Quanto custa ter um animal de estimação?

Você está realmente preparado para ter um?

Ter um animal de estimação é maravilhoso. A companhia, o carinho e a satisfação de conviver com um bichinho podem aumentar muito a sua qualidade de vida e a sua felicidade no dia a dia. Entretanto, seus animais de estimação vão gerar custos para você e impactar no orçamento da sua casa. Por isso, antes de ter um animal de estimação, você deve estar consciente sobre os custos e ter certeza de que está preparado para arcar com eles.

Em primeiro lugar, para garantir que o seu animal de estimação viva bem e tenha uma vida plena, você vai precisar gastar dinheiro com ele. Seja em vacinas, castração, despesas veterinárias, alimentação e diversos outros gastos, será necessário investir dinheiro no bichinho.

No artigo de hoje vamos falar sobre os gastos envolvidos em ter um animal de estimação e os impactos desses gastos nas suas finanças. Confira.

Como o brasileiro gasta dinheiro?

A cada ano, o segmento de produtos e de serviços especiais para pets chega a faturar quase 19 bilhões de reais no país. Levando isso em consideração, podemos pensar: será que o brasileiro gasta muito dinheiro com seu animal de estimação?

Para responder a essa pergunta, é possível comparar alguns dados. O brasileiro investe, anualmente, cerca de 17 bilhões de reais em educação dos filhos entre a pré-escola e o ensino médio. Além disso, os gastos do brasileiro com alimentação ficam em torno dos 20 bilhões anuais.

Analisando esse dado, a conclusão é que não interessa o que você adota como estimação, o que realmente importa é que você tenha a consciência do impacto que os gastos gerados por isso geram nas suas finanças.

Animais de estimação podem gerar problemas financeiros

Até mesmo um animal de estimação pode acabar sofrendo por causa da falta de educação financeira de seu dono.

Foi realizada uma pesquisa entre donos de pets que demonstrou que cerca de 67% dos mesmos podem esbanjar gastos com seus bichinhos sem maiores preocupações com o preço ou com eventuais prejuízos que podem ser causados nas contas da casa.

No momento em que foram questionados acerca dos motivos que levam a esse tipo de comportamento, as respostas foram as seguintes:

  • Cerca de 30% dos entrevistados disseram que o animal de estimação merece porque é muito companheiro;
  • Quase 25,5% dos entrevistados disseram que o fazem em virtude da sensação de felicidade que a compra proporciona;
  • Já 16,5% confessaram que quando veem algo que gostam e sentem vontade de comprar, não conseguem se controlar e resistir ao impulso.

Segundo a pesquisa, cerca de 38% do total daqueles que possuem um animal de estimação costumam economizar no que compram para si mesmos para poderem comprar coisas para seus pets. Entre o público feminino, a porcentagem é de mais de 45%.

A seguir, você pode conferir outros números levantados pela mesma pesquisa:

  • Cerca de 30% dos entrevistados já deixaram de comprar algo ou de pagar alguma conta para comprar alguma coisa para seus bichinhos. Entre as pessoas mais jovens, a porcentagem sobe para pouco mais de 37%;
  • Aproximadamente 37% das pessoas já deixaram de comprar itens de uso pessoal para o pagamento de despesas veterinárias para o seu animal de estimação. Entre os mais jovens, a porcentagem sobre para cerca de 43%;
  • Além disso, quase 15% dos entrevistados já deixaram de ir a um restaurante para cobrir despesas com os pets e cerca de 10% já deixaram de realizar viagens pelo mesmo motivo;
  • Aproximadamente 23% dos entrevistados não guardam dinheiro para a família ou para si próprios em virtude das compras feitas para o animal de estimação;
  • Um total de 73% dos entrevistados disse já ter tido gastos imprevistos com seus pets, sendo mais da metade desses gastos relacionados a problemas de saúde do animal;
  • Quase 44% já comprometeram seu orçamento ou acabaram endividados por terem de pagar despesas veterinárias e cerca de 14% tiveram o nome incluído em cadastros de proteção ao crédito por causa de compras para seus animais de estimação.

Ter um animal de estimação é uma escolha livre, mas a responsabilidade com eles é uma obrigação!

Você tem total liberdade para escolher a forma como vai gastar o seu dinheiro, entretanto, da mesma forma, você também é completamente responsável pelo resultado das suas escolhas no futuro.

Assim como ter um animal de estimação também é uma escolha, uma vez que o bichinho esteja sob seus cuidados, você tem total responsabilidade sobre ele.

Assim, para ter um pet, apenas querer não basta. É necessário que você saiba avaliar se realmente pode arcar com todas as despesas que o animal vai gerar ao longo dos anos.

Com certeza ninguém deve querer ter de escolher entre pagar a mensalidade da escola dos filhos ou uma cirurgia de emergência que pode salvar a vida de seu cãozinho ou gatinho de estimação. Assim sendo, quem quer ter um animal de estimação deverá montar uma reserva financeira para cobrir esse tipo de despesa.

Além disso, na previsão dos gastos mensais e anuais, também é necessário incluir no orçamento as despesas com o pet para ser possível evitar surpresas desagradáveis. Tanto o seu bichinho quanto a sua família irá agradecer se você tomar esse tipo de atitude preventiva.

Análise no custo de vida do seu animal de estimação

Em segundo lugar, quando você adquire um animal de estimação, deve ter em mente que além do bichinho, com ele virão uma série de despesas que podem ser previstas e que irão aumentar o seu custo de vida.

Além disso, o padrão de vida do animal também vai gerar impacto na sua vida financeira.

Na tabela a seguir você pode conferir qual é o custo, por ano. Em outras palavras, o gasto para manter gatos e cachorros de portes variados seguindo um estilo de vida padrão básico. Confira:

DESPESAS

CACHORROS DE PEQUENO PORTE CÃES DE PORTE MÉDIO CÃES GRANDES

GATOS

RAÇÃO 659,58 REAIS 1.771 REAIS 2.773,35 REAIS 411,23 REAIS
VERMÍFUGO 92,54 REAIS 153,13 REAIS 202,71 REAIS 24,55 REAIS
VACINAS 229,46 REAIS 229,45REAIS 229,46 REAIS 124,64 REAIS
CONTROLE DE PULGAS 377,71 REAIS 613,78 REAIS 692,47 REAIS 108,91 REAIS
VETERINÁRIO 262,30 REAIS 262,35 REAIS 262,30 REAIS 262,35 REAIS
BANHO E TOSA 472,14 REAIS 550,83 REAIS 786,90 REAIS 393,45 REAIS
TOTAL ANUAL 2.093,78 REAIS 3.580,55 REAIS 4.947,24 REAIS 1.324,98 REAIS

Desta forma,a tabela é um convite para que você possa refletir sobre os seus gastos com seu animal de estimação e que você faça a sua própria tabela baseadas nos valores que você gasta com o seu bichinho ou com o pet que você deseja ter.

Ademais, algumas raças de animais podem ter custos mais altos que outras. Algumas pessoas podem optar por pagar um plano de saúde para o animal de estimação, além de comprar brinquedos, oferecer alimentos especiais, comprar roupas, pagar cuidadores e até mesmo realizar festa de aniversários para o bichinho.

As despesas podem crescer cada vez mais: algumas raças de animais podem sobreviver por mais de 20 anos, por exemplo, e precisar de medicamentos ou tratamentos veterinários que irão aumentar as despesas no decorrer do tempo.

Tenha consciência na hora de fazer suas escolhas

Em terceiro lugar, se você quer ter um animal de estimação, precisa ter em mente que vai precisar gastar dinheiro para garantir a saúde e o bem-estar do mesmo, e ao mesmo tempo, deve se preocupar em manter o seu orçamento familiar saudável.

Existem coisas que você pode fazer para evitar prejudicar o seu orçamento em detrimento de um animal de estimação, por exemplo, optar pela adoção (temos muitos que precisam de um lar para receber e dar muito amor) ao invés de comprar um animal de raça.

Em suma, o importante é se lembrar que ter um animal de estimação demanda responsabilidade e uma vez que você o adquiriu, não pode abandoná-lo caso precise viajar ou se mudar para uma casa ou apartamento menor por exemplo.

Desta forma, agora você já sabe quanto custa ter um animal de estimação e pode analisar se está preparado para isso e garantir que as despesas com seu pet possa caber dentro do seu bolso.

Se você gostou desse artigo e quer ver mais dicas como essa para ter mais estabilidade financeira, além de dicas de investimentos para aumentar seus rendimentos, confira no arquivo do blog as nossas postagens anteriores e continue acompanhando as nossas publicações.

Artigos que podem ser úteis para você: | A importância da reserva de emergência

 

Compartilhe este conteúdo

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no twitter
Twitter

Sobre Nós

A maior plataforma de investimentos do país. Encontre os melhores investimentos de acordo com seus objetivos gratuitamente.

Post Relacionados

Volatilidade nas alturas! Quem investe no mercado de ações, já se deparou

São vários os segmentos que dão possibilidade de iniciar um investimento sem

Economia compartilhada

Você está pronto para a mudança?  Segunda Guerra Mundial. Chernobyl. São fatos

Seguir

Mais Assisitidos

Fechar Menu
Abrir Chat
Olá, tudo bem? Me chamo Rafael e sou economista, como posso te ajudar?
Powered by