Quando usar o cartão de crédito?

Vale a pena parcelar ou pagar à vista?

Evitar usar o cartão de crédito em virtude da taxa de juros, é uma recomendação que com certeza você já deve ter escutado. Entretanto, dependendo da situação financeira em que você se encontra, comprar no cartão pode sim ser uma boa opção.

Com certeza, você já se pegou pensando se era melhor pagar à vista ou fazer um parcelamento no cartão de crédito. Essa é uma dúvida muito comum.

Comprar à vista, segundo a maioria dos especialistas, é a melhor opção quando você tem o dinheiro disponível. Já que pode garantir um desconto para que você possa economizar. Entretanto, em alguns momentos usar o cartão de crédito pode ser necessário e mais vantajoso.

Veja no artigo de hoje, as situações onde vale mais a pena pagar à vista ou usar o cartão de crédito.

Se você tem o dinheiro disponível…

Se você economizou para fazer a compra ou tem saldo disponível, usar o cartão de crédito é menos vantajoso do que realizar a compra à vista.

A grande vantagem de comprar à vista é o fato de que assim é possível economizar. Já que a grande maioria dos estabelecimentos comerciais oferecem bons descontos para quem tem dinheiro vivo.

Entretanto, se o seu dinheiro está investido, talvez usar o cartão de crédito. E, comprar através de um parcelamento, pode ser a melhor opção.

Para ter certeza, o que você precisa fazer é avaliar se o desconto obtido com a compra à vista é maior do que o rendimento do dinheiro aplicado. Bem como os juros embutidos nas compras parceladas.

Para facilitar, você pode usar um simulador de compras. Existem diversas ferramentas como disponíveis na internet.

Para você entender melhor como essa simulação funciona e decidir quando usar o cartão de crédito e fazer um parcelamento é a melhor opção, vamos exemplificar para você.

 

Quando é melhor fazer a compra através de um parcelamento e deixar o dinheiro aplicado

Imaginemos que você tenha seu dinheiro aplicado no Tesouro Direto e deseja comprar uma tv nova, mas ainda não decidiu se vale mais a pena sacar o dinheiro do investimento e comprar ou usar o cartão de crédito e manter o dinheiro rendendo.

Ao pesquisar os preços da televisão que você quer você viu que o melhor preço da mesma é 1760 reais que podem ser divididos em até 10 parcelas de 176 reais, sem o acréscimo de juros.

Neste caso, fazendo as contas, é possível perceber que usar o cartão de crédito e comprar parcelado é mais vantajoso do que a vista, permitindo que você economize 73,11 reais.

A diferença, nesse caso é porque o rendimento do dinheiro aplicado é maior que os juros referentes à compra parcelada, por isso, vale mais a pena manter o dinheiro na aplicação do que sacá-lo para fazer a compra à vista.

De forma geral, quando o parcelamento é sem juros, usar o cartão de crédito é sim uma boa opção, principalmente se o dinheiro está aplicado em um investimento.

Quando comprar à vista é a melhor opção

Agora vamos imaginar uma situação diferente, quando usar o cartão de crédito não vale a pena e comprar à vista vai ser a melhor opção.

Você ainda quer comprar a mesma televisão, mas procurando na internet, percebeu que pode comprá-la por 1584 reais ou em um parcelamento de 10 vezes de 176 reais por mês.

Nesse caso, usar o cartão de crédito não vale a pena. É melhor sacar o dinheiro da aplicação e fazer o pagamento a vista.

Comprando a vista, nessa situação, a economia vai ser de 118 reais. Isso porque o rendimento do dinheiro na aplicação no Tesouro Direto acaba não sendo maior do que o desconto obtido pela compra à vista.

Dependendo de como o dinheiro está aplicado, é melhor comprar à vista ou a prazo

Agora vamos pensar em uma situação diferente. Vamos supor que você deseja comprar uma geladeira e tem uma certa quantia em dinheiro na sua caderneta de poupança, mas ainda não sabe se vale mais a pena sacar as economias e fazer a compra à vista ou usar o cartão de crédito e parcelar a compra.

Pesquisando, você encontrou a geladeira que você quer custando 3420 reais, sendo possível parcelar a compra em 12 vezes de 300 reais.

Nessa situação, fazendo as contas, você vai perceber que a compra à vista é mais vantajosa, uma vez que você poderia economizar 60,57 reais.

Entretanto, caso o dinheiro não estivesse sendo aplicado na caderneta de poupança, mas sim em um investimento que oferece um rendimento mensal maior do que a mesma.

Nesse caso, fazer a compra de forma parcelada valeria mais a pena, com uma economia de 31,26 reais.

Ainda que em uma primeira impressão, os valores aqui pareçam ser pequenos, se você pensar no longo prazo, essas pequenas economias a cada compra, vão gerar um grande impacto na sua vida financeira.

Mais detalhes sobre o assunto

Como você pode ter percebido, para saber se usar o cartão de crédito ou comprar à vista vale mais a pena, você deve avaliar determinados fatores, tais como:

  • O preço do bem a ser adquirido à vista;
  • O valor das parcelas;
  • Os juros em relação ao parcelamento;
  • Se o seu dinheiro está guardado em uma aplicação financeira;
  • O rendimento da eventual aplicação financeira;
  • Se o rendimento da aplicação supera ou não a taxa de juros do parcelamento;

Outro fator que você deve ter o cuidado de considerar é o seguinte, quando o parcelamento for a melhor opção, você também deve estar atento para não acumular parcelas de várias compras para pagar dentro de um mesmo período de tempo.

Isso pode comprometer mais do seu orçamento do que aquilo que você pode pagar a cada mês.

Por isso, antes de iniciar um parcelamento novo é importante quitar os parcelamentos anteriores, caso contrário, você pode ter problemas.

Se você não tem dinheiro aplicado em algum investimento, a melhor opção é sempre comprar à vista, uma vez que dificilmente você vai achar disponível uma opção de empréstimo que tenha juros menores do que os cobrados em compras parceladas no cartão de crédito.

Benefícios do cartão de crédito

Outro fator que pode fazer com que usar o cartão de crédito para fazer alguma compra seja mais vantajoso, é quando o serviço do cartão oferece determinados benefícios para o cliente.

Para aproveitar esses benefícios, entretanto, você deve usar o cartão com disciplina e com planejamento.

O cartão de crédito pode, inclusive, representar um bom aliado no momento em que você precisa realizar uma compra de valor mais alto, especialmente se o bem custa mais da metade do seu rendimento mensal ou se você não encontrou um bom desconto para comprar à vista.

Quando você está sem dinheiro na sua conta corrente no final do mês, o cartão de crédito também pode ser útil. Isso porque, ele pode cobrir alguma eventualidade. Ou até mesmo comprar itens necessários para você, tais como supermercado ou combustível, por exemplo.

Uma das grandes vantagens de comprar no cartão é que você pode escolher o dia no qual vai realizar o pagamento. Entretanto, o ideal é que você escolha uma data próxima à da data em que o seu salário é pago.

Se você não quer se enrolar com a fatura, a dica é acompanhar seus gastos pequenos com o cartão de crédito semanalmente. Para isso, você pode apostar em app de controle das finanças. Existem muitos disponíveis.

Mais uma dica para usar o cartão com sabedoria é não ter muitos cartões. Você não precisa colecionar cartões de crédito. Se tiver muitos, vai ser bem complicado controlar os seus gastos. O ideal é ter, no máximo 2.

Conclusão

Se você tem rendimentos que recebe em dias diferentes, pode ter uma opção de cartão de crédito que vença próximo ao recebimento de cada um deles. Se só tem o seu salário, ter apenas 1 cartão é o ideal.

Lembre-se de pagar a fatura do cartão de crédito sempre de forma integral e na data de vencimento. Os juros em relação ao rotativo do cartão ou cobrados por atraso são altos e podem causar rombos nas suas finanças. Se puder usar a opção de débito automático, essa é uma boa alternativa.

Agora, se não tiver outro jeito e você tenha mesmo que parcelar alguma fatura do cartão, até que você quite esse parcelamento, não use mais essa opção de pagamento.

Um dos maiores erros que você pode cometer é continuar usando o cartão de crédito depois de não ter quitado o parcelamento anterior.

No artigo de hoje você conheceu as situações onde usar o cartão de crédito é mais vantajoso e quando é melhor optar pelo pagamento à vista. Assim, você pode consumir de forma mais consciente e organizar melhor as suas finanças.

Se você gostou desse artigo e quer ver mais dicas financeiras como essa, continue acompanhando o conteúdo do blog e confira também as publicações anteriores.

Artigos que podem ser úteis para você: 4 investimentos que pagam renda | Melhores investimentos para perfil conservador

 

Compartilhe este conteúdo

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no twitter
Twitter

Sobre Nós

A maior plataforma de investimentos do país. Encontre os melhores investimentos de acordo com seus objetivos gratuitamente.

Post Relacionados

Ganhou um aumento no trabalho, recebeu uma proposta do seu banco e

A-importância-da-inteligência-financeira-nos-investimentos

Seu cérebro é o maior sabotador! Você já parou para pensar em

organizando as finanças

Dicas infalíveis para se controlar melhor A fórmula de uma vida financeira

Seguir

Mais Assisitidos

Fechar Menu
Abrir Chat
Olá, tudo bem? Me chamo Rafael e sou economista, como posso te ajudar?
Powered by