O CDB – Certificado de Depósito Bancário – é um título nominativo emitido pelos banco e vendidos ao público como forma de captação de recursos. Assim como a maioria dos títulos de renda fixa, o CDB pode ser pós-fixado, pré-fixado ou misto.
Nessa lógica, os CDBs mais comuns são indexados ao CDI – Certificado de Depósito Interbancário, taxa de empréstimo de capital entre os próprios bancos. As características de um CDI são semelhantes àquelas de um CDB, porém os CDIs são negociados somente no mercado interbancário.
Por exemplo, um CDB pós-fixado que paga uma taxa de 120% do CDI, levando em consideração o CDI atual de 14,13% ao ano, renderia 17,19% bruto ao ano. Posteriormente, temos os CBDs pré-fixados, que já possuem um taxa definida não variável no ato da compra, de 15% ao ano por exemplo, que renderia essa taxa fixa até o vencimento. Finalmente, temos os CDBs atrelados à índices de inflação, como IPCA e IGP-M, que pagam o valor acumulado dessa variável até o vencimento mais uma taxa pré-fixada, de 8% ao ano por exemplo.