O tripé dos investimentos financeiros

A maior parte dos investidores sabe que toda escolha envolvendo investimentos requer cautela, atenção e convicção na tomada de decisão. Existem, no entanto, três aspectos importantes que influenciam diretamente nossas escolhas e que devem ser considerados pelo investidor: liquidez, segurança ou risco e rentabilidade.

Juntos, estes três aspectos fazem parte do chamado tripé dos investimentos. No artigo de hoje você vai saber mais sobre a importância do tripé dos investimentos para o investidor e vai descobrir como utilizar este tripé a favor do seu dinheiro.

Boa leitura!

O tripé dos investimentos nada mais é que uma base responsável por sustentar, de modo sólido e consistente, toda decisão de investimento. Trata-se de uma figura importante no ambiente dos investimentos, que deve ser levado em consideração pelo investidor na hora de fazer suas escolhas em relação aos seus aportes.

Este tripé é composto pela liquidez – que é a velocidade na qual podemos resgatar um investimento e transformá-lo em dinheiro disponível para uso, pela segurança ou risco – à medida que mensuramos o risco ao qual estamos dispostos a nos expor em relação aos investimentos, e pela rentabilidade – que é o retorno que um determinado investimento pode oferecer ao investidor.

Apesar de nenhum investimento oferecer, ao mesmo tempo, os três aspectos, é possível estruturar de maneira mais firme cada um dos investimentos utilizando ao menos dois destes três fundamentos que compõem o tripé.

A importância da visão holística

Um dos erros mais comuns entre os investidores é deixar de lado a visão holística na hora de investir e levar em consideração apenas as projeções de rentabilidade de um investimento.

É bastante freqüente encontrar investidores que calculam o potencial de retorno de uma aplicação baseados na rentabilidade passada e se esquecem da importância de uma visão holística na tomada de decisões sobre seus investimentos. Até porque rentabilidade passada não é garantia de rentabilidade futura.

Manter uma visão abrangente do investimento é fundamental para quem deseja garantir não somente os melhores rendimentos, mas também para investidores que buscam as melhores opções para aportes, de acordo com seu perfil e seus objetivos enquanto investidor.

É preciso identificar a relação de risco x retorno do investimento na hora da aplicação e também todas as demais vertentes que compõem a oportunidade de investimento. Analisar estes fundamentos permitirá ao investidor tomar a melhor decisão baseando-se nas suas próprias necessidades e objetivos em relação àquela determinada aplicação.

Perdas e ganhos

É de se esperar, portanto, que investimentos que oferecem maior rentabilidade ofereçam menor segurança e/ou percam em liquidez; ou que aplicações mais seguras entreguem menor rentabilidade. A aproximação do investidor em relação a um determinado tripé implicará, em qualquer caso, na perda em ao menos um dos tripés do investimento.

Verifique, por exemplo, se você possui uma necessidade de ter boa liquidez ao realizar um investimento, ou se está disposto a correr mais riscos em troca de melhores rentabilidades.

Toda decisão envolve os três aspectos do tripé dos investimentos e a própria necessidade e objetivos de quem está realizando estes aportes.

Muitas vezes, o erro de optar somente por um dos aspectos do tripé pode trazer consequências graves ao investidor. Por outro lado, uma decisão bem pensada e pautada nas necessidades e objetivos do investidor podem resultar em uma carteira de investimento sólida e um plano financeiro bem estruturado – seja para investimentos em renda fixa ou renda variável – e ganhos futuros.

Como conquistar o tripé dos investimentos?

Obter os três itens do tripé dos investimentos não é possível com apenas um único investimento. Porém, é possível construir uma carteira sólida e diversificada, que ofereça ao investidor os três aspectos do tripé e, que entregue, portanto, liquidez, rentabilidade e segurança através de uma gama de investimentos.

Escolha investimentos que lhe ofereçam boa liquidez, outros que lhe tragam maior segurança e menor risco e, ainda, aqueles que possam lhe oferecer maior rentabilidade ao longo do tempo. Mantenha um bom gerenciamento de risco dos seus investimentos e planeje com cuidado sua carteira.

Com organização e diversificação você conseguirá obter as três bases do tripé dos investimentos e garantirá uma carteira sólida que atenda às suas necessidades, ao seu perfil e aos seus objetivos enquanto investidor.

E você, como compõe sua carteira de investimentos? Compartilhe conosco sua experiência!

Deixe um comentário no post!

 

Compartilhe este conteúdo

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no twitter
Twitter

Sobre Nós

A maior plataforma de investimentos do país. Encontre os melhores investimentos de acordo com seus objetivos gratuitamente.

Post Relacionados

Investimentos de curto prazo: 5 dicas

Conheça quais investimentos são os mais indicados! Escolher um investimento, pode não

Financeiras são autorizadas a emitir CDB

Votos:  5/5 O que mudou na prática? No ínicio do mês

ações

Crise política e pandemia: O que esperar de 2020? Após recordes atrás

Seguir

Mais Assisitidos

Fechar Menu
Abrir Chat
Olá, tudo bem? Me chamo Rafael e sou economista, como posso te ajudar?
Powered by