Quando você vai comprar algum produto, o que você faz? Realiza uma pesquisa de preços para escolher o melhor custo-benefício, certo? Quando você vai aplicar o seu dinheiro, então, deve seguir o mesmo raciocínio e comparar investimentos para escolher a melhor opção para você.
Como provavelmente você já sabe, existem diversas opções de aplicações financeiras disponíveis no mercado.
Isso tanto em relação aos produtos (como o Tesouro Direto, as Ações, as Letras de Crédito, entre outros), quanto em relação a instituições financeiras (bancos diversos e diferentes corretoras de valores e financeiras. Pode parecer um pouco difícil comparar investimentos, mas é mais simples do que você pensa.
Para te ajudar nessa questão, separamos no artigo de hoje os fatores que você deve levar em consideração para comparar investimentos e escolher as opções mais adequadas para você. Confira.
Comparar os investimentos é muito mais do que comparar a rentabilidade das aplicações
Quando vão escolher uma aplicação financeira, muita gente toma a sua decisão baseada apenas na rentabilidade.
Afinal de contas, se a aplicação X está rendendo mais que a aplicação Y, é óbvio que X é a opção mais interessante, correto? Bem, na realidade, não. Existem uma série de fatores que devem ser considerados para comparar investimentos e escolher a melhor opção.
Analisando esses fatores, você pode escolher a melhor alternativa de acordo com o que você tem disponível para investir, com o seu perfil de investidor e de acordo com os seus objetivos em relação aos investimentos.
A importância de comparar investimentos tem a ver com encontrar:
- A melhor aplicação financeira para o seu objetivo;
- O maior rendimento;
- O menor risco;
- Economia de recursos financeiros;
- Riscos menores e diminuir eventuais surpresas;
Encontrando o melhor investimento em relação ao seu objetivo
Em primeiro lugar, você deve ter claro qual é o seu objetivo financeiro, ou seja, qual o sonho você está tentando realizar enquanto guarda e investe o seu dinheiro em aplicações financeiras.
É de extrema importância que você tenha uma meta definida, seja uma viagem, a compra de um imóvel, ou guardar dinheiro para sua aposentadoria.
Depois de definir o seu objetivo, é hora de comparar investimentos para escolher o que pode te ajudar a realizá-lo.
Dificilmente você vai conseguir achar, de primeira, a melhor opção de investimento para a realização da sua meta. Você vai precisar avaliar para encontrar as características necessárias para isso:
- Rendimento;
- Liquidez;
- Tributação;
- Riscos;
- Entre outros;
Apenas depois de comparar investimentos diversos é que você vai poder encontrar qual a opção ideal para você.
Exemplo prático:
Supondo que o seu objetivo seja a realização de uma viagem ao exterior para estudar no próximo ano. Isso significa que você tem um objetivo a curto prazo, logo, o prazo de vencimento da aplicação deve ser próximo.
Também precisa ser um investimento seguro, para que você não perca dinheiro e acabe tendo que cancelar a viagem.
Além disso, a liquidez deve ser diária para que você possa tirar o dinheiro para comprar as passagens, por exemplo.
Assim, você deverá comparar investimentos para encontrar uma alternativa que se encaixe nas suas necessidades. Uma rentabilidade alta, mas em uma aplicação que só possa ser resgatada num prazo de 2 anos, não adianta.
E como se trata de uma viagem internacional, quanto mais dinheiro você tiver guardado, melhor para você cobrir seus gastos no exterior.
Dessa forma, você precisa encontrar, nas opções mais conservadoras, uma aplicação com as características que você precisa e que tenha um bom rendimento. Dessa forma, vai precisar comparar.
Procure por um bom rendimento
Encontrar um rendimento alto é um dos motivos mais claros para comparar investimentos.
Ainda que a rentabilidade possa não ser a característica mais relevante da aplicação, se você investe seu dinheiro sem comparar as aplicações, pode acabar percebendo, muitas vezes tarde demais, que fez uma escolha equivocada.
Quando você for escolher um investimento, avaliar apenas a rentabilidade, antes dos outros fatores, pode ser prejudicial. Entretanto, se as outras características do investimento já foram avaliadas, em especial o risco, e as mesmas são coerentes com o seu objetivo, a rentabilidade pode e deve ser considerada.
Exemplo prático:
Você tem uma conta em uma instituição bancária e pretende tirar o seu dinheiro da caderneta de poupança para investir. Então, seu gerente te indica uma alternativa de fundos de investimentos do mesmo banco e você aceita.
Com o passar do tempo, pode perceber que o fundo rendeu muito pouco e o retorno, na prática, foi irrelevante.
Aí você conversa com um amigo e descobre que ele aplicou dinheiro em um outro fundo, do qual o rendimento é bem superior ao seu.
Daí a importância de comparar investimentos antes de aplicar o seu dinheiro. Caso isso seja feito, a situação acima pode ser evitada.
Os riscos da aplicação devem ser coerentes com o seu perfil
Em primeiro lugar, identifique qual é o seu perfil de investidor. Se for conservador, realizar aplicações em renda fixa pode ser uma solução ideal para que você se sinta à vontade com os seus investimentos.
Já se você possui um perfil mais arrojado, pode aplicar uma parte dos seus recursos em renda variável.
Entretanto, mesmo entre as aplicações em renda fixa, os riscos devem ser considerados.
Algumas são garantidas pelo Fundo Garantidor de Créditos, enquanto outras, como os títulos públicos, são asseguradas pelo Tesouro Nacional.
Dessa maneira, você deve considerar que existem riscos diferentes na hora de comparar investimentos.
Não faz sentido encontrar uma aplicação de rentabilidade alta, se os riscos da mesma foram altos demais para o seu perfil de investidor.
Antes de escolher a melhor alternativa, você precisa ter em mente quais o risco está disposto a correr e analisar quais as opções disponíveis e comparar investimentos antes de aplicar o seu dinheiro.
Exemplo prático
Se o seu perfil de investidor é conservador, então as aplicações em renda fixa são as mais interessantes para você.
Ao visitar o site da sua corretora, você encontra uma Letra Financeira com um rendimento alto, e pensa: é renda fixa, então vou aplicar!
Entretanto, mesmo sendo uma aplicação de renda fixa, a LF não tem a garantia do Fundo Garantidor de Crédito, logo, você vai estar correndo o risco de perder o montante aplicado.
Se você não comparar investimentos acaba correndo riscos desnecessários, apenas porque aparentemente a aplicação tem a ver com o seu perfil, mas nem sempre é verdade.
É necessário comparar entre produtos e instituições financeiras diversas, para encontrar opções com rendimentos interessantes e com alguma garantia para proteger o seu dinheiro.
Economize dinheiro
Existem diversas taxas quando você aplica o seu dinheiro em uma aplicação financeira, tais como:
- Tributação do Imposto de Renda;
- Taxas de administração;
- Taxas de performance;
- Taxas de custódia;
- Taxas de corretagens;
- E muitas outras taxas e mais taxas;
Algumas dessas você vai precisar pagar de qualquer forma, mas outras podem ser evitadas se você comparar investimentos para escolher as melhores opções.
Ao invés de investir através da instituição bancária na qual você já tem uma conta corrente, por que não comparar investimentos de instituições financeiras diferentes?
Fazendo isso, pode ser que você encontre valores diferentes entre as taxas praticadas e pode optar por uma onde você vai poder economizar dinheiro.
Exemplo prático:
Você tem uma conta na corretora A, e costuma investir através dela em ações da bolsa de valores e em fundos de investimentos.
Nesse momento, você decidiu que quer investir no Tesouro Direto, para contar com uma opção mais conservadora para diversificar a sua carteira.
Você encontra um título na corretora A e adquire sem comparar investimentos de outras instituições e percebe que foi cobrada uma taxa, que não é praticada para essa aplicação pela maioria das corretoras.
Evite as surpresas desagradáveis
Em muitos casos, quem precisa fazer uma aplicação financeira, já tem em mente uma data na qual sabe que vai realizar a retirada do dinheiro. Em outras situações, o investidor quer um rendimento superior ao da caderneta da poupança, mas com a possibilidade de fazer uma retirada a qualquer momento.
Nos dos casos, onde o prazo da aplicação e a liquidez são essenciais para o investidor, é necessário comparar investimentos para evitar surpresas desagradáveis.
Comparar investimentos assim, serve para que o investidor compreenda quais as características de cada opção e escolha aquela que oferece exatamente o que ele precisa, evitando dissabores futuros.
Exemplo prático:
Você quer trocar a poupança por uma aplicação que tenda mais para formar uma reserva financeira de emergência, neste caso, você deve comparar investimentos não apenas pela rentabilidade, mas escolher uma opção com liquidez diária.
Comparando os investimentos, você descobre qual das opções poderá atender as suas demandas.
Agora você já sabe quais os fatores você deverá levar em conta para comparar investimentos e escolher entre as diversas opções disponíveis as mais adequadas para o seu perfil de investidor e aos seus objetivos ao aplicar o seu dinheiro.
Se você gostou desse artigo e quer saber mais sobre aplicações financeiras, em nosso blog você encontra muito mais conteúdo como este. Para isso, continue acompanhando as nossas publicações e confira também os nossos artigos anteriores.
Artigos que podem ser úteis para você: Horizonte de investimento X Liquidez no investimento | Investimentos pós e prefixados: Como escolher?