Como escolher uma corretora para investir em Renda Fixa?

A escolha da corretora que você irá investir em Renda Fixa nem sempre é uma tarefa fácil. É normal ficar perdido em meio a tantas opções no mercado. Mas será que são tantas assim?

Numa rápida pesquisa no site da BMF&Bovespa, encontrei nada menos do que 86 corretoras. Bastante, não? Mas tenho certeza que depois de ler esse artigo você vai conseguir se decidir.

O que é uma corretora de valores?

Quando estamos interessados em um imóvel, seja para locação ou venda, recorremos aos corretores imobiliários, que tem a função de nos mostrar os imóveis disponíveis na região que temos interesse em morar de acordo com as nossas necessidades. Além de mostrar o imóvel, toda parte burocrática da negociação fica por conta do corretor, que cobra uma porcentagem sobre o valor do imóvel para custear seu serviço. Mas o que isso tem a ver com investimentos?

Basicamente, a corretora de valores tem o mesmo papel do corretor de imóveis, que faz a ponte entre comprador (investidor) e o vendedor (emissor do título). Nessa operação, o comprador terá que arcar com algumas taxas, por isso é importante analisar alguns aspectos antes de abrir conta em uma corretora.

1) Taxas cobradas

Esse é um item fundamental para tomar a decisão correta, uma vez que o rendimento do seu título é diretamente impactado pelas taxas cobradas.

Tesouro Direto

Se você investe em títulos públicos, não terá como fugir da taxa de custódia cobrada pela BMF&Bovespa de 0,3% ao ano sobre o valor dos títulos, que será proporcional ao tempo que você permanecer com o título. Essa cobrança pode ser feita em duas ocasiões:

  • Em caso de pagamento de juros, venda antecipada ou vencimento do título, são cobradas as taxas acumuladas durante todo o período;
  • Se a soma do valor das taxas de toda a carteira for superior a R$ 10,00, a cobrança é feita semestralmente, no primeiro dia útil de janeiro ou julho.

Já a taxa de custódia por parte das instituições financeiras não é obrigatória, ficando a cargo de cada uma efetuar a cobrança ou não. Para saber se a corretora está habilitada a operar com o Tesouro Direto e as taxas cobradas, basta acessar este link.

Títulos privados

No caso de investimentos como CDB, LCI e LCA, taxas de custódia são raramente cobradas, uma vez que o ganho da corretora já está embutido no rendimento do título. Como isso ocorre?

Você pode não ter percebido, mas todos os dias compramos diferentes tipos de produtos através de intermediários. Uma loja de roupas, por exemplo, faz a ponte entre o fabricante e o consumidor final. Por comprar um grande lote de roupas, é possível negociar um preço muito mais baixo do que o consumidor conseguiria comprando apenas uma unidade.

Com a corretora ocorre da mesma forma: o emissor negocia um alto valor em títulos com algumas corretoras por um rendimento X, que por sua vez repassam esse investimento com valores mínimos de aplicação muito mais acessíveis para o investidor final, com o rendimento X menos a margem de lucro da corretora. Isso pode parecer ruim, mas é ótimo para nós investidores, pois as corretoras foram as principais responsáveis pela democratização dos investimentos de renda fixa com rentabilidade realmente atrativas.

Tarifas de saque

É importante verificar se a corretora cobra algum tipo de tarifa quanto você tem interesse em transferir o valor do resgate do seu investimento para sua conta bancária. Tarifas bancárias como TED e DOC impactam diretamente o rendimento da sua aplicação financeira.

2) Investimentos disponíveis

Se você tem interesse em investir em debêntures, de que adianta abrir conta em uma corretora que tem poucas opções desse investimento disponíveis?

Por esse motivo é importante que você pesquise a fundo quais as opções de investimentos que aquela corretora distribui. Você consegue consultar os investimentos de renda fixa que cada corretora distribui direto no aplicativo Renda Fixa, aplicando o filtro por corretora.

WhatsApp Image 2017-06-14 at 19.12.46

É interessante também ter conta em mais de uma corretora, pois o leque de opções de investimentos torna-se muito maior. Imagine que uma corretora faça hoje a distribuição de um CDB com uma rentabilidade muito atrativa e você fique interessado em investir. Se a procura pelo título for grande e o processo de abertura da conta demorar, a chance de você não conseguir comprar esse título é muito alta.

3) Selo CETIP|Certifica

Por mais que o FGC (Fundo Garantidor de Créditos) assegure o investidor em alguns investimentos de renda fixa dentro do limite de R$ 250.000 por CPF e por emissor, o selo CETIP|Certifica é uma garantia a mais, pois as instituições financeiras com esse selo são obrigadas a registrar os investimentos junto a CETIP (Central de Custódia e de Liquidação Financeira de Títulos) no CPF do investidor, incluindo ativos em que o registro não seja legalmente obrigatório, gerando muito mais segurança e transparência. A lista de todas as instituições que tem o selo CETIP|Certifica você encontra no campo “Instituições Credenciadas” do site.

4) Atendimento

Amigo que é amigo está junto nas horas boas e ruins, certo? Com a sua corretora acontece o mesmo. De nada adianta taxa zero se o atendimento for péssimo no momento que você mais precisar.

Verifique os canais de atendimento oferecidos pela corretora. Existem assuntos que não precisam de uma ligação para ser revolvidos, bastando uma rápida conversa no chat. Quer testar se o atendimento é realmente bom? Faça algumas perguntas por telefone ou chat sobre a abertura da conta ou mesmo alguma dúvida sobre o investimento de interesse, e veja se o tempo de resposta e atendimento prestado atendeu as suas expectativas.

Espero que tenha sido proveitoso! Comentem e perguntem eventuais dúvidas.

Artigos que podem ser úteis para você: Qual melhor investimento de renda fixa? | Seu primeiro investimento: CDB

 

Compartilhe este conteúdo

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no twitter
Twitter

Sobre Nós

A maior plataforma de investimentos do país. Encontre os melhores investimentos de acordo com seus objetivos gratuitamente.

Post Relacionados

segurança

É possível ter rentabilidade e segurança no seu investimento! Ao contrário do

7 ações que não cobram

Você já imaginou como seria se pudesse operar com ações , fazer

Você está realmente seguro? A renda fixa e o FGC têm um

Seguir

Mais Assisitidos

Fechar Menu
Abrir Chat
Olá, tudo bem? Me chamo Rafael e sou economista, como posso te ajudar?
Powered by