O que é LCI e LCA?

Conheça os investimentos sem Imposto de Renda

Atualmente a LCI e LCA são títulos bastante procurados pelo investidor devido a isenção do imposto de renda. Mas não necessariamente são os melhores investimentos por causa desse fato. Entretanto, são bem atrativas para acumular parimonio.

O acrônimos significam Letra de Crédito Imobiliário (LCI) e Letra de Crédito do Agronegócio (LCA). Como resultado, este investimentos são títulos de dívida emitidos pelos bancos com lastro em operações de crédito unicamente destinados para esses setores.

Por exemplo, todo dinheiro captado através das LCIs deverão ser usadas para financiar crédito imobiliário. Garantidos por hipoteca ou por alienação fiduciária de imóvel. O mesmo acontece com as LCAs, mas para o setor agrícola.

Além disso, justamente pela alta importância desses dois setores estratégicos na economia  brasileiro, o governo isenta do investidor os impostos devidos no final da aplicação. Na mesma linha de pensamento, isto é feito como forma de incentivar o investimento nos mesmos. Além disso, sem o imposto de renda, que seguiria a tabela regressiva padrão dos títulos de renda fixa, esses investimentos possuem taxas mais baixas e, consequentemente, um custo de financiamento, por exemplo, mais baixo para o setor imobiliário e agrícola.

No entanto, como muitos pensam, esses investimentos muitas vezes não são os mais rentáveis, mesmo com a isenção de I.R. Por exemplo, para fazer a conta rápida, imagine um CDB que pague 120% do CDI para 2 anos. Desta forma, a alíquota correspondente é de 15%, por exemplo, esse CDB seria equivalente a uma LCI/LCA de 105% (120% – 15%). Ou seja, essa caba sendo uma taxa muita alta para os valores correntes. Em outras palavras, não seria uma boa opção.

Retabilidade de uma LCI e LCA

Em segundo lugar, assim, como tudo em economia, as taxas das LCI/LCAs variam de acordo com a oferta e demanda. Isso porque, quando a economia está desaquecida, os bancos não conseguem ofertar tantos títulos para os investidores, pois não possuem lastro, ou seja, não tem para quem emprestar do dinheiro nesses setores. Dessa forma, as taxas caíram muito nesses anos e assim, na maioria das vezes a partir de 2 anos de vencimento, o CDB acaba rendendo mais.

Desta forma, confira a tabela comparativa com as melhores taxas que consegui achar através do aplicativo Renda Fixa para CDB, LCI e LCA nos vencimentos correspondentes. Mas, não deixe de conferir os títulos do App Renda Fixa.

CDI 14.13%
Tempo 3 meses 6 meses 12 meses 24 meses
Taxas CDB 107% 110% 113% 116.50%
LCI/A 92% 94% 96% 97%
CDB Bruto 3.6% 7.54% 16.1% 36.6%
Rendimento no período I.R. 22.50% 20% 17.50% 15%
CDB Liq 2.79% 6.03% 13.29% 30.65%
LCI/A 3.09% 6.41% 13.53% 29.23%

 

Encontre diversos títulos de LCI e LCA no aplicativo Renda Fixa. Baixe agora! 🙂


Equipe App Renda Fixa
contato@rendafixa.rocks

Compartilhe este conteúdo

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no twitter
Twitter

Sobre Nós

A maior plataforma de investimentos do país. Encontre os melhores investimentos de acordo com seus objetivos gratuitamente.

Post Relacionados

Você está realmente seguro? A renda fixa e o FGC têm um

previdencia privada

Vale à pena ter uma? Em todas as etapas da vida ter

Tesouro-ipca

Primeiros passos para investir no Tesouro IPCA O Tesouro IPCA é uma

Seguir

Mais Assisitidos

Fechar Menu
Abrir Chat
Olá, tudo bem? Me chamo Rafael e sou economista, como posso te ajudar?
Powered by