Liquidez: todo cuidado é pouco!

 

Na ânsia de começar a investir, muita gente olha apenas para a rentabilidade, mas pequenos detalhes podem dar uma grande dor de cabeça se você não entender alguns conceitos do mercado financeiro.

Um desses conceitos é a liquidez do seu investimento, que é a facilidade do seu ativo se transformar em dinheiro. Quanto maior for a liquidez, maior será a facilidade do resgate. Da mesma forma, quanto menor for a liquidez, mais difícil será ter o dinheiro na mão.

Por isso a liquidez deve ser trabalhada de acordo com o objetivo do seu investimento. Se você busca criar uma reserva de emergência, investimentos que oferecem liquidez apenas no vencimento devem ser evitados, uma vez que você não poderá resgatá-lo antes do prazo combinado ou poderá se o valor do ativo for reduzido, causando uma perda de rentabilidade significativa.

Conciliar a rentabilidade com o prazo e a liquidez é o principal desafio de qualquer investidor. Investimentos de renda fixa com rentabilidade acima da média costumam oferecer liquidez apenas no vencimento e prazos mais longos, enquanto aqueles que pagam até 100% da taxa DI costumam oferecer liquidez diária.

 

Compartilhe este conteúdo

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no twitter
Twitter

Sobre Nós

A maior plataforma de investimentos do país. Encontre os melhores investimentos de acordo com seus objetivos gratuitamente.

Post Relacionados

Você está realmente seguro? A renda fixa e o FGC têm um

previdencia privada

Vale à pena ter uma? Em todas as etapas da vida ter

Tesouro-ipca

Primeiros passos para investir no Tesouro IPCA O Tesouro IPCA é uma

Seguir

Mais Assisitidos

Fechar Menu
Abrir Chat
Olá, tudo bem? Me chamo Rafael e sou economista, como posso te ajudar?
Powered by