquirir conhecimentos sobre a nova área de atuação que você pretende adotar, se aprofundando o máximo que puder para se preparar para a mudança.

  • Corra atrás

Uma nova oportunidade de trabalho ou de carreira não vai bater a sua porta. Se você de fato quer mudar os rumos da sua vida profissional, é necessário se mexer e procurar novas alternativas de trabalho.

Você precisa se empenhar e se manter determinado para alcançar aquilo que planeja. Para isso, definir quais as estratégias necessárias a serem tomadas é muito importante.

  • Talentos e habilidades

Outro fator a ser considerado é que tão importante quanto a sua vontade, é o seu talento na hora de mudar de vida profissional.

Isso significa você deve ser capaz de avaliar com cuidado quais são as habilidades que você tem, bem como o seu estilo de vida e a sua visão de mundo, além de ser capaz de perceber se esses fatores estão coerentes com a alternativa de carreira que você está pensando em seguir daqui para frente.

  • Nova rede de contatos

Você vai precisar construir uma rede de contatos novas. Algumas vezes, a área para a qual você pretende migrar pode ter valores e uma cultura diferentes das quais você está acostumado e você vai precisar se dedicar a aprendê-los por um tempo.

Em cursos e eventos você pode encontrar bastante informação sobre isso, participe, conheça pessoas, troque experiências, observe e aprenda.

  • Observe o mercado

Ainda que você de fato tenha talento para atuar na nova área que você escolheu, antes de mudar de vida profissional você precisa também avaliar a demanda do mercado e então definir por quais etapas você vai precisar passar para conseguir atingir seus novos objetivos.

  • Custos

Se você pretende mudar de vida profissional, precisa ter em mente também que essa transição poderá gerar alguns custos.

Nesse momento, você precisa avaliar se de fato tem os recursos próprios que vai precisar para investir em uma fase de aprendizado.

Avaliar isso vai ajudar você a decidir se precisa (ou pode) deixar o seu trabalho atual para se dedicar de forma integral à mudança de seus rumos profissionais ou se vai precisar fazer isso gradualmente, sem deixar o seu emprego.

Se você ainda não tem uma reserva financeira, fique no seu trabalho até conseguir juntar dinheiro o suficiente para passar por essa transição sem acabar causando uma falência nas suas finanças.

Agora você já sabe por que nunca é tarde para mudar de vida profissional e escolher um objetivo completamente diferente. O conceito de carreira mudou e com ele, a dinâmica da vida profissional também.

Se você gostou deste artigo e quer ver mais conteúdo como esse, em nosso blog você encontra muito mais! Para isso, confira as nossas postagens anteriores e acompanhe as nossas publicações.

Artigos que podem ser úteis para você: Como montar uma reserva de emergência | Orçamento familiar: Como montar o seu

 

Compartilhe este conteúdo

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no twitter
Twitter

Sobre Nós

A maior plataforma de investimentos do país. Encontre os melhores investimentos de acordo com seus objetivos gratuitamente.

Post Relacionados

Planejamento Financeiro com o App Renda Fixa

Saiba a importância de fazer um planejamento financeiro e colocar em prática

cartão de crédito

Vale a pena parcelar ou pagar à vista? Evitar usar o cartão

investir em você mesmo

Conheça o melhor investimento Investir em você mesmo é algo que pode apresentar

Seguir

Mais Assisitidos

Fechar Menu
Abrir Chat
Olá, tudo bem? Me chamo Rafael e sou economista, como posso te ajudar?
Powered by