Descubra, de forma simplificada, o que é CDI e como sua taxa impacta nos rendimentos de investimentos.
O QUE É CDI?
Você já deve saber que grandes bancos oferecem empréstimos de dinheiro. Se um cliente precisar, pode recorrer a ele e pegar um empréstimo.
Mas você sabia que também pode acontecer o inverso?
É isso mesmo! Assim como seus clientes, o banco também pode precisar de dinheiro para equilibrar seu fechamento no final de cada dia!
Todos os dias ocorre o fechamento de caixa, com resultados que ficam no vermelho ou em azul (déficit ou superávit), devido às movimentações de dinheiro dos clientes entre os bancos.
Por determinação do Banco Central, todos devem fechar o dia no positivo. Nos casos em que o banco encerra com o saldo negativo, precisará pedir dinheiro emprestado para outro banco para manter o equilíbrio do seu caixa.
Esse empréstimo gerará uma cobrança com taxa de juros e é aí que entra o CDI – Certificado de Depósito Interbancário. Quem empresta cobra a taxa CDI, uma taxa de referência que os bancos cobram entre eles nestas situações.
Esta também é uma forma de investir dinheiro. É possível que pessoas físicas façam aplicações com rendimentos a partir dos juros desta taxa.
IMPACTO DO CDI NO INVESTIMENTOS DE RENDA FIXA
Muitos confundem, mas não é possível investir no CDI!
O CDI é a principal referência de valor que impacta diretamente nos retornos de diversas modalidades de investimentos de renda fixa:
– CDB – Certificado de Depósito Bancário – títulos sobre empréstimos entre instituições financeiras;
– LCI – Letra de Crédito Imobiliário – títulos com objetivo de captar recursos relacionados ao setor imobiliário;
– LCA – Letra de Crédito do Agronegócio – títulos relacionados ao financiamento do setor agrícola;
– LC – Letra de Câmbio – títulos emitidos por instituições financeiras não-bancárias, com objetivo de levantar capital para empréstimos.
Você sabia que há contas bancárias que oferecem retornos de 100% do CDI automaticamente, apenas em manter seu dinheiro lá?
Assim como os mencionados acima, ativos atrelados ao CDI usam este índice como referência base para oferecer seus percentuais de rentabilidade.
COMO CALCULAR RENDIMENTO DE INVESTIMENTO ATRELADO AO CDI
Quando se diz que algum ativo rende 100% do CDI, é o mesmo que dizer que ele terá a mesma taxa de rentabilidade do CDI.
Se no período que o dinheiro ficou aplicado, o CDI rendeu, por exemplo, 6%, então esta mesma porcentagem será considerada para o rendimento do investimento.
É bom ressaltar que estes investimentos podem ter incidência de impostos sobre seus rendimentos, o que pode alterar o valor recebido.
Para facilitar seu cálculo, temos aqui nossa Calculadora de Renda Fixa, basta clicar e fazer a sua conta.
Temos aqui também, como seria o cálculo do CDB que paga 90% do CDI, por exemplo.
CDI E SELIC
O CDI tem seu valor muito aproximado à taxa Selic e sempre acompanha sua atualização.
Selic – Sistema Especial de Liquidação de Custódia, é o juro básico da economia brasileira. A taxa que o governo paga para quem empresta dinheiro para ele, através de investimentos em títulos do Tesouro Direto, por exemplo.
A taxa Selic é definida a cada 45 dias pelo COPOM – Comitê de Política Monetária do Banco Central e está sempre relacionada com a inflação do momento.
QUAL O VALOR DO CDI HOJE?
Para saber qual é a taxa CDI hoje, basta acessar a área de índices do aplicativo Renda Fixa, você consegue acompanhar este e outros indicadores de forma muito simples.
Use o CDI a favor dos seus rendimentos!