Investimentos x Expectativa para os rumos da economia

 

É bastante comum encontrarmos investidores preocupados com os rumos da economia e com as projeções econômicas para curto, médio e longo prazo. A incessante necessidade de saber cada vez mais sobre o que irá acontecer com a Selic, IPCA, CDI, entre outros indicadores, no entanto, pode se tornar prejudicial para o poupador.

No artigo de hoje, vou abordar a relação entre os investimentos e a expectativa para os rumos da economia e mostrar para você por que, muitas vezes, um investidor menos ansioso ou curioso quanto ao futuro econômico pode ser mais assertivo em seus investimentos que outros investidores mais focados no cenário econômico. Continue a leitura!

 

O cenário econômico e os investimentos

A primeira pergunta que vem à mente de muitos investidores em épocas de mudanças econômicas – como o aumento ou queda da taxa Selic, por exemplo, é sobre qual tipo investimento escolher neste ou naquele determinado momento. Certamente existem opções que se tornam menos ou mais atrativas ao longo do tempo e de acordo com as mudanças econômicas, mas o investidor não deve se prender a esta questão.

Explico: o investidor deve se focar, em primeiro lugar, ao seu planejamento de investimentos, aos seus objetivos. A partir daí é que ele poderá definir, com maior segurança, quais são os melhores investimentos para si, evitando se pautar no cenário econômico para tomar sua decisão.

Mais importante que os possíveis rumos que a economia irá tomar são os planos e metas do poupador, já que nem sempre este cenário econômico vai apontar para o mesmo investimento que o investidor precisa para atingir suas necessidades pessoais. Atente-se aos produtos que satisfaçam suas necessidades quanto à liquidez, quanto ao risco e ao retorno do investimento.

Atenção à ansiedade!

Ser cauteloso e evitar cair em armadilhas mentais hora de investir é fundamental – principalmente para os investidores iniciantes. Muitos poupadores acabam extrapolando na ansiedade em face dos acontecimentos do mercado – como alterações nas taxas de juros, projeções de PIB, da inflação, entre outros, e acabam tendo dificuldades na hora da tomada de decisão em relação aos seus investimentos.

Informação é sempre bastante útil para qualquer pessoa – inclusive para o investidor, mas é preciso entender que estes movimentos e alterações econômicas são comuns ao mercado, e que nem sempre especular o que vem a seguir é o caminho mais assertivo no campo dos investimentos.

Mantenha-se informado, mas evite fixar-se nas inúmeras notícias sobre o cenário econômico e as projeções para o futuro que são veiculadas na imprensa na hora de compor sua carteira de investimentos. Isso evita que você tome decisões de investimentos equivocadas em relação aos seus investimentos no curto, médio e também no longo prazo.

Concentre-se nos seus objetivos e metas e nas melhores opções de investimentos para que suas metas sejam conquistadas, independentemente do cenário econômico. Essa sempre será, sem dúvidas, a melhor opção para qualquer investidor.

Conheça o Boletim Focus

Uma alternativa interessante para aqueles investidores que não abrem mão de estarem informados sobre a economia e as projeções econômicas de curto, médio e longo prazo, é a leitura do Boletim Focus. Elaborado semanalmente e divulgado pelo Banco Central, o relatório traz um resumo das expectativas de economistas e instituições financeiras para a economia.

O documento costuma atuar como uma espécie de bússola para grandes empresas e investidores, e também para o próprio governo. O Comitê de Política Monetária do Banco Central, por exemplo, costuma utilizar as informações do Boletim Focus para auxiliar na definição da taxa Selic nas reuniões do comitê.

É possível conhecer, por meio do relatório Boletim Focus, as projeções para os principais indicadores econômicos para o curto, médio e longo prazo e acompanhar as tendências para a economia de forma mais abrangente. O Boletim Focus é divulgado às segundas-feiras e pode ser encontrado no site do Banco Central.

Conclusão

Na hora de investir, deixe a ansiedade de lado e evite especulações em relação ao futuro da economia e às oscilações dos principais indicadores econômicos. Se sentir necessidade de conhecer as projeções para o futuro da economia, utilize o Boletim Focus como bússola.

Ele pode ajudar você a tomar decisões mais consistentes e seguras, uma vez que você estará se baseando em projeções consolidadas do mercado financeiro, eliminando possíveis “achismos” em relação ao futuro econômico.

O mais importante, no entanto, é manter o foco em seus objetivos e meta na hora de investir, levando-nos consideração na hora de escolher os produtos para composição de carteira. Lembre-se que uma decisão baseada nas suas necessidades pessoais serão sempre muito mais assertivas que qualquer outra análise ou projeção mais abrangente.

E você, costuma utilizar o Boletim Focus na hora de tomar decisões sobre seus investimentos? Deixe seu comentário no post!

 

Compartilhe este conteúdo

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no twitter
Twitter

Sobre Nós

A maior plataforma de investimentos do país. Encontre os melhores investimentos de acordo com seus objetivos gratuitamente.

Post Relacionados

Volatilidade nas alturas! Quem investe no mercado de ações, já se deparou

Antes de tudo, você sabe como funcionam os derivativos? Eles são contratos

ativos reais judiciais

Aprenda antes que seja tarde! A teoria moderna da construção de carteiras

Seguir

Mais Assisitidos

Fechar Menu
Abrir Chat
Olá, tudo bem? Me chamo Rafael e sou economista, como posso te ajudar?
Powered by