É possível ficar rico investindo na poupança? Descubra!

É possível ficar rico investindo na caderneta de poupança? Descubra!

 

A caderneta de poupança é um dos investimentos mais populares do Brasil graças à liquidez e à simplicidade do produto – que faz parte do dia a dia da maioria dos brasileiros. Não é novidade, entretanto, que a rentabilidade da poupança deixa muito a desejar – não cobrindo, muitas vezes, sequer a inflação de cada ano.

Dentro deste contexto, é quase impossível pensar em algum investidor que tenha ficado rico investindo na poupança, não é mesmo? Ainda mais se considerarmos os inúmeros produtos financeiros disponíveis no mercado atualmente para investimento. Mas saiba que sim, é plenamente possível ficar rico investimento na poupança.

Quer saber como? Então continue a leitura e saiba o que fazer para ficar rico investindo na caderneta de poupança – um dos investimentos com a menor rentabilidade do país.

A formação de patrimônio, os hábitos financeiros e a rentabilidade

Se você tem o hábito de poupar e investir certamente deve saber que o principal objetivo do investidor na hora de compor seu portfólio de investimentos é encontrar produtos que estejam em linha com seus objetivos pessoais e ofereçam a melhor rentabilidade possível. O que muitos deixam de considerar, no entanto, é o fato de que a acumulação de patrimônio e o enriquecimento não estão, necessariamente, ligados à rentabilidade que um determinado produto oferece.

O processo de acumulação de patrimônio e enriquecimento está, na verdade, relacionado à capacidade do investidor em acumular dinheiro e à sua disciplina de economizar, poupar e realizar aportes freqüentes.

Isso quer dizer que o fato de atingir ou não seus objetivos financeiros e conquistar o enriquecimento não está, de fato, associado aos produtos que você escolhe, mas sim aos seus hábitos financeiros ao longo dos anos. Este cenário, por si só, já abre possibilidade para qualquer investidor ficar rico investimento não apenas na poupança, mas em qualquer outro produto – desde que suas ações estejam alinhadas aos seus objetivos.

Acumulando ao longo do tempo

Como já respondi logo no início deste artigo, é totalmente possível ficar rico investimento na poupança. Para isso, no entanto, é imprescindível que a acumulação ocorra de maneira contínua ao longo dos anos.

Imagine que você tenha encontrado um excelente produto, com ótimas taxas e rentabilidade. O que acontecerá, entretanto, se você realizar um único aporte neste mesmo produto? Provavelmente você conseguirá um excelente retorno em relação ao investimento mas, no panorama geral, a “rentabilidade dos sonhos” pouco fará diferença nas suas finanças – e no seu planejamento financeiro – ao longo do tempo.

Agora pense em uma situação na qual você realiza aportes frequentes na caderneta de poupança. Todo mês – independente da situação – você aplica uma parte dos seus ganhos no produto de investimento mais popular do país. O que acontecerá com seus rendimentos ao longo do tempo?

A resposta você já sabe: eles se multiplicarão ao longo dos anos e se transformarão em um valor substancial no final de um determinado prazo – mesmo que a rentabilidade deixe a desejar.

formação de patrimônio, portanto, está mais relacionada ao ato de poupar e investir ao longo da vida do que às escolhas dos investimentos em si. Pode demorar um pouco mais, mas qualquer investidor organizado, comprometido e constante pode obter excelentes resultados com seus investimentos na poupança – muitas vezes, até bastante superiores à rentabilidade conquistada por aquele investidor que busca as melhores rentabilidades, mas que não costuma realizar aportes periodicamente.

A chave do sucesso

A chave do sucesso para ficar rico investimento na poupança, portanto, é ter um comportamento condizente com seus objetivos. Mantendo a disciplina, dedicação e o planejamento  financeiro, qualquer pessoa consegue construir um bom patrimônio e somar grandes quantidades de dinheiro ao longo da vida – mesmo que seja por meio de investimentos na poupança.

Isso não quer dizer que você deva escolher a poupança na hora de fazer seus investimentos. Certamente vale a pena ficar atento às oportunidades e aos produtos disponíveis no mercado, mas o segredo aí é não se apegar apenas à questão da rentabilidade. Acredite: bons hábitos financeiros e uma conduta correta em busca da acumulação de patrimônio é o que, de fato, fará diferença na sua vida e nas suas finanças.

Por isso, se você ainda não costuma investir frequentemente e passa horas buscando as melhores opções de investimentos no mercado, talvez seja o momento de repensar seus hábitos e priorizar, de uma vez por todas, sua conduta enquanto investidor para alcançar a tão sonhada liberdade financeira – mesmo que seja por meio de investimentos na popular caderneta de poupança!

E você, acredita que é possível ficar rico investindo na poupança? Deixe seu comentário!

Artigos que podem ser úteis para você: Orçamento Familiar: Como Montar o Seu! | Como Investir para a Sua Aposentadoria

 

Compartilhe este conteúdo

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no twitter
Twitter

Sobre Nós

A maior plataforma de investimentos do país. Encontre os melhores investimentos de acordo com seus objetivos gratuitamente.

Post Relacionados

Investimentos de curto prazo: 5 dicas

Conheça quais investimentos são os mais indicados! Escolher um investimento, pode não

Financeiras são autorizadas a emitir CDB

Votos:  5/5 O que mudou na prática? No ínicio do mês

ações

Crise política e pandemia: O que esperar de 2020? Após recordes atrás

Seguir

Mais Assisitidos

Fechar Menu
Abrir Chat
Olá, tudo bem? Me chamo Rafael e sou economista, como posso te ajudar?
Powered by