“Hoje o tempo voa, amor, escorre pelas mãos, mesmo sem se sentir, que não há tempo que volte, amor (…)”
Se existe algo que não pode jamais ser questionado é a finitude do tempo, aliás, talvez justamente essa ideia de fim faça com que as coisas tenham tanto mais valor. Ouvir esses versos de Lulu Santos cria uma espécie de sensação de urgência. De fato, nós não temos nenhum controle sobre o tempo e a sensação é que por conta da correria do dia a dia, ele passe cada vez mais depressa.
Segundo levantamento feito pelo Datafolha 65% dos brasileiros não poupam para o futuro, isso pode ser explicado pelo nosso imediatismo e baixa capacidade de projetar nosso amanhã. Temos também a tendência de dar um peso maior às gratificações imediatas, aquelas que estão mais próximas ao momento presente quando avaliamos uma escolha de dois períodos. Esse é o conceito do viés do presente.
Certamente se você assistiu ao filme A Sociedade dos Poetas Mortos vai se lembrar do professor John Keating interpretado pelo incrível Robin Williams esbravejando pela Academia Welton a frase Carpe Diem junto com seus alunos. Claro que esse é um excelente conselho, devemos aproveitar de forma intensa cada momento e jamais desperdiçar nosso tempo com coisas inúteis.
Porém, quando levamos essa noção de urgência para nossa vida financeira e a vinculamos com o consumo, as coisas mudam de figura. A dificuldade em poupar e investir pode ter sérias consequências. Claro que irá trazer muito mais felicidade para você hoje comprar coisas com o seu dinheiro do que investir uma parte do seu salário pensando em um plano de 10 ou 20 anos. Mas é preciso pensar que quanto mais cedo nós tomarmos uma atitude em relação ao nosso futuro, mais fácil será.
Voltando a música Tempos Modernos de Lulu Santos, realmente não há mais como recuperar o tempo perdido. A boa notícia é que fazer alguma coisa pela sua vida financeira que pode melhorar sua situação não é tão complicado quanto possa parecer. Aprender a lidar com o dinheiro é uma habilidade que pode ser desenvolvida por todos, é só ter disciplina e vontade de aprender.
Por que é importante investir?
Muitas pessoas não investem por acreditarem que é algo muito complicado ou por acharem que precisam de muito dinheiro para começar, esses são mitos bem comuns. Falar sobre dinheiro ainda é um tabu por aqui e enfrentamos um grave problema de falta de educação financeira no país.
Vamos falar sobre três motivos importantes caso você ainda não tenha entendido a real importância de começar a investir seu dinheiro pensando no futuro.
-
Construir seus sonhos
Não preciso conhecer você para saber que provavelmente possui um sonho. Seja comprar uma casa, fazer uma faculdade, viajar para conhecer um novo país… São inúmeras as possibilidades, mas o que acontece é que fica muito mais difícil você tornar esses objetivos realidade se não se programar com antecedência.
Para isso você precisa fazer o planejamento das suas finanças. Anotando seus ganhos e gastos e sabendo exatamente o quanto precisa e qual o prazo para o seu sonho, fica muito mais simples tirá-lo da sua imaginação. Será um esforço que certamente compensará no futuro, já se imaginou cumprindo com uma meta após um longo período de planejamento?
E longe de mim discordar de um dos principais sambas enredo da Mocidade que diz “sonhar não custa nada”, mas transformar seus sonhos em realidade irá custar sim poupar e investir seus recursos. Então, se você está em busca de concretizar um plano, entenda de uma vez por todas a importância de se planejar para alcançar seus objetivos lendo esse artigo aqui.
-
Independência financeira
Viver de renda é um sonho para 10 entre 10 pessoas. Não depender do seu esforço para ter uma fonte de pagamento é o que muitas pessoas estão em busca. Mas como fazer isso? Como acumular dinheiro suficiente para atingir sua liberdade financeira?
Com certeza essa tarefa não é fácil, mas poupando e aplicando o seu dinheiro com inteligência, esse objetivo pode se tornar realidade. Primeiro você precisa definir um valor que seja suficiente para você manter o seu padrão de vida e em quanto tempo você quer chegar nessa meta, a partir dessas informações fica mais fácil saber o valor total que deverá acumular e também as parcelas mensais.
O quanto antes você começar a investir para atingir sua independência financeira, menor será o esforço. Alguém que quer chegar nesse objetivo em cinco anos terá que desprender de uma parcela muito maior de dinheiro do que alguém que possui vinte anos para alcançar essa meta. Por conta de tantas incertezas na economia e diminuição do benefício previdenciário, é fundamental que a gente se preocupe com nosso futuro financeiro.
-
Ter uma reserva para emergências
Ter uma reserva para cobrir imprevistos que possam acontecer pode nos salvar de ter que depender das altas taxas dos empréstimos cobradas pelos bancos ou do constrangimento de ter que pedir uma grana para amigos e familiares.
É importante ressaltar que a reserva de emergência não deve ser usada para compras sem necessidade ou gastos com lazer, pois foge completamente do objetivo inicial que é fornecer segurança e estabilidade financeira nos momentos de aperto.
Você pode montar sua reserva de emergência aplicando seu dinheiro em investimentos que possuam liquidez diária, é importante caso você precise desse valor que ele esteja disponível no mesmo dia ou no máximo no dia seguinte.
Atualmente no mercado temos CDBs com liquidez diária pagando taxas próximas a 100% do CDI e também o Tesouro Selic. Ambos são boas alternativas para quem precisa montar uma reserva, já que é possível resgatar a qualquer momento sem que incorra em prejuízo.
Quanto antes melhor
Criar o hábito de investir pode ser bastante complicado no início, mas conforme for desenvolvendo essa habilidade, verá que com o passar do tempo já será algo natural para você. É necessário que você também entenda que quanto antes você começar, menor será o esforço.
Ter um bom planejamento pode te ajudar nessa parte. Programe-se todos os meses para aplicar uma parte do seu salário, para isso estude o seu orçamento e tente equilibrar suas finanças para investir nos seus sonhos.
Concluindo
Entender as consequências de começar a investir hoje no seu futuro irá fazer total diferença. Por isso, identifique e priorize seus sonhos e metas. Então, pense no seu orçamento e tempo necessário para alcançá-los, depois é só partir para ação.
No App Renda Fixa temos uma série de ferramentas para você aprender sobre diferentes modalidades de investimento e também poderá avaliar quanto irá precisar aplicar todos os meses para chegar no seu objetivo nas nossas calculadoras.
Espero que vocês tenham gostado do texto de hoje, qualquer dúvida é só falar com a gente pelos comentários.
Até a próxima!
Artigos que podem ser úteis para você: Orçamento familiar: como montar o seu | O Efeito Priming e porque acreditamos que preço é garantia de qualidade