Você sabe de fato o que são investimentos em renda fixa?
A definição mais comum é de que ativos de renda fixa são investimentos que proporcionam uma remuneração paga em períodos definidos, com condições pré-estabelecidas e que pode ser determinada tanto no começo da aplicação (pré-fixada) ou no resgate da aplicação (pós-fixada).
Tendo isso em vista, o termo “Fixa” de Renda Fixa se refere mais ao fato desses títulos possuírem essas características de remuneração do que de fato serem títulos que pagam um rentabilidade fixa. Mesmo assim, os títulos chamados de pré-fixados fazem justamente essa função de remunerar o investidor com um taxa fixa pré-determinada no momento da compra.
Na prática, ao aplicar em ativos de renda fixa, o investidor está emprestando seu dinheiro para uma instituição financeira, empresa, ou para o governo, no caso dos títulos públicos, em troca de uma remuneração (juros).
Atualmente, os investimentos em Renda Fixa estão extremamente atrativos pois a taxa básica de juros do Banco Central, a SELIC, está em 14,25% ao ano, um patamar muito elevado. Assim, como a maioria dos indicadores que rentabilizam os títulos de renda fixa acompanham a taxa SELIC, essa modalidade de investimento se tornou muito atrativa nos últimos anos.
Você encontra vários investimentos em Renda Fixa no aplicativo Renda Fixa. Confira! 🙂