Como escolher os melhores fundos para investimentos?

Os fundos de investimento são modalidades de investimento bastante populares entre aqueles investidores que buscam diversificação e facilidade na hora de realizar seus aportes. Apesar disso, muitos investidores ainda têm dúvidas sobre como escolher os melhores fundos para investimentos.

Uma das premissas mais utilizadas para escolher fundos no mercado financeiro – especialmente os fundos multimercados – é aportar o dinheiro nos fundos que possuem os melhores gestores e que ofereceram boas rentabilidades no passado. Mas, será que analisar apenas estes dois quesitos é suficiente para escolher os melhores fundos para investimentos? É sobre isso que falarei no artigo de hoje.

Continue a leitura e descubra o que considerar para fazer boas escolhas em relação aos fundos de investimento e evitar arrependimentos no futuro. Acompanhe!

A importância do gestor

Em um mercado com inúmeras oportunidades e possibilidades de investimento, confiar na capacidade do gestor de um determinado fundo é, sem dúvida, um passo importante para fazer uma boa escolha em relação aos fundos de investimentos disponíveis no mercado brasileiro.

Afinal, aqueles gestores que são reconhecidos pelo bom trabalho que fazem acabam se tornando referência para investidores que estão em busca de boas oportunidades para alocação dos seus recursos. A confiança no gestor, no entanto, não deve ser a única questão que o investidor deve avaliar antes de optar por este ou aquele fundo.

A seguir, você conhecerá alguns outros pontos que devem ser avaliados com atenção pelo investidor antes de escolher os melhores fundos para investimento. Confira!

Estratégias e taxas de administração

Mais do que confiar no gestor do fundo, o investidor precisa conhecer e compreender em detalhes as estratégias que são ou serão adotadas pelos fundos dos quais têm interesse. Ao negligenciar as estratégias adotadas por um determinado fundo, o investidor acaba aumentando – e muito – as chances de se frustrar com o aporte, enquanto diminui as chances de escolher uma modalidade de investimento alinhada aos seus objetivos e ao seu perfil.

Uma outra questão que deve ser ponderada pelo investidor é o quesito taxa de administração. Existem fundos que cobram taxas altíssimas de administração, que acabam impactando na rentabilidade do investimento. Vale ressaltar, entretanto, que as taxas de administração não devem ser analisadas individualmente.

Isso porque existem fundos que possuem taxas de administração e de performance elevadas, mas que costumam entregar excelentes rentabilidades aos investidores. Além disso, o investidor precisa ter em mente que as taxas de administração de fundos DI e de renda fixa, por exemplo, tendem a ser sempre mais baixas que os fundos multimercados ou fundos de ações, por exemplo.

Conhecer a estratégia do fundo e as taxas de administração – comparando-as com outras taxas e analisando o impacto desta cobrança na rentabilidade estimada – são, portanto, práticas necessárias para não cair em armadilhas do mercado financeiro e investir de maneira errada.

A questão da rentabilidade

Escolher um fundo – ou qualquer outro investimento –  pela rentabilidade passada é um erro comum entre os investidores, e deve ser evitado. Tenha sempre em mente que rentabilidade passada não é garantia de rentabilidade futura e, por isso, de nada adiantará escolher este ou aquele fundo para aportar seu dinheiro por estar projetando bons ganhos no futuro a partir do que o fundo já entregou no passado.

O mercado está em constante mudança e nem sempre os resultados positivos – ou negativos – de um fundo ou outro investimento se repetem, anos após ano. Neste caso, é importante considerar boas opções de fundos para investimentos disponíveis pelo mercado, analisando-as como um todo: estratégia, resultados, gestor, taxa de administração, riscos, etc.

A partir desta análise mais completa, ficará muito mais fácil identificar as opções de fundos para investimento que mais se encaixam ao que você procura para aportar seu dinheiro e diversificar seu portfólio de investimentos.

Avaliação de riscos

Identificar a quais riscos o fundo estará exposto é um outro parâmetro fundamental para julgar e analisar com maior propriedade boas oportunidades para investimentos em fundos – tomando decisões  mais sólidas e evitando arrependimentos.

Esta avaliação vale, inclusive, para aqueles fundos geridos por excelentes gestores. Lembre-se que os gestores de fundos sempre tomarão decisões que julgarem mais pertinentes e assertivas dentro de uma determinada estratégia adotada pelo fundo – que pode ser mais ou menos arriscada.

Cabe ao investidor, portanto, avaliar esta questão e verificar se está disposto ou não a expor-se a estes riscos, e a identificar se a estratégia do fundo está alinhada ao seu perfil enquanto investidor.

Planejamento financeiro

Nenhuma decisão de investimento – seja para escolher os melhores fundos para investimentos ou outros produtos financeiros – será sólida suficiente se não houver uma análise profunda do seu planejamento financeiro antes de optar por aportar seu dinheiro neste ou naquele investimento.

Para escolher os melhores fundos para investimentos, portanto, é preciso considerar, além de todos os quesitos informados ao longo deste artigo, o seu planejamento pessoal em relação ao dinheiro. Analise seus planos e metas de curto, médio e longo prazo e certifique-se de que os seus investimentos estão alinhados a estes objetivos.

Desta forma, você evita decepções e frustrações em relação aos seus investimentos e consegue criar uma carteira mais sólida e diversificada – composta pelos melhores fundos para investimentos e por outros produtos financeiros, sempre alinhados aos seus anseios e ao seu planejamento financeiro.

Gostou do artigo de hoje? Então compartilhe-o em suas redes sociais e ajude outros investidores a descobrir como escolher os melhores fundos para investimentos!

 Artigos que podem ser úteis para você: Quais tipos de fundos de investimentos existem? | Qual melhor investimento de renda fixa?

 

Compartilhe este conteúdo

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no twitter
Twitter

Sobre Nós

A maior plataforma de investimentos do país. Encontre os melhores investimentos de acordo com seus objetivos gratuitamente.

Post Relacionados

Qual a importância da renda variável na carteira de investimentos? Engana-se quem

renda-fixa-no-exterior

Veja como lucrar no exterior!  Uma carteira diversificada não passa apenas por

taxa de custódia zerada

Vale a pena aplicar? Com o objetivo de aumentar a competitividade, o

Seguir

Mais Assisitidos

Fechar Menu
Abrir Chat
Olá, tudo bem? Me chamo Rafael e sou economista, como posso te ajudar?
Powered by