Índice Bovespa: você sabe o que é?

 


O Índice Bovespa, conhecido também como Ibovespa, é considerado um dos indicadores mais relevantes para a compreensão do mercado financeiro nacional. É provável que você já tenha visto em algum lugar que o mesmo subiu ou teve uma queda de tantos pontos, mas, você sabe o que isso significa?

Basicamente, a pontuação do Índice Bovespa traduz as intenções e expectativas dos investidores, representando o ânimo do mercado.

Sendo assim, se você pretende aplicar o seu dinheiro em renda variável, em especial se você vai investir no mercado de ações, é necessário entender muito bem como o Índice Bovespa funciona, uma vez que entendendo a dinâmica do mesmo, você poderá contar com um grande aliado para os seus investimentos.

Se você deseja obter resultado incríveis investindo em renda variável, antes de mais nada confira no artigo de hoje tudo que você precisa saber sobre o Índice Bovespa. Para saber mais, continue a leitura.

O que é o Índice Bovespa

O Índice Bovespa ou simplesmente Ibovespa é o mais importante indicador do desempenho das ações listadas na Bolsa de Valores de São Paulo.

O Ibovespa consiste, basicamente, em uma carteira teórica de ações composta pelos ativos que movimentam os volumes de negociações mais altos, ficando em torno de 80% do valor do dia.

Entre esses ativos, estão as seguintes ações:

  • Petrobras (PETR4);
  • Vale (VALE3);
  • Ambev (ABEV3).

É realizada uma reavaliação do Índice Bovespa  com certa frequência, dessa forma, sua composição tende a sofrer variações ao longo do tempo.

Também conhecido no mercado como IBOV, em virtude de sua representatividade, é considerado o benchmark dos investimentos em renda variável.

Assim, caso você queira saber como está o desempenho da sua carteira de ações, basta compará-la ao Índice Bovespa. Se o seu desempenho for maior ou igual, em relação a valorização, isso significa que as suas aplicações financeiras estão indo bem.

OS PONTOS DO ÍNDICE BOVESPA

A carteira teórica do Índice Bovespa se baseia na liquidez dos ativos expostos na bolsa e para permitir que o seu desempenho seja acompanhado, um sistema de pontuação foi desenvolvido pela B3..

Quando a pontuação do Índice Bovespa sobe, isso significa que, em média, as ações que compõem essa carteira teórica passaram por uma valorização. Já se a pontuação sofrer uma queda, isso quer dizer que uma parte significativa dos ativos terminaram o dia no vermelho.

As variações na pontuação refletem as expectativas dos investidores em relação aos papéis e ao cenário interno e externo.

Nos dias em que o Índice Bovespa termina o pregão em alta, isso é um sinônimo de boas notícias para os investidores da Bolsa de Valores de São Paulo e para o mercado financeiro brasileiro.

Como acompanhar o IBovespa em tempo real

Os pregões da Bolsa de Valores são realizados pela internet, sendo assim, é possível acompanhar o desempenho dos seus ativos em tempo real.

As atualizações no Índice Bovespa são realizadas a cada 30 segundos e para ter acesso, é necessário ter uma conta em uma corretora de valores. Para ver o IBOV você deve usar o Home Broker.

Caso você esteja começando agora a investir em renda variável e ainda não tem muita experiência no assunto, pode ser que as oscilações do Índice Bovespa pareçam um tanto confusa. Assim, vale a pena contar com o auxílio de profissionais para entender melhor essas oscilações.

 

AS AÇÕES EM TEMPO REAL

Como dissemos, o Índice Bovespa é uma carteira de ações, assim, você deve lembrar que cada um dos ativos considerados possui comportamentos independente dos outros.

Isso significa que mesmo que o Ibovespa sofra uma queda, pode ser que alguns dos papéis registrem alta.

Dessa forma, o ideal é, além de acompanhar o Índice Bovespa de forma geral, você esteja atento ao andamento de cada um dos ativos que você deseja ou já adquiriu.

Para fazer isso, tudo que você precisa fazer é acessar o Home Broker ao longo do pregão da Bolsa de Valores, que ocorre todos os dias úteis, entre as 10h e às 17h.

Ao longo desse período, é possível realizar qualquer tipo de negociação de compra ou de venda de ações.

As cotações são atualizadas a cada 30 segundos e ao fim do dia você poderá saber o quanto um ativo se valorizou ou não.

Comprar ações do Ibovespa Online

O IBOV consiste em um índice, entretanto, também é possível que você compre as suas ações. Essa é, aliás, uma das maneiras que os investidores costumam usar para acompanhar o mercado financeiro.

Se você deseja comprar ações da Bolsa de Valores de São Paulo pela internet, veja a seguir um passo a passo de como fazer isso:

  1. Em primeiro lugar, escolha uma corretora de valores mobiliários, já que para investir na bolsa você vai precisar ter uma conta em uma instituição financeira como essa. Antes de mais nada, verifique se a corretora escolhida possui autorização para intermediar esse tipo de aplicação financeira e dê prioridade para aquelas que já contam com o reconhecimento do mercado;
  2. Depois de escolher, abra a sua conta na corretora de valores, preenchendo o seu cadastro com os seus dados pessoais e criando um login e uma senha;
  3. O passo seguinte é transferir da sua conta corrente em um banco para a sua conta na corretora o dinheiro que vai precisar para fazer as suas operações de compra de ações no Índice Bovespa. Além do preço das ações, você deve considerar também taxas e custos operacionais;
  4. As negociações das ações acontecem na Home Broker, portanto, o próximo passo é acessar a plataforma para verificar todos os ativos disponíveis, seus respectivos preços e os gráficos com histórico;
  5. Por fim, chegou a hora de negociar. Se você já sabe onde quer investir, digite a sigla da ação escolhida, especifique o número de ações que você quer adquirir e o preço da compra. Se a quantidade de ações que você pretende comprar for menor que o lote padrão (que conta com 100 ações), você vai ter que realizar a compra pelo lote fracionário, onde é possível adquirir menos de 100 papéis. Depois disso, você só precisa esperar até que a execução da sua ordem.

Pronto, depois de seguir esses passos você passa a ser um investidor e um acionista de ações do Índice Bovespa. A partir desse momento, o seu dinheiro começou a trabalhar para você.

Como agir em caso de altas e baixas do IBOV

Investir em ações é o sonho de muita gente, mas ao mesmo tempo muitos investidores acabam desistindo do mercado financeiro ainda no primeiro ano de investimento. Mas, porque isso ocorre?

Em geral, os investidores abandonam o mercado financeiro tão rápido por 2 principais motivos: as oscilações diárias e a falta de conhecimento sobre esse mercado.

Da mesma forma que qualquer tipo de aplicação financeira, as ações contam com riscos e são um tipo de investimento mais indicado para pessoas com um determinado perfil de investidor.

Caso você deseje investir na bolsa de valores, antes de mais nada, é importante que você conheça qual é o seu perfil de investidor.

Se você possui um perfil moderado ou arrojado, as ações podem ser uma boa alternativa, mas caso o seu perfil seja conservador, o mais indicado é manter o foco em aplicações de renda fixa.

Se você optou por investir em ações, deve estar ciente que esses papéis podem sofrer oscilações todos os dias, então seu emocional deve estar preparado para lidar com isso.

Tenha em mente que quando o Índice Bovespa passa por altas ou por quedas repentinas, a melhor atitude é esperar os próximos movimentos do mercado.

Em momentos assim, a compra ou venda dos ativos não costuma ser uma boa ideia, até mesmo porque esse é um mercado cíclico e as respostas costumam ser bastante rápidas.

O Índice Bovespa pode terminar o dia no vermelho hoje, mas em alguns dias, a tendência é que ele se recupere.

Evite, em fases assim, passar todo o dia em frente ao Home Broker, utilizando esse tempo para acompanhar notícias sobre as empresas que emitiram as ações da sua carteira de forma a escolher o melhor momento para fazer algo e ter bons resultados.

No artigo de hoje você conheceu em detalhes o que é o Índice Bovespa e como a compreensão desse índice pode ajudar você a ter resultados melhores nas suas aplicações em renda variável.

Se você gostou deste artigo e quer ver mais conteúdo como esse, continue acompanhando as nossas publicações e confira também os nossos artigos anteriores no arquivo aqui do blog.

Aqui no Renda Fixa você encontra as melhores dicas para aprender a lidar com as suas finanças, mantendo o seu orçamento organizado, suas contas em dia e poupando dinheiro, além de orientações valiosas para escolher as melhores alternativas de investimentos de acordo com os seus objetivos.

Tem alguma dúvida ou quer fazer uma sugestão? Deixe o seu comentário aqui embaixo!

Artigos que podem ser úteis para você: 

Como organizar o seu orçamento com a regra do 50-30-20 O que é e como se tornar um Investidor Anjo

 

Compartilhe este conteúdo

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no twitter
Twitter

Sobre Nós

A maior plataforma de investimentos do país. Encontre os melhores investimentos de acordo com seus objetivos gratuitamente.

Post Relacionados

aportes mensais

Aprenda a fazer este planejamento  Vocês já devem ter percebido que muitas

análise fundamentalista

Introdução à Analise Fundamentalista Você já ficou em dúvida sobre qual ação

filho

Confira as dicas Fazer investimentos é uma das melhores formas de conseguir

Seguir

Mais Assisitidos

Fechar Menu
Abrir Chat
Olá, tudo bem? Me chamo Rafael e sou economista, como posso te ajudar?
Powered by