Os ativos digitais como criptomoedas e NFTs estão sendo os destaques de 2021, sem dúvidas. Hoje em dia, não ter pelo menos uma pequena parcela do seu patrimônio nessa classe de ativos, é perder verdadeiras oportunidades de lucros exponenciais.
É o caso do Ether, segunda maior criptomoeda do mundo que valorizou mais de 600% em reais neste ano. Ou da gamecoin Axie Infinity que foi de centavos de dólar para mais de 150 dólares no mesmo período.
Caso você não saiba, o termo cripto está relacionado à criptografia envolvida em vários processos, como a mineração (registro das transações) e os endereços. Elas foram criadas em uma rede blockchain a partir de sistemas avançados de criptografia que protegem as transações e as informações de quem está transacionando.
Colocando de maneira simplificada, o blockchain é um sistema de registros descentralizado em que constam todas as transações feitas com uma determinada moeda digital. A infraestrutura utilizada por essa tecnologia garante que esses registros sejam confiáveis e imutáveis.
Em cada registro estão presentes todas as informações das movimentações: quando foi feita, o endereço que enviou, o que recebeu, qual o valor enviado e por aí vai. Por fim, cada registro de grupo de transações efetuados rende a emissão de novos ativos ligados a uma determinada rede.
O universo de cripto é muito maior do que somente o Bitcoin: as criptomoedas possuem diversas utilidades além da simples função de ser um meio de troca que utilizamos em nosso dia a dia. Conheça três tipos agora:
1. Reserva de Valor
O bitcoin, que tem sido classificado por grandes investidores como uma opção viável de reserva de valor. Como se fosse o ouro, mas digital.
2. Security Tokens
São similares a ações ou cotas de fundos de investimentos registrados em blockchain.
3. Utility Tokens
São moedas de troca para acessar algum tipo de serviço ou garantir descontos em taxas, entre outras funções. Ainda estamos avançando neste ativo, elas, porém, ainda não foram utilizadas como unidade de conta devido à alta volatilidade implícita em seus preços.
Além disso, existem os NFTs, que são certificados digitais de autenticidade. É como se você comprasse um imóvel e o certificado digital comprovasse que o ativo é seu.
Este é um mercado em plena ascensão no mundo e com potencial de ser beneficiado com o metaverso que a empresa de Mark Zuckerberg está criando. Com os NFTs, você poderá comprar roupas, obras de arte e muito mais num espaço de realidade virtual.
Até pouco tempo atrás, comprar um NFT era extremamente complicado pela experiência de abrir conta em exchanges internacionais, com zero suporte de atendimento em português e lentidão de dias para receber uma resposta.
Agora, em poucos cliques, você investe no primeiro fundo de investimento em NFTs do Brasil, o COIN NFT, começando com R$ 1000 e com menos esforço do que comprar uma ação na bolsa brasileira.
Se você quer diminuir o impacto da inflação na sua carteira e da tensão política com a chegada das próximas eleições, o COIN NFT pode ser a porta de entrada para um mundo – digital – que cresce cada vez mais.