É possível perder dinheiro no Tesouro Direto?

 

Os títulos do programa Tesouro Direto são uns dos investimentos em renda fixa preferidos dos investidores brasileiros – e uma das aplicações mais seguras do mercado. Devido a esta segurança que estes títulos públicos oferecem, muita gente acredita que não há chances de perder dinheiro ao investir no Tesouro Direto.

Se você é um dos milhares de investidores que supõe que não há riscos de perder parte do seu capital aplicado no Tesouro Direto, saiba que você está errado! Existe sim uma série de riscos envolvendo os investimentos no Tesouro – a maior parte deles relacionados a erros cometidos pelo próprio investidor!

No artigo de hoje você descobrirá em quais situações você pode perder parte do seu dinheiro no Tesouro Direto e aprenderá a se proteger para evitar cair nestas armadilhas. Continue a leitura e entenda como é possível perder dinheiro no Tesouro Direto!

A venda antes do vencimento

Um investidor que aguarda o vencimento do título adquirido para receber os rendimentos do investimento dificilmente terá prejuízos com o Tesouro Direto, seja o título pré ou pós-fixado. Aqueles, no entanto, que acabam vendendo seus títulos antes do prazo estipulado têm grandes chances de perder parte do capital aplicado e sair com prejuízos.

Imagine, por exemplo, que você comprou um título público do Tesouro, como o Tesouro Prefixado (LTN) – cuja taxa prefixada é revisada diariamente, recebendo uma marcação a mercado (que indica o valor do título naquele dia) diferente a cada dia. Nesta situação existe uma grande chance de, em determinados dias ao longo do período estipulado para seu título, seu investimento tenha um valor de mercado inferior ao valor pago por você na hora do aporte.

Esta oscilação não fará diferença se você aguardar o vencimento do título para efetivar o resgate do investimento e suas respectivas rentabilidades. Porém, se você desejar vender seus papéis antes do vencimento, poderá ter prejuízos caso a venda ocorra nos dias em que a marcação do título esteja abaixo do valor investido.

Se você deseja evitar perder seu capital devido a um resgate antecipado, é importante que você diminua os riscos de precisar retirar o dinheiro investido antes do prazo do vencimento – o que, normalmente, ocorre quando há algum imprevisto.

Uma maneira de evitar esta situação é justamente criar uma reserva de emergência antes de investir. Desta maneira, caso haja imprevistos, você estará coberto pela sua reserva de dinheiro, não sendo necessário movimentar seus investimentos e correr o risco de perder dinheiro.

Especulações no Tesouro Direto

Realizar especulações de modo equivocado no Tesouro Direto também pode fazer o investidor perder dinheiro. Estas especulações ocorrem quando alguém compra títulos do Tesouro pensando em aproveitar as oscilações diárias do investimento para fazer dinheiro com a venda destes títulos.

Muitas vezes, no entanto, o investidor acaba não se atentando a diversos fatores que, na prática, podem fazê-lo ter prejuízos com esta especulação. Entre os principais fatores que pegam os especuladores do Tesouro Direto de surpresa está à incidência de Imposto de Renda – por vezes negligenciada pelos investidores e a falta de avaliação do potencial do título – que pode resultar em ganhos muito maiores na comparação com os ganhos provenientes da especulação.

Por isso, para evitar perder dinheiro com especulações no Tesouro Direto, o investidor precisa ter certeza de que a operação que está realizando é, de fato, vantajosa para si. Afinal de contas, ninguém investe para perder dinheiro, não é mesmo?

A escolha errada

A perda de dinheiro no Tesouro Direto também pode ser resultado das más escolhas do investidor ao adquirir um título. Imagine que você esteja investindo no programa Tesouro Direto com o objetivo de resgatar o investimento em dois anos, mas acaba escolhendo um título cujo vencimento ocorra em cinco anos.

Nesta situação, você terá duas escolhas: resgatar o título antecipadamente e correr o risco de perder dinheiro ou aguardar o vencimento do título, abrindo mão de resgatá-lo para satisfazer suas necessidades financeiras. Uma situação bastante incômoda que, infelizmente, ocorre com freqüência.

Para evitar perder dinheiro no Tesouro Direto ao realizar a compra de títulos de forma equivocada, é imprescindível que o investidor analise todas as características dos títulos e verifique se elas estão alinhadas aos seus objetivos financeiros. Mantenha o hábito de criar um planejamento financeiro de curto, médio e longo prazo e invista de modo que todas estas metas possam caminhar lado a lado com seus investimentos.

Riscos de calote

Perder dinheiro aplicado no programa Tesouro Direto também pode ocorrer em caso de calote. Como os títulos do Tesouro Direto são públicos – e diretamente ligados à dívida do país, sempre há algum risco de o país dar um calote nos investidores.

Esta chance, no entanto, é remotíssima no Brasil, uma vez que uma situação como esta configuraria a total condição do governo de honrar suas dívidas, afastando investidores e criando um verdadeiro colapso na política monetária nacional. Por isso, é bastante improvável que você perca dinheiro no Tesouro Direto por conta de um possível calote – embora seja importante que você saiba que, mesmo remoto, este risco existe.

Se você investe ou pretende investir no Tesouro Direto, não deixe de tomar precauções e estar sempre atento aos erros citados ao longo deste artigo para evitar perder dinheiro com seus investimentos. Tomar decisões inteligentes e escolher de maneira criteriosa seus investimentos no Tesouro são práticas imprescindíveis para evitar que você tenha prejuízos com suas aplicações, aumentando suas chances de sucesso e muitos ganhos ao investir nos títulos do Tesouro Direto!

Artigos que podem ser úteis: Guia básico do Tesouro Direto | Investimento seguro existe? 

 

Compartilhe este conteúdo

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no twitter
Twitter

Sobre Nós

A maior plataforma de investimentos do país. Encontre os melhores investimentos de acordo com seus objetivos gratuitamente.

Post Relacionados

Investimentos de curto prazo: 5 dicas

Conheça quais investimentos são os mais indicados! Escolher um investimento, pode não

Financeiras são autorizadas a emitir CDB

Votos:  5/5 O que mudou na prática? No ínicio do mês

ações

Crise política e pandemia: O que esperar de 2020? Após recordes atrás

Seguir

Mais Assisitidos

Fechar Menu
Abrir Chat
Olá, tudo bem? Me chamo Rafael e sou economista, como posso te ajudar?
Powered by